Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Para nevar á cota zero , teríamos que ter a iso -4 no mínimo , era garantido , não é o caso desta vez , ao que parece andaremos pela iso 0 . Mas estas coisas de meteorologia são sempre imprevisíveis ...
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Para nevar á cota zero , teríamos que ter a iso -4 no mínimo , era garantido , não é o caso desta vez , ao que parece andaremos pela iso 0 . Mas estas coisas de meteorologia são sempre imprevisíveis ...

Concordo consigo e com outros companheiros.
É necessário mais frio em altitude para neve a cotas baixas.
E frio à superficie para haver acumulados.

Agora que li os comentários só quero acrescentar que esta saida operacional é o cenário mais frio do ensemble. Pode ocorrer mas....

vejam que para dia 19 e seguintes a linha preta está baixo de todas as outras. Excepto na precipitação ... que está acima. ou seja esta saida é muito optimista para o frio e para a precipitação. Ideal para sonhar.
(apesar de eu não ligar nenhuma à neve)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Penso que neste evento cotas muito baixas serão difíceis, a meu ver talvez acima dos 600/700 metros no período de mais frio,os locais habituais poderão ver boas acumulações assim haja precipitação significativa.

E nevar à cota 0 muito menos, para isso acontecer, mesmo sem acumulação, só em condições muito específicas ( e raras ) com mais frio instalado, precipitação, e uma circulação de Norte, ou melhor ainda, continental, de Nordeste..:cold:

Algo deste género:


archives-1983-2-12-0-0.png


archives-1983-2-12-0-1.png


archives-1983-2-13-0-0.png


archives-1983-2-13-0-1.png


Neste já longínquo ano de 1983 nevou bem à cota 0 aqui no Porto, com acumulação nos telhados e jardins.

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=12&month=2&year=1983&hour=0&map=0&mode=0



Ao que tudo indica será uma entrada de Noroeste, com componente marítima, portanto neve ( com acumulação) apenas nos locais habituais, até podem ocorrer surpresas e durante aguaceiros mais intensos a cota descer um pouco..mas não creio que baixe dos 500/600 m.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Mesmo para Bragança da experiência que tenho é que entradas de Noroeste acabam muitas vezes não em nevões mas sim em desilusões, a não ser que já exista bastante frio seco previamente bem instalado nos dias anteriores à chegada de precipitação.

Mas vamos acompanhando os modelos com calma e logo veremos o que isto vai dar. ;)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

MicaMito

Cumulus
Registo
21 Out 2013
Mensagens
242
Local
Catarruchos: Montemor-o-velho
domingo dão as 8:00 am 989 mbar para a minha zona e o vento e rajadas não são nada de especial será que vai haver algum fenomeno fora do normal é que a pressão é tão baixa e é exatamente quando faz um ano do temporal do ano passado!:eek::huh:
 

darque_viana

Cirrus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
74
Local
Darque, Viana do Castelo (alt. 15m; a 1 km do mar)
Boa noite a todos,

Não entendendo muito da matéria, alguém me poderá adiantar o que se espera para a manhã do próximo Domingo? Tenho uma meia maratona para fazer aqui em Viana e não me estava a apetecer nada levar com chuva e vento :lol:

Já agora um aparte, faz hoje 27 anos que nevou pela última vez, em grande quantidade, aqui pela região. Fica um link com fotografias de Viana caiada de branco, para os mais curiosos: https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.1446732435541774&type=3
 

bejacorreia

Cirrus
Registo
21 Out 2009
Mensagens
75
Local
Mangualde (550m)
Penso que neste evento cotas muito baixas serão difíceis, a meu ver talvez acima dos 600/700 metros no período de mais frio,os locais habituais poderão ver boas acumulações assim haja precipitação significativa.

E nevar à cota 0 muito menos, para isso acontecer, mesmo sem acumulação, só em condições muito específicas ( e raras ) com mais frio instalado, precipitação, e uma circulação de Norte, ou melhor ainda, continental, de Nordeste..:cold:

Algo deste género:


archives-1983-2-12-0-0.png


archives-1983-2-12-0-1.png


archives-1983-2-13-0-0.png


archives-1983-2-13-0-1.png


Neste já longínquo ano de 1983 nevou bem à cota 0 aqui no Porto, com acumulação nos telhados e jardins.

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=12&month=2&year=1983&hour=0&map=0&mode=0



Ao que tudo indica será uma entrada de Noroeste, com componente marítima, portanto neve ( com acumulação) apenas nos locais habituais, até podem ocorrer surpresas e durante aguaceiros mais intensos a cota descer um pouco..mas não creio que baixe dos 500/600 m.

Pelo que dizem os mais antigos, este dia foi um momento único em Mangualde (550m/600m), um nevão a sério.
 
