Furacão DEAN (Atlântico 2007 #04)

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Deixo aqui mais uma vez o percurso que vem fazendo o Dean...

hiatlsat_None_anim.gif
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Mantem-se mais ou menos tudo na mesma. O trajecto oficial mantem-se, e com os últimos run's dos modelos as coisas voltaram mais ou menos a equilibrar-se com o path ofical do NHC, ao contrário do que tinha acontecido de manhã.

O Dean mantem-se para já como Cat4, estava previsto que nas próximas 3 ou 4 ele horas chegasse a Cat5. Está a decorrer um voo agora,para já o máximo que encontraram está no limite de Cat4/Cat5. Acho que para ele chegar a Cat5 terá que ser nas próximas horas.

Path do NHC:
Seria uma passagem com Cancun a 270km do centro, e cerca de 200km dos ventos mais terriveis, e a 120km dos ventos muito intensos e eventualmente destruidores.

xptony8.jpg


Mapa da região

yukatamwp0.jpg


Satélite:

xpto2fz7.jpg


xpto4jp0.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Aviso Número 31 do Centro Nacional de Furacões (NHC) emitido às 22 horas Portuguesas


UN AVISO DE HURACAN PERMANECE EN EFECTO PARA TODA LA COSTA DE
BELIZE...A LO LARGO DE LA COSTA ESTE DE LA PENINSULA DE YUCATAN
DESDE LA FRONTERA ENTRE BELIZE Y MEXICO HACIA EL NORTE HASTA
CANCUN...Y A LO LARGO DE LA COSTA OESTE DE LA PENINSULA DE YUCATAN
DESDE EL SUR DE PROGRESSO HACIA EL SUR HASTA LA CIUDAD DEL CARMEN.
LOS PREPARATIVOS PARA PROTEGER VIDA Y PROPIEDAD DEBEN DE SER
COMPLETADAS CON RAPIDEZ.

UN AVISO DE TORMENTA TROPICAL PERMANECE EN EFECTO PARA LA PENINSULA
DE YUCATAN DESDE EL NORTE DE CANCUN HASTA PROGRESSO.

LOS INTERESES EN EL RESTO DEL AREA EN EL SUR DEL GOLFO DE MEXICO
DEBEN MONITOREAR EL PROGRESO DE DEAN.




DEAN SE ESTA MOVIENDO HACIA EL OESTE A CERCA DE 20 MPH...32
KILOMETROS POR HORA Y SE ESPERA QUE CONTINUE UN MOVIMIENTO AL OESTE
U OESTE-NOROESTE POR LAS PROXIMAS 24 HORAS. EN ESTA TRAYECTORIA EL
CENTRO DE DEAN ESTARA TOCANDO TIERRA EN LA PENINSULA DE YUCATAN MUY
TEMPRANO EL MARTES EN LA MANANA.
SIN EMBARGO...LAS CONDICIONES SE
DETERIORARAN A LO LARGO DE LAS COSTAS.



LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN CERCA DE 150 MPH...240
KILOMETROS POR HORA...CON RAFAGAS MAS ALTAS.
DEAN ES UN HURACAN
EXTREMADAMENTE PELIGROSO DE CATEGORIA CUATRO EN LA ESCALA
SAFFIR-SIMPSON. ALGUN FORTALECIMIENTO ES POSIBLE HOY...Y ES MUY
PROBABLE QUE DEAN ALCANZE LA CATEGORIA CINCO ANTES QUE TOQUE TIERRA.



