Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Alguém me pode esclarecer uma coisa? Como é possivel poder nevar a essa cota, se aqui a uns dias atrás, só se falava em cotas dos 800 metros, e agora metem laranja para os 600, quel e o motivo meterológico para isso?

Os níveis de avisos do IPMA tem haver com a quantidade neste caso de neve de amarelo para laranja é pela quantidade de acumulação e queda de neve maior ..
 
  • Gosto
Reactions: bigfire


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Eles sublinharam que esta depressão vinha de latitudes muito elevadas, do sul da gronelândia mas os modelos mostravam que essa depressão se tornava num descafeinado no toca ao frio... perdia frio até chegar aqui.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Acendem-se as luzes da esperança... As massas de ar a nível hemisférico podem mudar de configuração e uma parte do frio pode ser retalhado até às nossas latitudes. O GFS coloca e sempre nos 10 dias de distância uma boa descarga fria, pelo menos a nortada é das boas. Teremos de aguardar.

Edit: Por acaso e só por acaso era a melhor saída de todas o que quer dizer que a média é muito menos fria.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pensei eu que seria uma saída calamitosa do GFS mas o Europeu também vem afiando os dentes com uma nortada, por oposição a uma ligação Açores-Gronelândia. Pra já, apenas cenários interessantes, nada de concreto.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Pensei eu que seria uma saída calamitosa do GFS mas o Europeu também vem afiando os dentes com uma nortada, por oposição a uma ligação Açores-Gronelândia. Pra já, apenas cenários interessantes, nada de concreto.

Caro Agreste,

podias ser mais concreto. Eu só vi oECM e não me parece ver nada de nortada fria. Era isso a que te referias ?

Para que datas?

Não me leves a mal, ultimamente parece que ando sempre a colocar em dúvida o que escreves. Mas isto assim fica um bocado criptico.
Para ser honesto, com a saida anterior a minha ideia é que após 3ª feira o anticiclone fortalece e sobe a pelo geopotencial, t850 etc... não vejo nada de frio.
Dá a sensação que iremos ter )após 3a feira) um tempinho com uns restinho no norte... e é só.

abc
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
o ipma baseia-se no modelo europeu existe uma grande diferença nas temperaturas previstas pelo europeu e gfs para a minha zona enquanto o europeu coloca -1 a 850 hpa o gfs á mesma hora coloca 1 positivo não entendo como pode haver tais discrepâncias a tão poucas horas.

Iberia_2014011712_pmsl_39.png


Iberia_2014011712_thgt850_39.png
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Norther

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Prevê-se tempo anticiclónico para Fevereiro ou ainda é muito cedo para fazer previsões? Parece que pelo menos a partir de dia 23 de Janeiro o AA já cá está novamente, mas nunca se sabe o que pode acontecer até lá.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Caro Agreste,

podias ser mais concreto. Eu só vi oECM e não me parece ver nada de nortada fria. Era isso a que te referias ?

Para que datas?

Não me leves a mal, ultimamente parece que ando sempre a colocar em dúvida o que escreves. Mas isto assim fica um bocado criptico.
Para ser honesto, com a saida anterior a minha ideia é que após 3ª feira o anticiclone fortalece e sobe a pelo geopotencial, t850 etc... não vejo nada de frio.
Dá a sensação que iremos ter )após 3a feira) um tempinho com uns restinho no norte... e é só.

abc

Presume-se pela carta das 240 horas a formação de uma ligação Açores-Gronelândia, com estabelecimento da Nortada (seria a carta das 264 horas):

ECM1-240_svx0.GIF


Ainda muito distante no tempo, mas não deixa de ser um sinal positivo, reforçado pelo fortalecimento da MJO nas fases 6/7, propícias a esse padrão.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Presume-se pela carta das 240 horas a formação de uma ligação Açores-Gronelândia, com estabelecimento da Nortada (seria a carta das 264 horas):

ECM1-240_svx0.GIF


Ainda muito distante no tempo, mas não deixa de ser um sinal positivo, reforçado pelo fortalecimento da MJO nas fases 6/7, propícias a esse padrão.

Aqui fica a mesma coisa para a média dos ensembles.


Aqui essa ligação é muito menos evidente. Ou estou enganado?

E outra questão. Quando estamos a estudar a situação a este prazo (mais do que 5 dias) o ideal não é olhar mais para o ensemble médio do que para a saida operacional?


ansioso por aprender.

Agreste,

concordo perfeitamente com a previsão de calmaria.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
É uma pena ver o mentiredo que a tv nos prega e pior dito por pessoas da protecção civil e do IPMA falam em situacao complicada no sul esta noite e proxima madrugada podendo se repetir o mesmo que aconteceu em lisboa é mentira! O IPMA fala em melhorias a partir da tarde de amanha e então porque n fala no agravamento para a noite de amanha? Enfim tristeza
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Aqui fica a mesma coisa para a média dos ensembles.

Aqui essa ligação é muito menos evidente. Ou estou enganado?

E outra questão. Quando estamos a estudar a situação a este prazo (mais do que 5 dias) o ideal não é olhar mais para o ensemble médio do que para a saida operacional?


ansioso por aprender.

Agreste,

concordo perfeitamente com a previsão de calmaria.

Sim, deve-se olhar para o ensemble. E o ensemble está excelente, 1030 mbar na costa oriental da Gronelândia a 240 horas é um indicador muito forte. Não esquecer que no Atlântico Norte as depressões costumam cavar muito. Se 40 perturbações previrem anticiclone com 1020 mbar e 10 perturbações uma depressão com 940 mbar, a média do ensemble é de 1004 mbar (bastante baixa em comparação com a pressão na zona dos Açores), apesar de 80% do ensemble prever um anticiclone nesse lugar.
 

MIGUEL_DKs

Cumulus
Registo
21 Out 2012
Mensagens
491
Local
Torres Vedras
É uma pena ver o mentiredo que a tv nos prega e pior dito por pessoas da protecção civil e do IPMA falam em situacao complicada no sul esta noite e proxima madrugada podendo se repetir o mesmo que aconteceu em lisboa é mentira! O IPMA fala em melhorias a partir da tarde de amanha e então porque n fala no agravamento para a noite de amanha? Enfim tristeza

Também vi a essa entrevista e concordo plenamente, já que por um lado é verdade que durante o dia de amanha vai melhorar mas da noite deste sábado para domingo irá agravar-se de novo.