Seguimento Sul - Janeiro 2014



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
E nenhum dos dois se aventura lá aos 1025m? Ai sim que poderá valer a pena, pelo menos enquanto ainda é dia! ;)

Por aqui vou com 8,7ºC e à espera de mais aguaceiros que tenham a valentia de chegar até aqui! :D

6,8ºC aqui depois de outro aguaceiro. Não tenho possibilidade de ir à serra senão também iria explorar um pouco como andavam as coisas, aos 1025 pode ser que...
 
  • Gosto
Reactions: Nuno Pimenta

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
altoestratos... e um ou outro castellanus... Não duvido que Serpa também terá a sua rega.

Se eu tivesse uns 80 anos sobre esta noite diria o mesmo que os velhotes dizem da aguardente de medronho: áspera.
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
6,8ºC aqui depois de outro aguaceiro. Não tenho possibilidade de ir à serra senão também iria explorar um pouco como andavam as coisas, aos 1025 pode ser que...

Em algum aguaceiro convectivo pode mesmo haver água sólida, mas sem acumular. A temperatura pelos modelos e segundo as sondagens do GFS saída das 12z, andará a estas horas ainda positiva, já que a Iso 0 estará neste momento nos 1300m. Mas em alguma coisa mais virulenta certamente já poderá haver pedacitos de gelo entre as gotas de água! :D
Outra coisa a ter em conta é o quadrante do vento, que neste caso não é muito favorecedor, para haver maior certeza na queda de neve a cotas mais baixas aqui na nossa região o vento idealmente deverá ser do quadrante Leste.

Pelo radar esta prestes a começar o período de mais precipitação...

ovam.jpg



Por aqui anoitece agora com 8,4ºC
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O grosso da precipitação só deve entrar de madrugada... vamos tendo alguns aguaceiros que fazem baixar um pouco a temperatura. Mas quando a depressão passar por aqui as temperaturas vão subir.
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
E nenhum dos dois se aventura lá aos 1025m? Ai sim que poderá valer a pena, pelo menos enquanto ainda é dia! ;)

Por aqui vou com 8,7ºC e à espera de mais aguaceiros que tenham a valentia de chegar até aqui! :D

4e7a6u8y.jpg

O maximo que fui foi até aqui. E depois de se instalar um nevoeiro quase cerrado, por volta das 18h, registava 2,8°C. O vento aumentava também de intensidade, esteve calmo durante algum tempo mas depois... Vamos ver no que dá...
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
4e7a6u8y.jpg

O maximo que fui foi até aqui. E depois de se instalar um nevoeiro quase cerrado, por volta das 18h, registava 2,8°C. O vento aumentava também de intensidade, esteve calmo durante algum tempo mas depois... Vamos ver no que dá...

Por volta das 17.30, fui até ao cruzamento para o Reguengo e dei meia volta. Quando vi essa nevoeirada com 4ºC a ~800m. vi que não valia a pena. Vamos esperar pela descida das temperatura e chegada da precipitação.
A esperança não morre assim!!!
 
  • Gosto
Reactions: SpiderVV

Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
Hoje:

Queda de neve acima da cota de 600/800 metros nas regiões Norte e
Centro, podendo nevar acima de 600 metros no Alto Alentejo a partir
do fim da tarde.



Domingo
REGIÕES CENTRO E SUL:
Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de
nebulosidade a partir da manhã.
Períodos de chuva, por vezes forte na região Sul, passando a regime
de aguaceiros a partir do início da manhã e diminuindo gradualmente
de frequência e intensidade.
Queda de neve acima de 600/800 metros na região Centro e no Alto
Alentejo
, subindo a cota para 800/1000 metros a partir do final
da manhã.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, sendo
moderado a forte (30 a 50 km/h) com rajadas até 80 km/h nas terras
altas. No litoral a sul do Cabo Mondego, o vento soprará forte
(35 a 55 km/h) de noroeste, com rajadas da ordem de 80 km/h,
sendo temporariamente até 95 km/h a sul do Cabo Raso, diminuindo
de intensidade a partir do final da manhã.
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Bem a esperança essa nunca desaparece. Mas independentemente de nevar ou não, acho importante referir também a abundância de agua que circula pelas encostas da serra. À cerca de duas semanas fui ver a barragem da Apartadura e estava excelente, estavam inclusive a fazer descargas pelo fundo, talvez para renovar as aguas. Temos agua para o resto do ano e quem sabe do outro... Eheh O rio Sever esse estava "bruto", portanto estamos bem por aqui. A neve seria a cereja no topo do bolo.
 
  • Gosto
Reactions: Nuno Pimenta

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Bem a esperança essa nunca desaparece. Mas independentemente de nevar ou não, acho importante referir também a abundância de agua que circula pelas encostas da serra. À cerca de duas semanas fui ver a barragem da Apartadura e estava excelente, estavam inclusive a fazer descargas pelo fundo, talvez para renovar as aguas. Temos agua para o resto do ano e quem sabe do outro... Eheh O rio Sever esse estava "bruto", portanto estamos bem por aqui. A neve seria a cereja no topo do bolo.

É verdade e tivemos um Novembro e Dezembro miserável relativamente a precipitação!
Neve...nem que seja para "dizer" que nevou por cá, é sempre bom.
"offtopic, não sei como me vou aguentar esta noite!

Seguimos 5.9ºC
 
  • Gosto
Reactions: talingas