Aviso Completo

Aviso em Inglês

Próximo Aviso será publicado à 01h:00 em Portugal Continental



De facto as zonas mais turísticas do México não serão afectadas da maneira que foi afectada a Jamaica.
 

anjo

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
16
Local
ALMADA
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

expliquem me uma coisa.se estao a dizer que o dean vai subir de intensidade como podem prever que os estragos nao serao tantos na riviera maia como foram na jamaica?quanto tempo depois de passar um furacao é que o mar volta a normalidade?
obrgd:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

O NHC baixou um pouco a previsão de há poucas horas atrás. Põe o Dean como Cat5 mais tarde, o que é obviamente uma boa notícia.


expliquem me uma coisa.se estao a dizer que o dean vai subir de intensidade como podem prever que os estragos nao serao tantos na riviera maia como foram na jamaica?quanto tempo depois de passar um furacao é que o mar volta a normalidade?
obrgd:huh:

Por causa da distância ao centro. O Dean vai aumentar de intensidade, mas em contrapartida o trajecto previsto foi-se afastando desde ontem da Riviera, mais para sul. Eu não sei para onde vais, mas quanto mais a norte for o teu hotel, melhor as hipoteses de ele sobreviver sem danos de maior. Obviamente que para quem vai para Cancun e partes da Riviera é melhor, mas o Dean junto ao centro vai provocar maiores estragos do que na Jamaica certamente. A felicidade de uns é sempre a desgraça de outros.

deannu9.jpg


Nesta imagem repara nos circulos, que significam velocidades teoricas do vento, pela sua intensidade. Não vou falar em velocidades de vento que a ti pouco diriam, mas posso dizer qualquer coisa deste género:

Temos a zona do centro do furacão que tem efeitos de devastação total, depois temos a zona do circulo azul que é de destruição quase total, o circulo roxo que é de bastante devastação em estruturas médias e frágeis, e finalmente o último circulo será qualquer coisa equivalente em destruição média em estruturas mais ou menos frágeis. Isto tecnicamente não é bem assim, mas é parecido. Penso que assim percebes melhor.

Na Jamaica o centro do Dean passou praticamente na costa, a 30 km da costa sul, e a cerca de 100km da costa norte. Na imagem anterior desenhei uma linha branca, do centro previsto do furacão até à ilha Cozumel, tendo essa linha cerca de 200km, para teres uma noção da escala.

Obviamente que isto tudo é teorico, as coisas não são assim lineares, dentro da área afectada há diferentes efeitos por variados motivos Além do mais, nos furacões há ainda o problema das inundações e das marés muito altas.

PS: atenção que os circulos da imagem é em relacção aos pontos, logicamente tens que imaginar isto como faixas continuas.
 

spor

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
41
Local
Elvas
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Em primeiro lugar queria dar os parabéns a este excelente fórum e aos seus intervenientes. Alguns deles já deviam estar a trabalhar (se é que não estão já) no instituto de meteorologia português.

Vou deixar aqui a experiência que tive hoje de manhã no aeroporto da portela, talvez possa ser útil para alguém que viaje nos próximos dias.

Eu e a minha mulher tínhamos viagem marcada para Cancun às 12:00, o hotel destino era o Sirenis na Riviera Maia. Estiveram lá as operadoras todas a apresentar soluções para toda a gente, a proposta mais comum era outro hotel (de acordo com as características do hotel reservado) ou a devolução na totalidade, repito, na totalidade do valor da viagem. Sei que de uma maneira geral metade das pessoas desistiram da viagem. No nosso caso, a proposta foi de estadia no hotel bavaro princess em punta cana. Depois ver o catálogo que a operadora (travelplan) trazia e de pesquisar na net de um senhor que lá estava com o seu portátil continuava-mos na dúvida se íamos ou não. Apesar de as pessoas darem boas referências do hotel, parecia-me inferior ao Sirenis do México. Em termos de preço como fomos numa promoção era ela por ela, apesar de nos catálogos o Sirenis ser cerca de 200 euros por pessoa mais caro que o Bavaro. A operadora disse que caso ficássemos a perder dinheiro que seriamos ressarcidos posteriormente da diferença. O tempo passava e continuávamos indecisos, gastei mais de 20 euros em telemóvel só a ligar para a agência... Posteriormente disseram-nos para irmos fazer o check-in, mas quando chego a check-in era uma fila gigantesca pois o voo era para a Jamaica (para ir buscar portugueses), mas passava por punta cana antes. A senhora do guiché disse-me que só no fim, depois de todos os passageiros que tinham bilhete para a Jamaica é que nos iam colocar no avião se houvesse lugar. Como é óbvio comecei a stressar ainda para mais quando o nosso voo era em executiva(teve de ser pois quando marcamos já não havia lugares na turística)sendo por isso ainda mais difícil arranjar lugar. Não tinha hipótese, ou não ia ou esperava até às 15:00 horas, hora do voo, para saber se tinha lugar ou não. O tempo passava e nós na dúvida, sobre o lugar no avião e sobre a qualidade do hotel. Sobre o hotel combinei com a agência que quando chegasse puderia ir para um hotel melhor pois a solução proposta não nos agradava na totalidade. O pedido ficou feito.
Até que, estávamos a falar com uma rapariga que também iria para o México, quando ela disse que ouviu outra rapariga a dizer que a agência dela conseguia voo para o mesmo hotel no México no dia 24. Toca a ligar mais uma vez para a agência a perguntar se havia lugar no dia 24. Resposta, sim havia lugar, 2 em executiva, 1 em turística (tudo prováveis desistências). Como somos 2, tínhamos de regressar em executiva mas o valor a pagar subia (mais 175 Euros p/pessoa), a nossa agência fez o "choradinho" e eles fizeram o "favor" de "só" cobrar mais 76 euros os dois juntos.

