Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Esse fevereiro de 83 ja e uma lenda . tambem nao peco tanto . . .

Os modelos parecem de facto a vir modelando umas entradas frias , penso que as proximas saidas serao determinantes , aguardo com alguma expectativa . . .

Porem , mesmo com entradas propicias a bons nevoes , o nosso problema e velho - temos ate uma boa latitude , temos frio , contudo frio e precipitacao andam boa parte das vezes desencontrados .

Talvez não seja o espaço mais adequado, mas por que motivo é que esta situação do frio não se cruzar geralmente com a precipitação, acontece tantas vezes em Portugal? Existe algum fator que determine este problema ou é puro acaso?:huh:
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A combinação que precisamos é muito difícil... misturar ar seco e frio do interior da europa com ar marítimo mais temperado. Geralmente prevalecem as geadas e o ar seco do interior da europa.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Falando em séries largas e períodos de retorno...

Camarada, o que eu li foi a análise do mês de novembro. nada tem a ver períodos de retorno. O que posso retirar deste texto sobre períodos de retorno. E mesmo que retirasse a noçaõ de retorno é claramente probabilistica.

É mais do que óbvio que novembro foi mais frio que o normal. :cold:

E porquê porque foi sequíssimo. basta não teres nuvens e pimba!:cold:

Isto está a ficar um pouco de off topic ... ma non troppo.

Os modelos andam, como podemos constatar, a antever entradas semifrias :lmao: a prazo de 8 dias mas sempre adiadas e a voltar atrás.
Para ser honesto eles andam todos muito desacertados.

Nota: por favor, eu não sou um amante de neve nem nada que se pareça, por favor.

dêem-me é céu limpo para ir fazer observ astronómicas e comer uns petiscos à terra do meteoalentejo (que está sequíssima, pelo que me contam os amigos de lá)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Camarada, repare nas expressões que são usadas no relatório de novembro...

...valores da temperatura mínima inferiores ao valor médio de novembro de 2013 ocorreram apenas em cerca de 30% dos anos.

...os valores diários da temperatura (mínima e máxima) foram, na generalidade do território, inferiores aos valores que apenas ocorrem em 10% dos casos.

...classificar o mês como extremamente seco (cerca de 20% em relação ao valor médio), sendo o 4º novembro mais seco dos últimos 83 anos (depois de novembro de 1981, de 1958 e de 2001).


Em invernos normais não há meses extremos. Se estamos a caminho de alguma coisa grande não faço a menor ideia mas para estarmos temos de sair fora das médias. Falar em 4º mes mais seco dos últimos 83 anos é uma série larga.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
ultima saída do gfs começa a haver uma colagem ao europeu observando os ensembles a saída determinista é muito mais quente que a maioria dos ensembles
uma entrada destas com o frio habitual na terra nova e gronelandia traria a iso -2 a -4 com facilidade mas está a acontecer aquilo que referi à dois dias atrás, ainda assim o europeu continua a modelar muito frio a 500 hpa.
graphe3_1000___-7.452830188679243_40.688259109311744_.gif


Iberia_2014011312_thgt500_132.png
 
  • Gosto
Reactions: Reportorio

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

O modelo Canguru de seu nome ECM dá mais uma grande salto, colando-se completamente ao GFS no médio prazo (após as 120h) e no longo prazo com o retorno do AA ás nossas paragens !
Mesmo no curto prazo o modelo mudou bastante face ao dia de ontem, subindo bastante a pressão inicialmente prevista e basicamente colou ao GFS, nada que não seja habitual em especial nos ultimos tempos !

Assim sendo amanhã deverá ser um dia bastante chuvoso a norte com precipitação total acumulada acima dos 40 a 60 mm a norte e entre 20 a 40 mm na zona centro, e 5 a 10 mm no Algarve.

O dia de Quinta deverá ser mais calmo com alguns aguaceiros em especial a norte e centro.

