Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
em primeiro lugar isto é um off topic, mas tenho que dizer....

Quando vi não queria acreditar mas pelos vistos já está nas bancas...pelo menos online http://noticias.sapo.pt/banca/local/#6766

Como é possível que um dos principais jornais açorianos coloque uma foto na sua capa principal, (a imagem que o azor inseriu anteriormente) uma fotomontagem a dizer que nevou...

desculpem mas isto é mau demais para um orgão de comunicação social...falta de profissionalismo... a todos os níveis desde o jornalista que foi buscar informação de uma fonte pouco (muito pouco) credível (facebooK) como o responsável pelo jornal que deixa sair uma noticia destas...

não me vou alargar mais sobre este assunto, que fique apenas aqui registado.

Pela ilha terceira continua o frio...




De facto quando se trabalha para um órgão de comunicação social é importante saber o que se está a publicar sob pena de se cair no ridículo ...
Neste momento chove por Angra e o frio faz se sentir ... :cold:


Registar aqui o estado em que ficou a zona da piscina dos Biscoitos no Norte da ilha que dá para perceber a violência das ondas que bateram ali ... Cada vez mais respeito pelo mar ... Cada vez mais longe dele quando ele está em fúria ...




1607018_10152143774996147_1282458085_n.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr


Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Segundo o IPMA sábado haverá mais....o problema mesmo é os aguaceiros porque o frio paraece querer entrar....

"IPMA - Delegação Regional dos Açores
TEMPO FRIO E POSSIBILIDADE DE AGUACEIROS FRACOS DE NEVE NO SÁBADO

Sábado (11 de janeiro) o estado do tempo no arquipélago deverá ser condicionado por uma massa de ar polar, pelo que se prevê uma descida acentuada da temperatura em todas as ilhas.

Durante a tarde de Sábado, a temperatura nas principais localidades dos Grupos Ocidental e Central, deverão variar entre os 6 e os 9ºC. Nas ilhas Flores, Faial, Pico, São Jorge e Terceira poderão ocorrer aguaceiros fracos e pouco frequentes de neve a partir dos 700/800 metros.

Para o Grupo Oriental, na tarde do dia 11 de janeiro, a temperatura deverá variar entre os 9 e os 12ºC. Poderão ocorrer aguaceiros fracos e pouco frequentes de neve a partir dos 900 metros na ilha de São Miguel."
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco.

Temperatura atual: 10ºC

Hoje, caíram aguaceiros durante todo o dia e à tarde o céu apresentou-se com boas abertas.

No sábado, os aguaceiros poderão ser de granizo e em algumas de neve. O IPMA prevê cotas de 700/800 metros para os Grupos Ocidental e Central e cotas de 900 metros para o Grupo Oriental.


GFS (Saída das 18z) - Cotas mínimas previstas:

Corvo - 250 m
Flores - 300 m
Faial - 500 m
Pico - 500 m
São Jorge - 500 m
Graciosa - 450 m
Terceira - 550 m
São Miguel - 750 m
Santa Maria - 850 m




Continuação de uma boa quarta-feira.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Então pessoal, isto é que vai um calor...:calor:

:D

Agora a sério, sigo com 8º graus. Após uma viagem de automóvel, vi a temperatura a variar, no computador de bordo, entre 7º e os 9º.

Segundo o site do IPMA, a temperatura é de 11,3º... 11,3 o tanas!!!
Acredito 1000 vezes mais na sonda do meu carro do que naquelas geringonças xpto metidas em caixas de protecção de frio e não sei quê que nunca batem certo, mas são "beaucoup" cientifícas...:lol:
M&rd@s compradas nos chineses.

Parece que, novamente, vai nevar no sábado. Se isso acontecer, prometo escrever o meu nick com urina e postar aqui. Como boa tradição tuga...:D

Cumps,

P.S. - Acerca da ondulação, na costa Sul/Sueste, nada de anormal. Aliás, tudo dentro dos padrões de Inverno.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco.

