Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

VitorBaia

Cirrus
Registo
14 Nov 2013
Mensagens
37
Local
Guarda - 1000m
As cotas do IPMA dá ideia de serem um pouco aleatórias, e de dependerem do meteorologista "de serviço", já houve vários casos no passado em que a previsão de cotas de neve do IPMA pecou por excesso (exemplo, 9jan2009, quando previram cota 700 e nevou ao nível do mar no Norte).

As cotas dos nossos meteogramas baseados no GFS têm-se revelado bastante certeiras. Se dizes que ontem a cota de neve na Guarda andou pelos 1200 m, até que os nossos meteogramas se "comportaram" bem:

R29UDTe.png

As cotas nos meteogramas estão bastante bem. As das cartas GFS é que estão mal. Deduzo que usem a isotermica dos 3ºC e isso quase sempre não dá neve. Claro que pode nevar com º3C mas com ponto de orvalho negativo o que é frequente na Europa Central. Acumulação certa é na isotermica dos 0ªC. Pode nevar e acumular com 1ºC ou 2ºC mas depende do que se passa em altitude e da temperatura do ponto de orvalho. Eu uso os Soudings (tefigrama) do GFS e hoje estou cheio de dúvidas. Vai ser uma madrugada de Domingo em que pode nevar muito a 900 ou 1000m ou pode continuar a ser só misturada. Tudo se decide por 1ºC, se a noite ajudar a descer esse 1 grau é um nevão se a previsão errar esse grau e ele for superior só neva aos 1200m. A cota 600m é pura miragem.
Vou ficar acordado para ver o que dá.
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
As cotas nos meteogramas estão bastante bem. As das cartas GFS é que estão mal. Deduzo que usem a isotermica dos 3ºC e isso quase sempre não dá neve. Claro que pode nevar com º3C mas com ponto de orvalho negativo o que é frequente na Europa Central. Acumulação certa é na isotermica dos 0ªC. Pode nevar e acumular com 1ºC ou 2ºC mas depende do que se passa em altitude e da temperatura do ponto de orvalho. Eu uso os Soudings (tefigrama) do GFS e hoje estou cheio de dúvidas. Vai ser uma madrugada de Domingo em que pode nevar muito a 900 ou 1000m ou pode continuar a ser só misturada. Tudo se decide por 1ºC, se a noite ajudar a descer esse 1 grau é um nevão se a previsão errar esse grau e ele for superior só neva aos 1200m. A cota 600m é pura miragem.
Vou ficar acordado para ver o que dá.
Eu acredito que poderá nevar nos 700 metros, pelo menos Bragança durante a madrugada

3fjr.png

 
  • Gosto
Reactions: Nuno Pimenta

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boa tarde :) Infelizmente nao tenho tido muito tempo para vir ao forum :(
Pelo que vejo nos modelos, vamos ter bastante precipitação daqui a algumas horas e depois a cota de neve deve descer bastante... Acredito que no final da madrugada\inicio da manha possa nevar a cotas de aproximadamente 700 metros no Norte, casa haja precipitação que deverá ser pouca...
 

VitorBaia

Cirrus
Registo
14 Nov 2013
Mensagens
37
Local
Guarda - 1000m
Bragança beneficia habitualmente de uma forte inversão nocturna e devido a isso tudo pode acontecer. Não me admiro se nevar mas também não me admiro se for só misturada ou chuva. Tudo depende de como se comportar a direcção do vento. No Alentejo só é possivel granizo devido aos cumulonimbos que se vão formar por lá devido ao CAPE elevado. Esta vai ser uma noite agitada para quem gosta de meteorologia.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bragança beneficia habitualmente de uma forte inversão nocturna e devido a isso tudo pode acontecer. Não me admiro se nevar mas também não me admiro se for só misturada ou chuva. Tudo depende de como se comportar a direcção do vento. No Alentejo só é possivel granizo devido aos cumulonimbos que se vão formar por lá devido ao CAPE elevado. Esta vai ser uma noite agitada para quem gosta de meteorologia.

Aínda bem que é sábado...;) neste momento as temperaturas já rondam os 4° o que me parece ser um bom indicador, logo por volta das 22h vou dar uma volta com gps e já poderei dizer a que cota se encontra a queda de neve.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Bragança beneficia habitualmente de uma forte inversão nocturna e devido a isso tudo pode acontecer. Não me admiro se nevar mas também não me admiro se for só misturada ou chuva. Tudo depende de como se comportar a direcção do vento. No Alentejo só é possivel granizo devido aos cumulonimbos que se vão formar por lá devido ao CAPE elevado. Esta vai ser uma noite agitada para quem gosta de meteorologia.

Vitor, em S. Mamede a 1025m tenho esperança que possa cair alguma ;)
 
  • Gosto
Reactions: actioman

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Analise às projeções de precipitação do CentroMeteo.PT

Neste portal, analisando apenas a evolução da nebulosidade e precipitação, indica que o temporal desta noite deverá iniciar-se pelo litoral oeste um pouco antes das 23h00. O núcleo mais activo de precipitações entrará no continente pelos distritos de Leiria e Lisboa, com um sentido de orientação para sueste.
Por volta da 01h00 da madrugada, as precipitações irão concentrar-se nos distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja. Às 04h00 serão os distritos de Évora e Beja onde se concentrará a precipitação, que irá também afectar o distrito de Faro, especialmente o Sotavento.
O portal indica que haverá uma diminuição significativa da precipitação em todo o território do continente a partir das 06h00.
Agora venha a noite para confirmar estas previsões que podem ser consultadas no link abaixo:

http://www.centrometeo.pt/pt/tempo/mapas-profissionais/nebulosidade-e-precipitacao/portugal.html

EDIT: Para os amantes do frio e da neve, lembra-se que o frio só se irá instalar após a passagem das linhas de instabilidade, quando diminuir a nebulosidade e a precipitação.

Ainda segundo este modelo, o interior norte e centro serão as regiões que irão ter menos precipitação.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Análise às imagens de satélite

A análise das imagens disponíveis por satélite parece que apresentam algumas divergências face às projecções, uma vez que as principais massas de nebulosidade entram agora pelo noroeste da Península e, deslocando-se para sueste, parece que fazem uma trajectória mais para leste do que as previsões do CentroMeteo.PT:

Airmass


Sat24

Só mais um apontamento: as temperaturas terão uma significativa descida só depois quando a precipitação estiver a terminar.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Duvido que a depressão demore até às 4h da manhã a atravessar o continente, e pelo que se vê no satélite e radar duvido que também que venha chuva forte
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Pela análise que faço, que é parecida à tua, não me parece que seja um evento extremo.

Tirando o vento no litoral sul (que mesmo assim não será nada de muito anormal) , também em minha análise, este evento não terá nada de extremo!
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Sim, eu tambem sou da opiniao que nao devera ser um evento extremo... Quanto às cotas de neve, na minha opiniao deverao rondar os 900\1000 m durante o grosso da precipitação e depois quando a preciptaçao for muito pouca e virar para Norte aí a cota pode descer até aos 600\700 m aproximadamente. No entanto com a precipitaçao quase nula nao deve acumular nada nestas altitudes.