Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014



Umberto

Cirrus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
53
Local
Aguas Santas (175m)
Parece interessante mas olhando à direcção dos ventos que seriam na maior parte do tempo de sudoeste, portanto não tão frios, a quantidade de frio não seria aquela que estás a desejar. Mas a precipitação seria abundante. :)

É curioso, mas no site do IPMA os ventos são provenientes de E e NE, portanto mais secos. Refiro-me há previsão a 10 dias que se rege pelo ECM.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O que vos parece o que o ECM tem vindo a modelar há alguns dias no fds de 18 e 19 Jan. Seria um belo evento. Sei que ainda falta muito, mas o Europeu tem sido mais fiável no m/prazo.

Lamento muito mas acho que o ECMWF não tem sido assim tão bom.

Tanto quanto me explicaram os modelos têm uma componente que gera uma tendência de "normalizar" no longo prazo e isso faz sair resultados mais próximos da normal climatológica ... principalmente a mais de 5 dias.

Por isso, muitas vezes as pessoas se queixam (nos períodos de seca, por exemplo) que os modelos metem chuva e depois a adiam/tiram sucessivamente.
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
As coisas em relaçao à neve estavam mais animadas ontem, para segunda e terça. Vou para montalegre nesses dias, será que ainda apanho neve ou nem por isso?
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
que grande barrete tem sido os modelos nestes ultimos dias, estou a ver o europeu a deslocar aos poucos tudo muito para oeste, e o principal problema é que todas as depressoes que vêm direitas á penisula não têm ar frio como habitual porque depois do que se passou nos eua as temperaturas na terra nova e gronelandia vão ser altíssimas ás 120 h. esta carta é elucidativa disso. O frio está todo no polo e siberia oriental.

EDM0-120.GIF


EDH0-120.GIF
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
As coisas em relaçao à neve estavam mais animadas ontem, para segunda e terça. Vou para montalegre nesses dias, será que ainda apanho neve ou nem por isso?


Muito provavelmente sim os modelos apontam para cotas a 800m mas ainda é um pouco cedo para o afirmar.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O ECM tem sido o modelos melhor no curto e médio prazo, mas parece-me que neste ultimo caso, o da proxima semana, parece que antes indicava algo bastante diferente do que mostra agora para o inicio da proxima semana. Acho que estava mais chuvoso.

A partir das 120h ou 144h, parece não só em termos operacionais como em termos de ensemble, uma luta de ECM contra o mundo, e se tenho confiança no ECM a menos de 120h, a partir daí não me inspira confiança e tenho uma sensação que este modelo vai sofrer uma grande derrota neste possível evento pós Quarta ....

Até lá os contemplados do costume .....

Só para verem a diferença o GFS indica uma corrente entre Noroeste e Norte e o ECM basicamente de sul, para os dias de maior relevo entre Quarta e Sábado, ou seja não tem nada a ver ....

E eu aqui ando nisto todos os dias, á espera que o ECM vença, e haja algo de jeito aqui para o sul !
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O arrefecimento do Árctico até pode ser uma boa notícia para nós no médio prazo.

Até agora o Árctico tem estado quente, com o frio a descer bastante em latitude ao redor do globo.
Se tem sido assim e se aqui se queixam do frio, então porque não considerar positiva uma inversão da situação?

Esperemos que o Árctico arrefeça, para que daqui a uns tempos, e com isso, se propicie o tão ansiado arrefecimento deste nosso Portugal.
Até porque ainda há tempo para o frio vir até cá...;)

Não nos esqueçamos que já tivemos algum frio neste outono-inverno, que a Serra da Estrela e outras regiões tiveram neve que nos últimos anos tinha sido mais rara e que existem anos ou temporadas em que o frio é quase ausente - lembrem-se do famoso outono-inverno 2000-2001 que, de tão húmido, primou pela quase ausência de frio e de geadas.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Realmente, já passaram 4 anos desde que nevou a cota relativamente mais baixas do que é costume, e até hoje mais nada, os modelos teimam em não meter nada aqui no nosso cantinho, e cada vez mais me convenço que esses episódio vão ser mais raros :sad:
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Desculpe lá mas acho que está a ser agressivo para com as pessoas que estão a tentar desenvolver modelos de longo prazo, colocando no mesmo saco pessoas que gerem sites e querem publicidade, com as pessoas na NOAA ou no ECMWF (e noutros paises) que estão a tentar fazer um produto (modelos a longo prazo) que pode vir a ser bom e útil.

Lembro-me de a previsão a 3 dias ter imensas falhas! (antes destes modelos)

Aquilo que a NOAAA E ECM fazem nada tem de fé. Pode dar resultados piores ou melhores mas fé? Não.

Alguém averiguou quem e este sr que fez essa previsão?
http://notrickszone.com/2013/11/01/...armer-snowless-winters-all-complete-nonsense/
Valerá a pena colocar issso aqui?

faz lembrar a previsão dos "franceses" de que o verão ia ser assim-e-assado.... publicidade. E por causa disso nós aceitamos queimar a imagem desta ciência?

Não vamos valorizar estes Sr's... para mim eles são um off topic neste local.

Peço desculpa por ter generalizado muito na minha intervenção.
Claro que respeito e dou muito valor a quem se dedica ao constante melhoramento de modelos numéricos de previsão assim como a todas as pessoas que se dedicam à busca de novas e melhores formas para desvendar "Os Segredos do Universo".
Como diz, eu estava mais a referir-me a Bastardi e outros do género que gostam é de dar show sensacionalista, assim como os media que lhes dão tempo de antena.

Continuação de bons seguimentos meteorológicos e outros (astronómicos, ...):thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: c.bernardino

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O grande ECM, o melhor modelo dizem alguns já começa a querer ir atrás do GFS , quando se olha para oeste da nossa peninsula, sendo que neste momento já cava a depressão muito mais em cima de Portugal ao invés de ser a oeste, o que logo á partida tira bastante chuva.

Quero ver o que vai sobrar disto no final ?

Provavelmente um hibrido destes dois modelos GFS e ECM !
 

Macuser

Cumulus
Registo
21 Jan 2013
Mensagens
111
Local
Lomar, Braga
Vortice

Olá meus amigos :)

Tenho lido várias noticias a falar da deslocação do vórtice, o que levou á situação a que os EUA estiveram sujeitos.

Eu sou muito curioso da metereologia, mas esta do vórtice não percebi...
Alguém me pode ajudar, ou até podem discutir este assunto, porque experts e teorias por aqui costumam existir, o que é bom...

Já agora, e porque faço dos mercados financeiros vida, o frio nos EUA vai passar? :)

Obrigadão:huh:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
O frio vai continuar por lá. Espera-se já a partir dos dias 13/14 um novo episódio que irá incidir principalmente nos estados a nordeste.
 
  • Gosto
Reactions: Teles

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Re: Vortice

Olá meus amigos :)

Tenho lido várias noticias a falar da deslocação do vórtice, o que levou á situação a que os EUA estiveram sujeitos.

Eu sou muito curioso da metereologia, mas esta do vórtice não percebi...
Alguém me pode ajudar, ou até podem discutir este assunto, porque experts e teorias por aqui costumam existir, o que é bom...

Já agora, e porque faço dos mercados financeiros vida, o frio nos EUA vai passar? :)

Obrigadão:huh:

Bom dia
Lê neste tópico, tem lá informação sobre o que se passa com o anormalmente fraco vórtice polar neste Inverno e os seus meandros

->http://www.meteopt.com/forum/meteorologia-geral/tempestade-hercules-tempestade-christine-7488.html