Monitorização Clima de Portugal - 2013

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
De dizer ainda que não houve uma única estação no Gerês a funcionar.
Aliás, desapareceram todas. Portelinha, Lamas de Mouro e até Cabril.
A rede do INAG, desapareceu entre 2010 e 2012. O IPMA parece ir pelo mesmo caminho.

Restam as amadoras.
A estação do Minho, em Melgaço, acumulou 280,7mm em Dezembro. E como se sabe, Melgaço, situada no vale do Minho, nem é um local com muita precipitação - quando comparado com o resto do Minho.

Taipas, Guimarães
- uma estação que funcionou o mês todo, acumulou 335,5mm.
Valor idêntico ao de Paços de Ferreira: 356,1mm.

No distrito de Viseu, Vouzela, a funcionar o mês todo: 304,3mm.
Covilhã, estação do ACalado: 315,7mm.

Etc...
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata


ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
De dizer ainda que não houve uma única estação no Gerês a funcionar.
Aliás, desapareceram todas. Portelinha, Lamas de Mouro e até Cabril.
A rede do INAG, desapareceu entre 2010 e 2012. O IPMA parece ir pelo mesmo caminho.

Restam as amadoras.
A estação do Minho, em Melgaço, acumulou 280,7mm em Dezembro. E como se sabe, Melgaço, situada no vale do Minho, nem é um local com muita precipitação - quando comparado com o resto do Minho.

Taipas, Guimarães
- uma estação que funcionou o mês todo, acumulou 335,5mm.
Valor idêntico ao de Paços de Ferreira: 356,1mm.

No distrito de Viseu, Vouzela, a funcionar o mês todo: 304,3mm.
Covilhã, estação do ACalado: 315,7mm.

Etc...

Boa noite Caro AnDré,

O mês de Dezembro foi realmente bastante chuvoso tanto no Baixo Minho como no Alto Minho e ultrapassou-se nesta região de forma geral a barra dos 300 l/m2 sem qualquer dúvida!!! Só quem vive por cá sabe bem o que digo!!!!

Cmps.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Desculpem a minha ignorância mas jamais pensei que Serra do Pilar não fosse uma serra, mas nunca fui para essa zona do País
Aqui na minha freguesia tenho o Monte do Pilar, que tecnicamente deveria chamar-se Serra e não Monte pois tem 530 mts de altitude (eu estou no limite mais baixo da freguesia a 292 mts de altitude).

Quanto às diferenças dentro do Douro Litoral, elas são grandes entre as zonas do litoral e do interior, claramente com maior precipitação, temperaturas mais altas ou mais baixas (verão\inverno).
O mesmo se passa no Minho....;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Deve estar a decorrer um programa qualquer de manutenção das estações. No Algarve também desapareceram quase todas e em vários outros pontos do país. A rede que conhecíamos está a menos de metade.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Deve estar a decorrer um programa qualquer de manutenção das estações. No Algarve também desapareceram quase todas e em vários outros pontos do país. A rede que conhecíamos está a menos de metade.

Sim, está Agreste. Chama-se contenção de custos !

Além disso já há muito tempo existe também um problema relacionado com a rede Wireless ou coisa do género, e com a TMN que permitia o lançamento online dos dados das estações, entre muitos outros problemas.

Penso ser urgente que se requalifique o nosso IPMA, pois este ultimo ano em termos de dados tem prestado um péssimo serviço.

PS: Falta a manutenção das estações, a recolha dos dados, a verificação e validade dos dados recolhidos, ect ....
Como havia referido havia questionado o valor de Castro Marim, mandei email para eles, pois bem, nem me dera resposta.
Se é assim que acham que nos forneçem um bom serviço nos ignorando sigam em frente, pois assim mais vale acabarem logo com o Instituto e pararem de lançar avisos patéticos como lançaram ainda neste ultimo evento, quando todos nós que andamos nesta vida já sabiamos o que ia acontecer...
Já que estou numa ondas de criticas gostava de saber o que a protecção civil fez para minimizar os estragos que esta ondulação fez.