Registo
4 Jan 2014
Mensagens
53
Local
Vila Boa de Cima (800m), Serra de Montemuro
Bem está visto que o tema de conversa neste tópico vai ser durante algum tempo " quando é que te vais embora querido AA?"

Já agora, aproveitando o facto de terem falado de Fevereiro de 1983, alguém me sabe dizer como foi esse inverno no que diz respeito a temperaturas precipitação , etc? Seria interessante analisar como se reuniram as condições para tal nevão a cotas tão baixas. Como é que apareceu aqui no nosso cantinho -35ºC a 500hPa e -6 a 850 hPa?
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Começo a recear que a possibilidade de neve a cotas médias/ ''semi-baixas'' está ir por água abaixo. Pelo menos na saída das 18h do GFS, as cotas de neve subiram bastante.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Eu só espero que o anti-ciclone não se decida hospedar por muito tempo em Fevereiro. Caso sim, as zonas baixas podem esquecer por mais um ano a neve. E falo em Fevereiro, porque não estou a ver nada de especial para o resto deste mês.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
domingo dão as 8:00 am 989 mbar para a minha zona e o vento e rajadas não são nada de especial será que vai haver algum fenomeno fora do normal é que a pressão é tão baixa e é exatamente quando faz um ano do temporal do ano passado!:eek::huh:

Boa noite Caro MicaMito,

Como já foi dito várias vezes neste espaço, um valor baixo da pressão não diz grande coisa!!! um dos elementos mais importantes para termos uma noção aproximada do vento que poderá vir é o gradiente horizontal de pressão: se vires numa carta sinóptica um espaçamento entre as linhas muito reduzido é sinónimo de bastante vento ou seja quanto mais próximas as isóbaras entre si maior o aumento de pressão e mais fortes serão os ventos.

O que aconteceu o ano passado (Depressão Gong) de 18 para 19 de Janeiro 2013 foi uma situação bem diferente: a depressão cavou-se imenso em muito pouco tempo ao pé da nossa costa (a pressão chegou a baixar de mais de 20 hPa em menos de 12 horas!!!! Tratou-se duma ciclogénese explosiva.

Espero ter ajudado da melhor forma.

Cmps.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Cada vez mais me convenço que o que aí vem não é nada de especial. Neve só para as zonas do costume (e aínda não se sabe pois as temperaturas a 850 hpa estão cada vez menos "apelativas"). Alguma chuva será de esperar. Nada mais!
Coisas do nosso clima :)

Talvez Fevereiro seja bem meelhor :rolleyes:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente não vale a pena tanto alarido em torno da neve para os próximos dias. :)

Excepção para quem vive ou passe em zonas altas, pois os acumulados de precipitação são razoáveis, e zonas acima dos 1000m poderão acabar por ter vários dias seguidos com neve e causar alguns transtornos.
De resto, pode nevar abaixo disso no Norte, não muito abaixo, mas dificilmente abaixo dos 600-800m, a não ser temporariamente.
Há ainda alguma incerteza, especialmente Domingo, pois estão a ser modeladas ciclogéneses mais ou menos marcadas pelos modelos, mas muito incertas.

Neste tipo de sistemas poucas centenas ou mesmo dezenas de km's fazem a diferença, e claro, no centro da depressão com núcleo mais frio pode sempre nevar abaixo do que a resolução do modelo consegue "ver". Mas é sempre algo curto espacialmente e temporalmente.

E não se deixem enganar pelas cartas muito azuis nos mapas do geopotencial aos 500hPa. De facto há bastante frio em altitude e um grande abaixamento do geopotencial, mas se forem ver bem as cartas aos 850hPa e claro nos níveis mais baixos, são entradas pouco frias nos níveis baixos, muito atlânticas. Excelentes para cotas altas sem dúvida, mas de resto e em termos de neve pouco mais darão em princípio, salvo uma ou outra surpresa, pelo menos tendo em conta a previsão actual.

Mais interessante será talvez a possibilidade de convecção e instabilidade à passagem dos dois núcleos depressionários, 6ª-feira e Domingo, que poderão dar alguma actividade interessante, e também ajudar a "encher" penicos no Sul, que bem anda a precisar.

Mas temos de acompanhar melhor, especialmente o evento de Domingo que ainda está muito incerto (o de 6ª já parece mais garantido e definido). Não descarto totalmente a possibilidade de ainda haver alguma mudança no sistema de Domingo que faça o núcleo passar mais a Sul e dar um bom evento a cotas médias no interior Norte e Centro, mas à partida parece-me pouco provável independentemente do trajecto, pois falta frio nos níveis baixos.






Já agora, a precipitação acumulada até ao final do dia de Domingo, mas mesmo isso está a mudar muito de acordo com as flutuações nas saídas em relação ao trajecto dos núcleos depressionários que se formam na fronteira entre as massas de ar...