Felizes e cansados voltámos para casa.

Já perguntei à agência, no caso do hotel e/ou a Riviera Maia ficar em estado de sítio, se a operadora nos dá outra solução ou reembolsa o preço da viagem, a resposta foi afirmativa.

Gostaria de saber, se for possível, quais os sites onde vão buscar aquelas fotografias fantásticas de satélite do furacão e aquelas projecções todas. São impressionantes.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Uma curiosidade:

Os famosos e temiveis mesovortices no olho do Dean, imagem de hoje.
Os mesovortices são muitas vezes responsáveis pela formação de tornados durante a passagem dum furacão.
Mas são fenónomos sobre os quais ainda pouco se sabe, ainda são bastante misteriosos para a ciência porque tem comportamentos por vezes completamente inexplicáveis para o que hoje sabemos.

mesope8.jpg


Animação: (2,5Mb)
http://cimss.ssec.wisc.edu/goes/blog/wp-content/uploads/2007/08/070820_dean_vis_rso_anim.gif

Eyewall mesovortices are small scale rotational features found in the eyewalls of intense tropical cyclones. They are similar, in principle, to small "suction vortices" often observed in multiple-vortex tornadoes. In these vortices, wind speed can be up to 10% higher than in the rest of the eyewall. Eyewall mesovortices are most common during periods of intensification in tropical cyclones.
Eyewall mesovortices often exhibit unusual behavior in tropical cyclones. They usually rotate around the low pressure center, but sometimes they remain stationary. Eyewall mesovortices have even been documented to cross the eye of a storm. These phenomena have been documented observationally,[15] experimentally,[16] and theoretically.[17]
Eyewall mesovortices are a significant factor in the formation of tornadoes after tropical cyclone landfall. Mesovortices can spawn rotation in individual thunderstorms (a mesocyclone), which leads to tornadic activity. At landfall, friction is generated between the circulation of the tropical cyclone and land. This can allow the mesovortices to descend to the surface, causing large outbreaks of tornadoes.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

ALERTA ROJA PARA EL SUR DE QUINTANA ROO DECLARA EL GOBERNADOR.
2007-08-20.Clima
Chetumal, Quintana Roo.

Los municipios con alerta roja son Othón P. Blanco, Solidaridad, José María Morelos y Felipe Carrillo Puerto, mientras que los restantes se mantienen en alerta naranja.

Se ordenó la suspensión del tránsito en la zona en alerta desde las tres de la tarde.

