Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014



Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Na segunda feira vamos ter chuva, em geral fraca a moderada, excepto no Noroeste do país onde pode ser temporariamente mais forte. O vento vai soprar forte em especial nas terras altas, mas nada de mais, rajadas de 70\80 km\h. Não me parece que se possa dizer que o mau tempo está de regresso na segunda, vai estar um dia normal de Inverno.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Na segunda feira vamos ter chuva, em geral fraca a moderada, excepto no Noroeste do país onde pode ser temporariamente mais forte. O vento vai soprar forte em especial nas terras altas, mas nada de mais, rajadas de 70\80 km\h. Não me parece que se possa dizer que o mau tempo está de regresso na segunda, vai estar um dia normal de Inverno.

A nossa comunicação social gosta de pensar que somos um país onde o sol brilha o ano inteiro. Até usam slogans desses para enganar turistas.

E depois, vem um dia de chuva normal em Janeiro, e é "Mau tempo" digno de referência em noticiários.
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
A nossa comunicação social gosta de pensar que somos um país onde o sol brilha o ano inteiro. Até usam slogans desses para enganar turistas.

E depois, vem um dia de chuva normal em Janeiro, e é "Mau tempo" digno de referência em noticiários.

Pois já tinha reparado nisso, mal chove já é mau tempo...
obrigado pelo esclarecimento meteofan :)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A nossa comunicação social gosta de pensar que somos um país onde o sol brilha o ano inteiro. Até usam slogans desses para enganar turistas.

E depois, vem um dia de chuva normal em Janeiro, e é "Mau tempo" digno de referência em noticiários.

Completamente de acordo em relacao a essa publicidade enganosa .

Eu , como habitante do nosso cantinho Noroeste , as vezes tenho a impressao que vivo noutro pais .
 

cfmm

Cirrus
Registo
20 Dez 2013
Mensagens
13
Local
Lisboa
Boas! Alguém me poderá informar de como estará a situação meteorológica aqui para Coimbra na 2ª feira?
Obrigada

Cumps.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
1- Boas! Alguém me poderá informar de como estará a situação meteorológica aqui para Coimbra na 2ª feira?
Obrigada

2 -Não sei se estarei errado e ainda falta algum tempo, mas pelo que estive a ver nos modelos não voltaremos a ter neve a cotas medias/baixas pelo menos até dia 20,certo?

1-Em Coimbra na segunda feira vai chover, principalmente a partir do meio\final da manhã, e vai estar algum vento com rajadas moderadas\fortes.

2- Ainda falta muito tempo. até dia 11\12 parece certo que não haverá nada de neve, mas a partir daí temos de esperar para ver, parece-me que os modelos tem modelado um padrao mais frio a partir de dia 12\13, vamos acompanhando.
 
  • Gosto
Reactions: MaurícioMoreira

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Previsão para 3ª feira, 7.janeiro.2014

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, que será persistente e, por vezes, forte na
região do Vale do Tejo.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste, e sendo moderado a
forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.

Fonte: IPMA
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Sim de facto tive agora a ver os meteogramas gfs para a minha zona e prevê cerca de 70mm em cerca de 24h. e já há algumas runs que mantém essa previsão. A confirmar-se poderá ser algo problemático para a AM.Lisboa!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes...

No que toca a fenómenos convectivos, amanhã será outro dia com alguma actividade.

Sinóptica

Em altura uma longwave associada a um vasto campo depressionário estagna a W de PT continental e aprofunda-se lentamente.
Um fluxo moderado a forte nos níveis médios estabelece-se entre esta e uma dorsal que sobe pela Peninsula/Med.

Á superfície um potente ciclone aproxima-se do RU/Irlanda e uma frente fria associada desce pelo Atlantico até PT continental, progride lentamente até á região de Lx/Set e torna-se estacionária.

Ar mais frio em altura, e ar anormalmente húmido empurrado á frente da frente fria nos níveis baixos e médios criam gradiente e geram-se algumas centenas de J/Kg de CAPE.

Forçamento dinâmico presente por mecanismos frontais, essencialmente, deverá em conjunto com a instabilidade fraca gerar alguma actividade convectiva.

Um fraco/moderado low level jet pré frontal, assim como uns 15-25m/s de 0-6km shear deverão conferir alguma organização convectiva, que neste ambiente muito húmido significa essencialmente um risco de precipitação excessiva.
Apesar de tudo não se pode excluir alguma rajada marginalmente severa ( 80-100km.h) ou uma tromba/gustnado.

Dado o CAPE fraco e o ambiente dinâmico marginal a confiança em algum episodio severo é limitada, LANÇO no entanto um nível amarelo para o litoral norte e centro onde poderá haver mais instabilidade, e foca-se essencialmente no risco de precip pontualmente excessiva sobre terrenos já saturados.

jale80G.png


Cinzento
-Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação localmente excessiva
 
Última edição: