Furacão DEAN (Atlântico 2007 #04)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-DEAN ( Furacão Dean)

Chegam boas notícias da Jamaica. A TSF já conseguiu falar com um português (Vitor Gouveia) que explicou que o inferno acabou um pouco mais cedo do que o previsto, durou apenas 6 horas e terminou de forma quase repentina. E estava agora calmamente na varanda do hotel a olhar para o mar. Foi mau, muito mau, estava muito emocionado, fala em milgre e agradeceu o facto de os terem mudado para um hotel muito resistente.
Não sei se todos os portugueses estão ou não no mesmo local, mas é provável, e aparentemente as comunicações por telemovel estarão operacionais.
 


marques

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Re: 2007-Atlântico-04-DEAN ( Furacão Dean)

o pessoal que esteve por aqui que tinha familia ou amigos na jamaica já conseguio algum contacto hoje?

Até ao momento o vou que sai hoje ás 13h de Lisboa para montego bay nao está canselado
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-DEAN ( Furacão Dean)

Tudo parece confirmar de que correu sem problemas, só um grande susto e uma história para contar aos netos. Há aqui um pormenor importante que não sabiamos, mas o robusto hotel para onde foram transferidos ficava na costa norte, que como vimos durante a noite era a menos afectada. Como se previa, foram bem tratados e de forma segura e profissional.


O furacão Dean, considerado «potencialmente catastrófico», intensificou-se à medida que avança em direcção às ilhas Caimão, depois de domingo ter passado pela Jamaica, onde foi decretado o estado de emergência, informa a agência Lusa.

Os cerca de 300 portugueses presentes na Jamaica não tiveram qualquer problema. Segundo relatou Mónica Gomes à RTP, «o furacão passou pela parte sul, por isso não afectou muito os portugueses, que foram todos deslocados para a zona norte da ilha». Tratados «muito bem» pelo pessoal do hotel, «ninguém teve problemas», faltando apenas saber quando é que vai haver voo de regresso a Portugal.

Esta informação foi corroborada por um outro turista, Vítor Gouveia, à SIC Notícias: «Estamos todos bem, não aconteceu nada de mal. Rebentaram meia dúzia de janelas, mas a situação esteve sempre controlada. Houve uma fase mais crítica, em que tivemos de nos ajudar uns aos outros, colocando colchões e outros artefactos para reforçar as janelas e ouvimos muito barulho lá fora, com alguns vidros a partir-se, mas no final tudo correu bem».

Com ventos de 240 quilómetros/hora, o furacão, actualmente de nível 4 numa escala de cinco níveis, poderá atingir o nível máximo ainda esta segunda-feira, prevê o Centro Nacional de Furacões norte-americano.



Pedia aos que tem familiares e amigos lá, que depois quando regressassem alguns viessem aqui contar a epopeia e partilhar algumas fotografias. Penso que eles próprios vão apreciar a leitura deste thread para verem como se viu de fora o que eles viveram lá. Ao longo do dia vamos tentar arranjar informações mais detalhadas dos hoteis e de eventuais estragos para os que vão seguir em breve para a zona.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-DEAN ( Furacão Dean)

JAMAICA

Um relatório preliminar dos efeitos na Jamaica:

Damage caused by Hurricane Dean - Office of Disaster Preparedness and Emergency Management (ODPEM)


Parishes

St. Thomas: extensive damage has been reported from several communities. Significant wind damage to roofs, storm surges, flooding, collapsed structures, impassable roadways are among the many reports.

St. James: the community of Coral Gardens is severely affected by wind damage.

Kingston and St. Andrew: severe wind damage and downed power lines in the Riverton city area. Also, a fallen tree caused the collapse of a residential building in the Chambers Lane Area of Liguanea, St. Andrew.

Clarendon: flooding has been reported from the Denbigh gully.

Portland: several roadways in Port Antonio, Manchioneal, Mount James and Mount Airy in Buff Bay are blocked.

St. Mary: several roadways from Junction to Broadgate are impassable, blocked by fallen trees.

St. Catherine: storm surges have been reported along the Port Henderson road in Portmore rendering the roadway impassable along with roof damage in the communities of Naggo Head and Newland. The Newland Road is also impassable due to a fallen utility pole. Additionally, sections of the roadway have been eroded in Hellshire due to storm surges and rising water levels have been reported in Old Harbour forcing the evacuation of several persons.


Services


Telecommunications: cellular telephone lines are down in sections of Portland, St. Mary, and Clarendon and there is no communication link with St. Thomas with efforts are underway to re-establish this.

Electricity: well over 125,000 Jamaica Public Service Company (JPS) customers are without power supply.

Water Supply: there have been reports of damage to water supply systems.