El gobernador del Estado, declaró a las 12:00 horas de este día, la alerta roja para cuatro municipios del sur de Quintana Roo, mientras que mantuvo la alerta naranja para los municipios del norte. Asimismo, ordenó la suspensión del tránsito en la zona de emergencia a partir de las 15:00 horas, ante el inminente impacto del huracán “Dean2 en tierras quintanarroenses.

Durante la onceava sesión del Consejo Estatal de Protección Civil, Félix González Canto, declaró la alerta roja para los municipios de Othón P. Blanco, José María Morelos, Solidaridad y Felipe Carrillo Puerto, mientras que se mantiene la alerta naranja en Cozumel, Benito Juárez, Isla Mujeres y Lázaro Cárdenas, en los que, en caso de un cambio en la trayectoria del huracán, serían incluidos en la alerta roja.

El Gobernador de Quintana Roo, anunció también que a partir de las cinco de la tarde, los municipios en emergencia, se le dará la indicación a toda la gente para que ya no salgan de sus hogares y refugios, hasta que pase la contingencia, “para que no exista nadie en las calles”, dijo.

Asimismo, ordenó que a partir de las tres de la tarde, se van a instalar retenes con el apoyo de la Policía Federal Preventiva y Policía Estatal Preventiva, y PEP, en los accesos de las zonas en riesgo.

“Todas las carreteras que llevan a Chetumal, a Felipe Carrillo Puerto, José María Morelos y Solidaridad, van a estar cerradas, permitiendo la salida de quienes estén yendo a zonas de menor riesgo, pero a partir de las tres de la tarde, no vamos a permitir el tráfico hacia Chetumal, hacia Carrillo Puerto y hacia Morelos”, asentó el gobernador del Estado.

Fonte: Gobierno del Estado de Quintana Roo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Gostaria de saber, se for possível, quais os sites onde vão buscar aquelas fotografias fantásticas de satélite do furacão e aquelas projecções todas. São impressionantes.

Obrigado pelo testemunho, será certamente útil aos outros. Pena é que estas coisas tenham que ser feitas em pleno aeroporto, onde não há tempo nem calma para decidir correctamente, quando podiam ser planficadas antecipadamente pelas agencias, que podiam muito bem ter um plano B para dias como estes.

Quanto aos link's, aqui ficam alguns:

http://www.ssd.noaa.gov/PS/TROP/float1.html
http://www.nrlmry.navy.mil/tc_pages/tc_home.html
http://www.nhc.noaa.gov/


É normal o furacão perder assim tanta força? Passar de 5 para 1. Será que ele atinge o litoral mexicano ainda como se prevê em categoria 5?
Aqui parece dar a entender que atinge a costa como categoria 3.

É normal perder muita intensidade com a interacção com terra, por isso é que disse anteriormente que era muito raro um furacão fazer landfall como Cat5, pois quando o faz já metade dele interage com terra, embora no Yukatam isso não seja assim devido ao formato da peninsula e ao terreno muito plano.

Se queres a minha opinião, não é normal que enfraqueça tão rápido para Cat1, tal como anteriormente duvidava que se mantivesse como Cat4 sobre Terra. Mas como quanto mais a sul, mais terra tem que enfrentar....

Podem também ser sinais de que se chegar a Cat5, seja um 5 fraquinho, ou mais provável, pode ser a influência de condições meteorológicas que se degradem nessa zona, como por exemplo um aumento acentuado do windshear, mas não verifiquei se é disso que se trata.


untitled1vx3.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Shot at 2007-08-20

É normal o furacão perder assim tanta força? Passar de 5 para 1. Será que ele atinge o litoral mexicano ainda como se prevê em categoria 5?

Aqui parece dar a entender que atinge a costa como categoria 3.

http://www.wunderground.com/tropical/tracking/at200704_v5d.html?extraprod=v5d#a_topad

Sim. É completamente normal. Quando o Furacão toca terra (landfall) perde aquele que é o seu o gerador de energia que é a água do mar... Sem água não há condensação, sem condensação não há formação de nuvens e o Furacão começa imediatamente a definhar...
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Cancún, en vilo ante la posible llegada de ''Dean''
12:31 p.m.
CANCÚN, México, 20 Ago 2007 (AFP) - "Nada es seguro, nada", es una frase que repiten los turistas y habitantes de Cancún, refiriéndose al punto en el que tocará tierra y la fuerza con la que lo hará el poderoso Dean, un huracán que ha dejado ya un saldo de ocho personas muertas a su paso por el Caribe.