Temperatura atual: 10ºC

Hoje, caíram aguaceiros durante todo o dia e à tarde o céu apresentou-se com boas abertas.

No sábado, os aguaceiros poderão ser de granizo e em algumas de neve. O IPMA prevê cotas de 700/800 metros para os Grupos Ocidental e Central e cotas de 900 metros para o Grupo Oriental.


Os 900 m já foram actualizados há pouco também para o Grupo Central. Apenas o Ocidental é que tem as cotas mais baixas porque tanto o Central como o Oriental ficam-se pelos 900 m. Agora a pergunta é: Will it be?



Pelos vistos, (segundo o IPMA,) depois do frio passar o grupo Ocidental em diante, eles colocam as cotas nos 900 metros no resto do arquipélago. Eu só não percebo é como é que o frio em cerca de 170/250 km, entre ilhas ou grupos, perde mais força, do que os milhares de km que faz pelo Oceano até chegar ás flores e Corvo.
É porque dessa maneira ele nem chega ao Continente, ou muito menos à Madeira. Deve de "morrer" pelo caminho antes de lá chegar talvez. Fantásticas previsões não haja dúvidas!

Sigo com 9 º C :cold:

Saudações açorianas!
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Pelos vistos, (segundo o IPMA,) depois do frio passar o grupo Ocidental em diante, eles colocam as cotas nos 900 metros no resto do arquipélago. Eu só não percebo é como é que o frio em cerca de 170/250 km, entre ilhas ou grupos, perde mais força, do que os milhares de km que faz pelo Oceano até chegar ás flores e Corvo.
É porque dessa maneira ele nem chega ao Continente, ou muito menos à Madeira. Deve de "morrer" pelo caminho antes de lá chegar talvez. Fantásticas previsões não haja dúvidas!

Sigo com 9 º C :cold:

Saudações açorianas!

É por causa da ausência de ligação de fibra óptica entre o Grupo Ocidental e os restantes...
Como a ligação é analógica, perde-se alguma intensidade pelo caminho.

Agora a sério, não "stressem" com o IPMA porque, garantidamente, vai nevar. A dúvida prende-se apenas com a quantidade.

Aquecimento global, hein? :D

P.S. - Belas imagens, Norther. Já fiz isso de verão, mas de Inverno (que nunca fiz) é de homem!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Então pessoal, isto é que vai um calor...:calor:

:D

Agora a sério, sigo com 8º graus. Após uma viagem de automóvel, vi a temperatura a variar, no computador de bordo, entre 7º e os 9º.

Segundo o site do IPMA, a temperatura é de 11,3º... 11,3 o tanas!!!
Acredito 1000 vezes mais na sonda do meu carro do que naquelas geringonças xpto metidas em caixas de protecção de frio e não sei quê que nunca batem certo, mas são "beaucoup" cientifícas...:lol:
M&rd@s compradas nos chineses.

Parece que, novamente, vai nevar no sábado. Se isso acontecer, prometo escrever o meu nick com urina e postar aqui. Como boa tradição tuga...:D

Cumps,

P.S. - Acerca da ondulação, na costa Sul/Sueste, nada de anormal. Aliás, tudo dentro dos padrões de Inverno.

Há certas críticas que são entendíveis em relação ao IPMA, agoa existem coisas que sinceramente...

Uma coisa são estações que têm problemas por falta de manutanção, outra coisa é dizer que sensores Vaisala, de alta precisão são piores que sensores de carros que apresentam erros de leitura e que, quanto muito, têm uma precisão aproximada com o veículo em andamento...

Uma estação meteorológica profissional (O IPMA usa Vaisala), com o respetivo RS é o método padrão de medição de temperaturas.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Há certas críticas que são entendíveis em relação ao IPMA, agoa existem coisas que sinceramente...