Video de ontem à tarde na Jamaica (clicar no botão play)

[VIDEO]http://www.stormdv.com/incoming_video/blog_dean_kingston_wind1.wmv[/VIDEO]


--------------------------------------------------------------------

MARTINICA
Um video da Ilha de Martinica afectada pelo Dean há uns dias atrás.

 
Editado por um moderador:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Re: 2007-Atlântico-04-DEAN ( Furacão Dean)

NHC prevê aumento de intensidade do Dean nas próximas 24 horas

Presstur 20-08-2007 (10h34) A previsão do National Hurricane Center é de que o Dean, actualmente com ventos máximos de 130 nós (234 Km/h), nas próximas 24 horas vá ganhando força à medida que atravessa o Mar das Caraíbas, atingindo os 135 nós (243 Km/h) nas próximas 12 horas e os 140 nós (252 Km/h) em 24 horas. Sobre o trajecto do Dean, as previsões apontam para que mantenha uma deslocamento no sentido Oeste-Noroeste.
Às 9h00 UTC estava a 17,7 graus Norte e 80,7 graus Oeste e o NHC prevê que dentro de 12 horas se situe em 18,1 graus Norte e 83,5 graus oeste e que evolua depois para 18,8 graus Norte e 87 graus Oeste (dentro de 24 horas). O NHC prevê que o furacão perca força quando passar sobre a Península do Yucatán, México, e que dentro de 36 horas a força do vento caia para 75 nós (135 Km/h).
A previsão a 48 horas, já com o Dean sobre a Baía de Campeche, é de que o Dean volte a ganhar força (vento de 90 nós ou 162 Km/h). A informação do NHC refere que a observação do furacão por um avião da Força Aérea dos Estados Unidos evidenciou uma estrutura do núcleo de paredes concêntricas e que o Dean está a atravessar águas quentes, concluindo que tem o potencial para atingir a Categoria 5 da escala Saffir-Simpson.

PressTur
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Re: 2007-Atlântico-04-DEAN ( Furacão Dean)

Cuba evacua mais de 400 mil diante de ameaça do furacão Dean

HAVANA - Mais de 400 mil pessoas foram evacuadas em Cuba, em sua maioria nas províncias do leste, diante da ameaça do furacão Dean. Em sua passagem pelo Caribe, ele começou a ser sentido no litoral sudeste da ilha, segundo fontes oficiais. Ele deixou pelo menos sete mortos em sua passagem pelas ilhas de Santa Lúcia, Dominica, República Dominicana e Haiti. O Dean, o primeiro furacão da temporada no Atlântico Norte, desloca-se pelo sul da Jamaica com categoria 4 da escala Saffir-Simpson - máxima de 5 -, arrasta ventos sustentados de 230km/h e avança rumo oeste-noroeste, em direção à península mexicana de Iucatã, a cerca de 30km/h.
Apesar de não passar diretamente por Cuba, sua proximidade já provocou inundações no leste da ilha e ressacas com ondas de até quatro metros, embora as autoridades cubanas ainda não tenham feito uma avaliação dos danos. A Defesa Civil ordenou evacuações maciças nas províncias em risco, com especial atenção para Granma (cerca de 850 quilômetros ao leste de Havana), onde foram evacuadas mais de 276 mil pessoas, sua vizinha Santiago de Cuba - com cerca de 100 mil evacuados - e Guantánamo, com aproximadamente 30 mil.
Na província ocidental de Pinar del Río foram evacuadas pelo menos 20 mil pessoas, diante da possibilidade de inundações e desmoronamentos de casas em mal estado, segundo a estatal Agência de Informação Nacional (AIN). O relatório mais recente do chefe do Centro de Previsões do Instituto de Meteorologia da ilha, José Rubiera, informou sobre penetrações do mar no extremo oriental da ilha e anunciou para as próximas horas chuvas localmente intensas, ventos de até 65km/h e risco de inundações também no litoral sul do centro e ocidente do país.

Estadão
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Re: 2007-Atlântico-04-DEAN ( Furacão Dean)

Ilhas Cayman impõem toque de recolher diante de chegada do furacão "Dean"