"Cuando estoy aquí, frente a este hermoso mar, me siento tranquila, pero cuando vamos a las tiendas y vemos las filas de gente y que ya no hay huevo, tortillas y agua me empiezo a llenar de miedo; nada es seguro, nada", dice contrariada a la AFP Juana Palomo, de 69 años, con residencia en Dallas, Texas, frente a una de las playas públicas abiertas el domingo.

Doce aviones llegaron el fin de semana al aeropuerto de Cancún para llevarse a los turistas que no quieren correr ningún riesgo con el meteoro, cuya llegada está estimada para las primeras horas del martes, y que podría alcanzar la categoría 5, según el vocero del aeródromo, Eduardo Rivadeneira.

"Quedan como 40,000 turistas en Quintana Roo (estado al que pertenecen Cancún y la Riviera Maya) y en las siguientes horas seguirán saliendo", informó a la prensa el gobernador Félix González, quien sostuvo que Dean golpeará en el sur del estado, a la altura de la localidad Felipe Carrillo Puerto, a unos 150 km al sur de este turístico destino.

En Cancún sólo "habrá fuertes vientos y oleajes altos", repitió Félix González, aunque de cualquier forma mantiene la alerta naranja, que significa "peligro inminente", y ordenó evacuar Tulum, donde se encuentra una imponente ciudad maya construida frente a las turquesas aguas del mar del Caribe.

Las autoridades también desplegaron a unos 1,000 policías para evitar los saqueos que se registraron durante el paso del huracán Wilma en 2005, que dejó un saldo de 10 muertos y millonarios daños económicos en Cancún.

Ventanas de tiendas, restaurantes y algunas casas tapiadas con pliegos de madera, la falta de algunos productos de consumo básico y las compras de último momento de boletos de avión para abandonar la zona dan muestra de la desconfianza que existe en cuanto a los pronósticos sobre los huracanes, tanto entre lugareños como entre turistas.

Una zozobra que ha llegado hasta Belice.

"No sabemos si el huracán va a cambiar de trayectoria y si llegaría a Belice, donde la mayor parte de las tierras son bajas, así que venimos para tratar de surtirnos de lo elemental", decía una beliceña a la radio local.

"Parece que si llega aquí va a pasar rápido, así que estaríamos trabajando normal el martes en la tarde, en esto nada es seguro", comentaba una lugareña en una parada de autobuses locales.

"Estoy asustada y en cuanto pueda me regreso a Inglaterra, nunca sabes", comenta encogiéndose de hombros, en el aeropuerto internacional de Cancún, Marie-Arace Smith, una joven de 22 años que tenía planeado regresar el miércoles a su país.

En Cozumel, la playa más grande de México (53 km de largo) conocida por ser una zona de buceo y pesca deportiva además de albergar vestigios mayas, el temor también ha provocado compras de pánico de gasolina, limitando a los vendedores a surtir sólo 20 litros por automóvil.

"Los pronósticos muestran un 10% de posibilidad de que impacte en Cancún, pero definitivamente esta ciudad estará sujeta a fuertes vientos", advirtió Mario Stoute, director municipal de Protección Civil.

De confirmarse los pronósticos de las autoridades locales, el ojo de Dean, el primer huracán fuerte de la temporada, golpearía a la altura de la Reserva de la Biosfera Sian Ka''an y la Reserva Uaymil y pasaría por encima del importante banco de arrecifes Chinchorro.

El gobernador ha ordenado además un toque de queda y ley seca para todo el estado y la evacuación de las zonas más vulnerables de Chetumal, la ciudad más cercana al punto donde se espera el ojo de Dean, más de 350 km al sur de Cancún.