Não se salva as barracas, mas pelo menos se tinha conseguido salvar a maior parte do material que foi destruido tais como cadeiras, mesas, arcas e acessorios.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não podemos viver sem um organismo semelhante ao IPMA que estude a meteorologia e organize níveis de aviso às populações. Temos a gestão do nosso próprio território que não é nada pequeno e ainda sobre ele temos obrigações internacionais junto da organização meteorológica mundial. Se não ocuparmos o nosso espaço, outros o farão.

Foi lançado em 2011 um programa de voluntariado para manutenção das estações. As estações a que me candidatei não precisavam de voluntários.

É certamente algum programa de manutenção das estações. Em breve elas voltarão a estar disponíveis.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não podemos viver sem um organismo semelhante ao IPMA que estude a meteorologia e organize níveis de aviso às populações. Temos a gestão do nosso próprio território que não é nada pequeno e ainda sobre ele temos obrigações internacionais junto da organização meteorológica mundial. Se não ocuparmos o nosso espaço, outros o farão.

Foi lançado em 2011 um programa de voluntariado para manutenção das estações. As estações a que me candidatei não precisavam de voluntários.

É certamente algum programa de manutenção das estações. Em breve elas voltarão a estar disponíveis.

Em 2011, pois bem estamos em 2014, e a prova que não existe nada basta olhar para as estações, metade já estão off há séculos. Esse programa foi para a gaveta. Epá nem que fosse lá alguém verificar se existe teias de aranha, ou simplesmente retirar o valor que esteja lá dado que em alguns casos nem é problema de manutenção, mas sim de transmissão de dados, senão como é que eu conseguia ir a outros sites e verificar o valor da estação do Aeroporto de Faro, não inviabilizando algum dia em que não funciona mesmo ....
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Aqui na minha freguesia tenho o Monte do Pilar, que tecnicamente deveria chamar-se Serra e não Monte pois tem 530 mts de altitude (eu estou no limite mais baixo da freguesia a 292 mts de altitude).

Quanto às diferenças dentro do Douro Litoral, elas são grandes entre as zonas do litoral e do interior, claramente com maior precipitação, temperaturas mais altas ou mais baixas (verão\inverno).
O mesmo se passa no Minho....;)

Bom dia , caro aristocrata ,

Pelos vistos temos uma especie de conterraniedade , pois os meus avos maternos eram de Penamaior , ja fiz muitas caminhadas ai no Pilar .

Eu sempre considerei o Pilar uma serra , alias na minha perspetiva e um contraforte da Serra d Agrela .

No Minho , se comparar o litoral com as grandes serras do interior , claro que nestas ha muito mais precipitacao .

Agora , tendo eu vivido na transicao litoral - interior e agora no litoral ,posso dizer que a diferenca e insignificante quer em temperatura quer em precipitacao . Isto falando do Minho .

Agora no Douro Litoral e capaz de ser diferente . Eu tenho familia ( nisto e uma vantagem ter familia espalhada ) no sul do Douro Litoral e aqui noto uma grande diferenca com Pacos Ferreira .
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
So para completar o meu raciocinio relativamente as diferencas climaticas Minho versus Douro Litoral e que apesar de serem duas regioes vizinhas ha uma diferenca de orografia entre as duas que faz toda a diferenca .

Enquanto o Douro Litoral e formado por uma planicie litoral , uma regiao de transicao litoral - interior constituida por um grande planalto com uma cota media de 300 - 400 metros de altitude e as grandes serras interiores , o Minho ( da cidade de Esposende ate Moledo ) e formado logo a partir da costa por montes e vales ate as serras interiores .
No Minho existe apenas uma curtissima faixa costeira acidentada que faz fronteira logo com uma linha montanhosa com altitudes que variam entre os 300 e os 800 metros a medida que se vai para norte .

E por esta razao que no Douro Litoral a diferenca em relacao a precipitacao e temperatura e mais acentuada nas regioes litoral / Interior do que no Minho , que e mais aproximada .

Estas diferencas eu tenho observado um pouco a olho no Douro Litoral , enquanto no Minho tenho observado com duas estacoes meteorologicas que possuo . uma no litoral e outra numa regiao de transicao litoral - interior .
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
  • Gosto
Reactions: jonas_87