Miami, 20 ago (EFE).- As autoridades das Ilhas Cayman declararam o toque de recolher diante da iminente chegada hoje do furacão "Dean", que com força 4 na escala de 5 Saffir-Simpson, aproxima-se do território, de onde já foi evacuada a maioria dos turistas. Segundo informou o Governo local em seu site, o toque de recolher foi declarado para proteger os moradores das três ilhas e será suspenso assim que as condições permitirem.
O furacão "Dean", que se afasta da Jamaica, pode alcançar hoje a categoria 5, a maior na escala Saffir-Simpson, com ventos superiores a 240 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami (EUA). Às 3h (de Brasília), o NHC situava o olho do furacão, com categoria 4 nas escala Saffir-Simpson, cerca de 240 quilômetros ao sudeste da ilha de Gran Caimán, movimentando-se a 32 km/h sentido oeste.
A Polícia das Ilhas Cayman começou a aplicar ontem à noite o toque de recolher e só os membros das equipes de emergência e serviços essenciais têm permissão para circular de noite.
Segundo o NHC, os ventos máximos sustentados chegaram quase 240 km/h, com seqüências superiores, e os ventos com força de furacão alcançam os 95 quilômetros em relação ao olho do furacão, situado a essa hora a 17,7 graus latitude norte e 79,7 longitude oeste.
A ameaça do furacão "Dean" nas próximas 24 horas abrange, além da Jamaica e as ilhas Cayman, por onde passará hoje, do litoral de Belize a Cancún (México), segundo o NHC. O Centro Nacional de Furacões americano mantém o alerta nas próximas 36 horas para o norte de Cancún, no leste da península mexicana do Iucatã, até a Cidade de Carmen. Também mantém o aviso de vigilância para o leste de Cuba, e o sul de Belize até a costa guatemalteca.
O "Dean" causou pelo menos sete mortes em sua passagem pelas ilhas de Santa Lúcia, Dominica, República Dominicana e Haiti, e centenas de milhares de pessoas tiveram de ser evacuadas ou buscar refúgio.
O furacão "Ivan", considerado o pior desastre natural das Ilhas Cayman em 50 anos, causou em 2004 diversos danos no território e ocasionou o atraso das eleições previstas para novembro daquele ano.

Último Segundo
 

Ledo

Cirrus
Registo
3 Jan 2006
Mensagens
94
Local
Vila do Coronado (137m)
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

A minha colega qe ia hoje para Montego Bay, a operadora cancelou a viagem pq disse qe nao havia condiçoes na ilha: sem electricidade, água e em redor do hotel existe grande destruição. A alternativa qe lhe deram foi Republica dominicana, qe é para onde ela vai agora.

Houve operadoras qe nao deram essa alternativa e visto qe o voo já se podia realizar vai colocar as pessoas em Montego Bay, mesmo havendo condições mínimas, não lhes dando outras alternativas. A minha amiga teve sorte na operadora.
 

Hoobit

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
33
Local
Amadora
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Pelas últimas noticias, a Jamaica foi atingida mais na parte sul, mas como é obvio existem sempre alguns estragos. Mas atenção que o furacão vai em força para as ilhas Caimão e México.
 

anjo

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
16
Local
ALMADA
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

boa TARDE!SE ISSO É POSSIVEL PRA QUEM ESPERA COM TANTA ANSIEDADE NOTICIAS DO DEAN.TENHO ESTADO COLADA A ESTE SITE E OUTROS MAIS EM BUSCA DE NOTICIAS.TENHO VIAGEM MARCADA PRA RIVIERA MAIA NO DIA 26 E NAO SEI O QUE ME VAI ACONTECER.LEDO A TUA AMIGA SEGUIU VIAGEM POR QUE OPERADORA?
A MINHA É A IBEROJET E AS NOTICIAS NA TV NAO SAO MUITO ANIMADORAS EM RELACAO A MINHA OPERADORA E A EVACUAÇAO DOS PORTUGUESES DE CANCUN.ACHO QUE ESTAO A EVACUAR TODA GENTE E OS TUGAS ESTAO A FICAR PRA TRAS.SOMOS MESMO UNS COITADINHOS!:
MUITO OBRIGADO POR TODAS AS INFORMACOES.JA APRENDI MAIS NESTES DIAS SOBRE FURACOES DO QUE NAS AULAS DE GEOGRAFIA.

:rain:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Já está a nascer o dia na Jamaica.

13:15 (12:15 UTC)

dean00ga2.jpg


O Dean está a passar por um novo ciclo EWRC (Eyewall replacement cycle). Durante esta fase enfraquecerá um pouco (ou pelo menos não se intensifica mais), para retomar depois uma forte reintensificação.

Para o Yukatan México, os dois grandes factores em jogo nesta altura é a intensidade e o local do landfall.
A intensidade está previsto que a partir deste ciclo ele se intensifique continuamente até chegar a Categoria 5. Mas pode não suceder...

Quando ao local do landfall, desde ontem tem havido alteração para sul, o que poderá ser uma benção para Cancun e um aligeirar dos danos para a Riviera.
Mas hoje ouvi algumas reportagens nos Media demasiado tranquilizadoras com este desvio, primeiro porque ele não é assim tão acentuado, segundo, o desvio está longe de ser consensual nos vários modelos, e terceiro, mesmo a ocorrer, a situação na Riviera está longe de ser pacífica... estamos a falar dum Cat5...
De qualquer forma, mesmo no pior cenário, Cancun está numa situação mais confortável, e isso é positivo, é mais uma área segura para estar, e sobretudo porque o aeroporto sofrendo menos danos poderá ficar operacional mais rapidamente.