Fonte : © yucatan.com
 

sonia

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
5
Local
lisboa
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Eu tb vou dia 24 pa rivieira maia, bahia principe n sei qual deles, e disseram-nos na agencia, q n havia motivo pa disistir que iria estar td bem, pq o furacao ja n passava pela rivieira..mas caso houvessem danos tais que n pudessem pôr lá turistas que devolviam o $ ou davam outra alternativa.



Em primeiro lugar queria dar os parabéns a este excelente fórum e aos seus intervenientes. Alguns deles já deviam estar a trabalhar (se é que não estão já) no instituto de meteorologia português.

Vou deixar aqui a experiência que tive hoje de manhã no aeroporto da portela, talvez possa ser útil para alguém que viaje nos próximos dias.

Eu e a minha mulher tínhamos viagem marcada para Cancun às 12:00, o hotel destino era o Sirenis na Riviera Maia. Estiveram lá as operadoras todas a apresentar soluções para toda a gente, a proposta mais comum era outro hotel (de acordo com as características do hotel reservado) ou a devolução na totalidade, repito, na totalidade do valor da viagem. Sei que de uma maneira geral metade das pessoas desistiram da viagem. No nosso caso, a proposta foi de estadia no hotel bavaro princess em punta cana. Depois ver o catálogo que a operadora (travelplan) trazia e de pesquisar na net de um senhor que lá estava com o seu portátil continuava-mos na dúvida se íamos ou não. Apesar de as pessoas darem boas referências do hotel, parecia-me inferior ao Sirenis do México. Em termos de preço como fomos numa promoção era ela por ela, apesar de nos catálogos o Sirenis ser cerca de 200 euros por pessoa mais caro que o Bavaro. A operadora disse que caso ficássemos a perder dinheiro que seriamos ressarcidos posteriormente da diferença. O tempo passava e continuávamos indecisos, gastei mais de 20 euros em telemóvel só a ligar para a agência... Posteriormente disseram-nos para irmos fazer o check-in, mas quando chego a check-in era uma fila gigantesca pois o voo era para a Jamaica (para ir buscar portugueses), mas passava por punta cana antes. A senhora do guiché disse-me que só no fim, depois de todos os passageiros que tinham bilhete para a Jamaica é que nos iam colocar no avião se houvesse lugar. Como é óbvio comecei a stressar ainda para mais quando o nosso voo era em executiva(teve de ser pois quando marcamos já não havia lugares na turística)sendo por isso ainda mais difícil arranjar lugar. Não tinha hipótese, ou não ia ou esperava até às 15:00 horas, hora do voo, para saber se tinha lugar ou não. O tempo passava e nós na dúvida, sobre o lugar no avião e sobre a qualidade do hotel. Sobre o hotel combinei com a agência que quando chegasse puderia ir para um hotel melhor pois a solução proposta não nos agradava na totalidade. O pedido ficou feito.
Até que, estávamos a falar com uma rapariga que também iria para o México, quando ela disse que ouviu outra rapariga a dizer que a agência dela conseguia voo para o mesmo hotel no México no dia 24. Toca a ligar mais uma vez para a agência a perguntar se havia lugar no dia 24. Resposta, sim havia lugar, 2 em executiva, 1 em turística (tudo prováveis desistências). Como somos 2, tínhamos de regressar em executiva mas o valor a pagar subia (mais 175 Euros p/pessoa), a nossa agência fez o "choradinho" e eles fizeram o "favor" de "só" cobrar mais 76 euros os dois juntos.

Felizes e cansados voltámos para casa.

Já perguntei à agência, no caso do hotel e/ou a Riviera Maia ficar em estado de sítio, se a operadora nos dá outra solução ou reembolsa o preço da viagem, a resposta foi afirmativa.

Gostaria de saber, se for possível, quais os sites onde vão buscar aquelas fotografias fantásticas de satélite do furacão e aquelas projecções todas. São impressionantes.