Omegon n 76/700

atppedro

Cirrus
Registo
4 Jan 2014
Mensagens
1
Local
Alenquer
Boas,
comprei para a minha filha um telescópio omegon n 76/700.

Não percebo literalmente nada de astronomia, agradecia que me dessem umas "luzes" de como tentar fazer uma primeira utilização.

Obrigado.
 


Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Caro atppedro primeiro é necessário saber se tem algum conhecimento de astronomia ,se conhece as constelações se as sabe identificar , depois um bom software de astronomia ajuda bastante recomendo o Stellarium que é um dos melhores e ainda por cima tem a vantagem de ser grátis.
Com um telescópio desses já é possível observar alguns planetas ,como por exemplo Júpiter e as luas assim como Saturno, também poderá ver alguns corpos celestes como a nebulosa de Orion a galáxia de Andrómeda e o aglomerado de estrelas as Plêiade.
Aconselho a consultar alguns sites de astronomia portugueses dos quais alguns são de membros deste mesmo forum.
ps;Não pense que vai ver objectos muito grandes como se vêm pela net pois essas fotos são tiradas com telescópios muito potentes;)
Qualquer assunto disponha sempre! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Bom dia caro amigo, para uma primeira abordagem á astronomia devemos escolher os corpos celestes mais brilhantes.
Felizmente agora estamos a viver uma época boa para a observação de Júpiter, não tem nada que enganar, logo a partir do anoitecer, por volta das 19hors a Este, é possível identificar este planeta como sendo a estrela mais brilhante do céu com um brilho muito superior às demais estrelas.
Se se quiser aventurar na observação de uma nebulosa, devo avisar para não se desiludir, não vai ver nenhuma nebulosa brilhante e colorida como as das fotos astronómicas, pois as astrofotos são obtidas com longas exposições, que captam muito mais luz do que os nossos olhos podem ver.
Contudo existe uma nebulosa que lhe vai permitir mostrar á sua filha com muita facilidade um nuvem brilhante em tons rosados e explicar-lhe que aquela nuvem é uma maternidade de estrelas onde gás especialmente gás hidrogénio se vai adensando e dá ainda nos dias de hoje origem a novas estrelas.
22.JPG

Estou a falar da nebulosa de Oríon.
É muito simples de localizar, á direita de Júpiter vai ver com muita facilidade uma constelação formada por três estrelas em linha todas elas bem visíveis, ligeiramente á direita da estrela inferior mas muito próximo temos a nuvem de Oríon.
De momento são os dois corpos mais apropriados para tentar desfrutar da astronomia e da companhia da sua família.
Espero que tenha gostado da sugestão e que lhe seja útil.
Pode ainda visitar o meu blog, ainda e construção mas com muitas informações espacialmente orientadas para aqueles que querem começar na astronomia e querem aprender mais um pouco.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Prepare-se é facil perder a moral com grandes ampliações é dificil focar e os objectos parece que correm, e sendo newtoniano tem de ser colimado o que pode ser desafiante para quem não tem o equipamento e o conhecimento