Trajecto previsto oficial, um consenso, e áreas de impacto (manchas):

dean01se8.jpg


Trajectos de vários modelos diferentes:

dean02cd5.jpg


dean01kl8.jpg



PS: Entretanto actualizei o cenário para os próximos dias no tópico generalista dos Furacões no Atlântico.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

O voo para Montego Bay (Jamaica) que saia às 13:00 está para sair às 15:00 para Punta Cana. Presumo que depois, se for possível, seguirá para a Jamaica para trazer os portugueses. Mas estou apenas a supôr, porque há o problema das tripulações terem que descansar...

20/08 13:00 OBS407 Orbest Punta Cana T1 Estimated: 15:00

O voo que hoje seguiria para Cancun foi cancelado. Mas a notícia abaixo transcrita diz que que vão 2 aviões para Cancun recolher mais portugueses.
Entretanto o voo de ontem à noite já chegou de Cancun.

20/08 12:35 OBS201 Orbest Cancun T1 Arrived: 12:45


Furacão Dean: Dois mil portugueses na Jamaica e no México, três aviões vão hoje recolher turistas

Lisboa, 20 Ago (Lusa) - Cerca de dois mil portugueses estão na Jamaica e no México, países na rota do furacão Dean e para onde seguem hoje três aviões vazios para recolher turistas, disse fonte da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo.

De acordo com o director com o pelouro dos operadores turísticos na Associação Portuguesas de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), Luís Lourenço, existem cerca de dois mil portuguesas na Jamaica e no México, que na sua grande maioria (99 por cento) foram para aqueles países em voos charter.

Luís Lourenço disse ainda que os portugueses estão calmos e que estão a ser acompanhados por agentes locais.

"As operadoras têm lá os seus representantes para os ajudar. As coisas estão controladas, não há portugueses em pânico, ninguém sofreu nada e estão todos seguros", disse o responsável à agência Lusa.

O director da APAVT disse ainda que partem hoje três aviões vazios, dois para o México e um para a Jamaica, com capacidade de cerca de 300 pessoas, cada um, para recolherem turistas portugueses.

De acordo com o responsável, vão regressar nesse avião as pessoas que terminam hoje as suas férias, mas serão também recebidos os que optem por regressar mais cedo a Portugal.

"Há pessoas que só terminam as férias na quarta-feira e outros que ainda ficam mais uma semana. Todos estão a ser informados de que há um voo de regresso hoje e está a ser-lhes dada também a possibilidade de serem transferidos para Punta Cana (República Dominicana) para continuarem as férias", acrescentou.

Quanto às pessoas que têm férias programadas para estes dias para a Jamaica e o México, está a ser-lhes aconselhado alterarem o destino para Punta Cana.

"Ontem (domingo) deveria sair um avião para Cancun (México), mas foi desviado para Punta Cana. As pessoas foram avisadas no aeroporto que o avião iria para Punta Cana, algumas aceitaram, outras foram reembolsadas na totalidade", indicou Luís Lourenço.

As operadoras que comercializam os voos charter com destino à Jamaica e ao México são a Abreu, Mundo Vip, Iberojet, Soltour e Travelplan.

Contactado pela agência Lusa, Alberto Machado, da Agência Abreu, afirmou que regressam hoje a Portugal 36 adultos e duas crianças que estão no México através daquela operadora.

"Saiu um avião Airbus A 330 do México com capacidade para 338 passageiros às 20:40 locais (02:40 de Lisboa) que tem hora prevista de chegada à Portela às 12:35. Temos 36 adultos e duas crianças que terminavam agora as férias", disse.

Alberto Machado disse ainda que ficam no México 37 clientes da Abreu, que tem também 40 turistas na Jamaica.

O responsável acrescentou que os turistas estão a ser "devidamente acompanhados por agentes locais e a cumprir estritamente o conjunto dos procedimentos de segurança".

Entretanto, os cerca de 700 turistas portugueses que estão hoje no aeroporto de Lisboa à espera de partir para o México e Jamaica poderão viajar apenas à tarde e para Punta Cana, na República Dominicana, devido ao furacão "Dean".

Esta possibilidade está a ser apresentada aos passageiros que desde cerca das 8:00 aguardam nos balcões do check-in depois de os voos para Cancun e Montego Bay, com partida marcada para as 12:00 e 13:00 respectivamente, terem sido cancelados.

Lusa
 

marques

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Boa Tarde

Tive a confirmaçao que o voou que esta marcado para 4ªfeira as 13h para montego bay esta tudo confirmado e que pelo menos nos hoteis da cadeia Ryu se encontram a funcionar normalmente e "quase" sem danos por isso tudo vai correr dentro da normalidade