Na Sexta e no Sábado a prespectiva no dia de hoje, senão voltar a mudar drasticamente como tem sido hábito por estes dias, de um dia instável e bastante convectivo em especial no litoral com aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, que se poderão extender até á manhão do dia de Sábado.

Parece que o dia de Sexta é o que nos dará hipóteses de sairmos da cepa torta aqui por estas bandas !
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Boas!

Existe algum local onde se possam ver aquelas imagens de satélite onde é possível ver onde existem acumulações de neve!?

Obrigado desde já!

Bom dia, fiquei sem saber muito bem o que o amigo pretendia ao pedir imagens de satélite da acumulação de neve.
Se pretende uma imagem da previsão de acumulação de neve, deve consultar esta pagina:
http://es.snow-forecast.com/maps/dynamic/ib

De pretende ver uma imagem real da península ibérica atualizada todos os dias, onde se pode ver a neve, no caso de a haver, pode consultar esta página:
http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=Spain
A primeira imagem é uma foto normal em cores verdadeiras, a segunda imagem é tirada em cores falsas para realçar a neve.
 
  • Gosto
Reactions: cactus e CptRena

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Parece-me que as serras do Norte ficarão pintadas de branco para o final da semana, no entanto para cotas mais baixas falta frio nas camadas inferiores da atmosfera...:(

Pois, os modelos já foram um pouco melhores quanto á cota de neve, no entanto como ainda falta algum tempo pode ser que volte a melhorar. Caso contrário só os locais habituais (800/1000 metros) é que vão ficar pintados de branco.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes...

Uma frente fria deverá afectar PT continental amanhã pela tarde/noite, seguindo-se um pós frontal razoavelmente activo no dia de 5f.


Sinóptica


Amanhã uma perturbação em altura aproxima-se, e afecta em especial o norte e centro.
Ar frio e uma circulação vigorosa nos níveis altos e médios deverão proporcionar instabilidade e shear.

Á superfície uma massa de ar marítimo ( dew 11-13ºC) é puxada á frente da frente fria.

Os modelos globais não desenvolvem muito CAPE, mas os mesoescalares simulam uma faixa de CAPE até 500J/Kg mesmo na linha frontal, onde se dá um bom overlay entre ar frio em altura, ar relativamente quente á sfc e uma dinâmica interessante com forçamento dinâmico e shear decentes.

0-6shear até 20-30m/s e DLS até 70kts com caracter unidirecional, e um fluxo tendendo para alguma perpendicularidade á linha frontal são favoráveis a uma ou outra estrutura em arco, ou um segmento frontal mais activo, capazes de gerar precipitação excessiva e alguma rajada severa.

Á media que a frente se desloca para sul do Tejo, o suporte dinâmico afasta-se para NE, pelo que a frente perde intensidade á medida que acaba de cruzar o sul durante a noite.

Coloco um nível amarelo no norte e centro, esp. litoral, por alguma rajada severa ou precipitação pontualmente excessiva...a confiança num nível mais alto é baixa devido ao caracter mesoescalar complexo, que torna a previsão algo complicada.

5f, uma nova ondulação em altura entra pelo norte e centro, com perto de -30ºC aos 500hpa.
Á superfície o fluxo de W arrasta ar polar marítimo.

A presença de alguma humidade nos níveis baixos, e aquecimento diurno, deverão gerar uns 400-800J/Kg de CAPE, com TT índex na ordem dos 55.

Convecção pontualmente forte deverá desenvolver-se...shear modeado ainda estará presente ao longo do vale do tejo, ao longo da circulação na periferia da bolsa de ar frio.

Algumas células pontualmente fortes gerarão algum risco de granizo e rajadas, e em menor grau precipitação forte e alguma tromba de agua.

Um nível amarelo é colocado no litoral N e Centro, e partes do vale do Tejo, por granizo e alguma rajada.
Na região NW poderá ter de ser feito um update para um nível laranja marginal caso o nowcasting revele condições para convecção mais forte e concentrada, capaz de gerar granizo mais severo e algum downburst.


JF2f3J2.png



Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precip. pontualmente forte
- Granizo
- Rajadas