Uma coisa são estações que têm problemas por falta de manutanção, outra coisa é dizer que sensores Vaisala, de alta precisão são piores que sensores de carros que apresentam erros de leitura e que, quanto muito, têm uma precisão aproximada com o veículo em andamento...

Uma estação meteorológica profissional (O IPMA usa Vaisala), com o respetivo RS é o método padrão de medição de temperaturas.

Bom dia,

Calma, caro vitamos.:D
A minha pequena crítica era apenas referente ao facto de que as temperaturas (como muitas outras coisas no IPMA) nunca batem certo. O resto era uma hipérbole com sarcasmo q.b. e uma pitada de "humor negro".

Acerca dos erros de leitura dos veículos, a sonda de temperatura exterior num automóvel nunca está directamente exposta aos elementos. No automóvel que estava a conduzir ontem, a sonda fica num compartimento completamente selado no interior do pára-choques. Noutro carro que possuo, a mesma fica localizada no interior de um dos espelhos laterais e só fica exposto uma espécie de pequeno mamilo (hehe:o) ou protuberância (para os mais sensíveis) da sonda na "carenagem" do espelho que, à vista desarmada, passa completamente despercebida.
No carro da minha namorada, por exemplo, fica num compartimento fechado por detrás da grelha frontal, em frente ao radiador e ligeiramente abaixo do fecho de capot.

Depois de ter lido o seu texto fui confirmar e dois dos três batem rigorosamente certo. Falta o terceiro, mas dois já é uma boa amostra...

Quanto à precisão e fiabilidade dos mesmos, olhe que quando encomendei o carro à Audi disseram-me que "aquilo" é bastante fiável...:lol:

A minha crítica ao IPMA mantém-se, mas não leve o meu texto assim tão a sério que isso faz-lhe rugas, homem...:cool:

Cumps, :cheers:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia,

Calma, caro vitamos.:D
A minha pequena crítica era apenas referente ao facto de que as temperaturas (como muitas outras coisas no IPMA) nunca batem certo. O resto era uma hipérbole com sarcasmo q.b. e uma pitada de "humor negro".

Acerca dos erros de leitura dos veículos, a sonda de temperatura exterior num automóvel nunca está directamente exposta aos elementos. No automóvel que estava a conduzir ontem, a sonda fica num compartimento completamente selado no interior do pára-choques. Noutro carro que possuo, a mesma fica localizada no interior de um dos espelhos laterais e só fica exposto uma espécie de pequeno mamilo (hehe:o) ou protuberância (para os mais sensíveis) da sonda na "carenagem" do espelho que, à vista desarmada, passa completamente despercebida.
No carro da minha namorada, por exemplo, fica num compartimento fechado por detrás da grelha frontal, em frente ao radiador e ligeiramente abaixo do fecho de capot.

Depois de ter lido o seu texto fui confirmar e dois dos três batem rigorosamente certo. Falta o terceiro, mas dois já é uma boa amostra...

Quanto à precisão e fiabilidade dos mesmos, olhe que quando encomendei o carro à Audi disseram-me que "aquilo" é bastante fiável...:lol:

A minha crítica ao IPMA mantém-se, mas não leve o meu texto assim tão a sério que isso faz-lhe rugas, homem...:cool:

Cumps, :cheers:

Eu não levei nada a mal apenas estou a dizer aquilo que é uma vedade incontestável. Uma estação meteorológica profissional possui um sensor de temperatura que instalado nas condições padrão é o método mais fiável de aquisição. Ontem disse que a temperatura medida era falsa e eu apenas afirmei que qualquer temperatura medida em condições standard numa estação profissional é, indicutivelmente verdadeira. Apenas em certos casos, que já aconteceram, de operações de manutenção do RS esses valores aparecem alterados e são de tal forma notórios que se nota imediatamente a variação (por vezes em vários graus). Não será o caso... Ou seja, a temperatura medida pelo IPMA é, salvo as ressalvas anteriores, a verdadeira no sítio onde está colocada a estação, obviamente.