Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olho para o dia de hoje e começo a notar o ECM a querer ir atrás e pior que tudo o AA a querer empurrar ou dizimar a possivel depressão que nos afectaria, a partir de Quarta, o que na pratica mostra basicamente o que mostrava ontem ou antes de ontem o GFS .....

Mas também nos ultimos 13 anos, apenas em 2009 e 2010 tive Janeiro acima da média em precipitação ainda que ligeiramente, por isso não será de admirar mais um ano em que se repete o mesmo ...
Aliás os ultimos 13 anos em termos de Inverno, foram para esquecer, tirando Dezembro (2001/2009/2010), Janeiro (2009/2010), Fevereiro (2004/2010). Mas não me quero alongar mais ....

Vamos aguardando serenamente o desenrolar dos modelos, até porque já amanhã deverá chover qualquer coisa ....

O que ainda me dá esperança é isto ..... (haver grande discrepância no emsemble)

 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites...
Quanto á previsão convectiva, a partir da noite de Domingo e na 2f parece que teremos uma nova situação de algum interesse focada no NW.

Sinóptica

Em altura uma forte ondulação desde de NW e cruza o território, com T500hpa<-25ºC no norte e parte do centro de PT continental.
Circulação forte na proximidade do jet deverá criar um ambiente com alguma dinâmica e shear.

Á superfície, depois da passagem da frente fria ( pouco activa segundo os modelos), ar polar marítimo é ejectado para leste desde o Atlantico.
Durante a noite de Dom-2f, em resposta a uma área de forçamento dinâmico associada á perturbação em altura, uma pequena ondulação surge, com uma rotação do fluxo de novo para WSW/SW.

Algum retorno de energia é esperado, com dewpoints que sobem para 8-10ºC...este ar maritimo mais energético deverá em conjunto com o ar polar frio e mais seco em altura gerar perto de 500J/Kg de CAPE.

Os gradientes de densidade nos níveis médios manteem-se bons, o que se traduz num TTindex perto de 55 previstos para o Porto.

Este ambiente é favorável a convecção pontualmente moderada a forte tendo em conta a baixa espessura geopotencial.

A ondulação á sfc + a perturbação em altura deverão gerar algum forçamento dimamico, mas os modelos colocam esta actividade muito restrita ao extremo NW.
No entanto, mais para sul, a convergência costeira e o aquecimento diurno junto á costa deverão gerar actividade compensando um pouco a falta de forçamento.

A circulação em altura deverá gerar uns 15-25m/s de 0-6 shear, com algum caracter rotacional em especial na franja litoral, onde helicidade até 100-200m2/s2 nos primeiros 3km deverá criar um ambiente favorável a alguma rotação nos updrafts.


Em resumo, espera-se um ambiente favorável a convecção pontualmente forte e organizada, as células mais fortes poderão gerar granizo e precip pontualmente forte, assim como algumas rajadas/microburst ou até mesmo uma tromba/gustnado.
Por este motivo lanço um nível amarelo para o NW...a instabilidade ainda que decente não é suficiente para garantir um nível laranja.


JDHhmCO.png



Cinzento
-Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros/possibilidade de trovoada
- Granizo
- Rajadas
- Tromba de agua
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Boas noites...
Quanto á previsão convectiva, a partir da noite de Domingo e na 2f parece que teremos uma nova situação de algum interesse focada no NW.

Acrescentar... possibilidade de queda de neve em cotas acima dos 800/1000 metros, segundo o IPMA.
 
  • Gosto
Reactions: Teles

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Acabei de observar o GFS e parece que vai estar muito frio a partir do meio da próxima semana, e talvez haja neve em cotas baixas. Vamos lá ver como evolui a situação, as cotas são interessantes, falta alguma precipitação...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Acrescentar... possibilidade de queda de neve em cotas acima dos 800/1000 metros, segundo o IPMA.

Certamente, talvez neve um bocado jeitoso no Geres-Marão a cotas 800-1000m, prevê-se um bom bocado de precipitação, frio em altura...poderia surgir uma ou outra acumulação assim mais interessante:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: MaurícioMoreira

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pessoal, em termos de neve acredito em cotas acima dos 800 metros, mas na região de trás os montes acredito em cotas cerca de 600 metros, já que querem neve.

Relativamente a chuva e no que toca ao Algarve, até Quarta dificilmente choverá mais do que uns chuviscos, e depois disso ainda existe imensa incerteza nos modelos sendo que os ensemble de hoje ainda estão mais confusos do que no dia de ontem ....

E por isso teremos que aguarda mais umas 2 runs pelo menos ...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para amanhã não creio que a cota de neve baixe de forma relevante, o frio em altitude não será muito, a circulação é de oeste, bastante húmida e a precipitação prevista é residual nos momentos mais frios. Não acredito em acumulação abaixo dos 1000 m nas próximas horas.

Cotas mais baixas poderemos ter, e com as devidas reservas devido a ainda estar a muitas horas de distância, no final da semana que vem. Nessa altura haverá mais frio em altitude, duradouro, e com a possibilidade de se isolar uma depressão nas nossas proximidades, e consequentemente originar uma circulação mais fechada e com ventos de quadrantes mais favoráveis. Nesses dias, e a manterem-se as condições previstas, já arriscaria numa cota de acumulação entre os 600 e os 800 m no Nordeste e eventualmente nas serras mais próximas ao litoral, no Norte do país. Mas ainda falta muito tempo e os modelos têm andado muito voláteis nos últimos tempos.

Independentemente dessa volatilidade parece já assegurada uma semana de alguma instabilidade, com grande parte da precipitação a cair em regime de aguaceiros, podendo o Sol espreitar durante alguns períodos (e nisto faz-se a distinção para a semana passada em que metade do país não chegou a ver o Sol). A partir do próximo fim-de-semana é muito provável que regresse o tempo seco, com noites de inversão térmica, devido à proximidade do Anticiclone dos Açores.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Pois o cenário que está agora em causa é o que já tinha visto à uns dias atrás, ou seja o provável regresso do AA após este episódio húmido que já vem desde meados de Dezembro. Aqui na região Sul como não apanhámos logo o comboio vamos andar sempre em deficit e tão cedo não se vislumbra uma mudança. Os dois modelos apontam agora o regresso do AA após a próxima semana sendo que aqui a Sul pouco deverá chover até lá.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980