Storm chasing- Palmela/Setubal 19/01/2014

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites.

Eu, o Daniel Vilão, o Geiras e o Lightning partimos esta noite em busca de registrar alguma da convecção prevista.

Passámos por Palmela, onde no meio de nevoeiro denso surgiram as primeiras células activas.
Depois perdemo-nos por Setubal, porque confundimos o caminho para a zona ribeirinha, no meio de um bonito festival electrico proporcionado por células bem activas que passaram a sul....infelizmente quando chegamos á zona ribeirinha já não conseguimos muitos registos.

Por volta das 00h a situação á superfície era mais ou menos esta:

Skudf53.png


Células fortes avançavam pelo Alentejo, e o aparato electrico era bonito...pena estarmos no carro a tentar encontrar um bom spot...a rapidez com que as células passavam era uma chatice porque entre encontrar e não encontrar local para parar elas passavam todas...vimos grandes raios, mas pouco conseguimos fotografar.
Alguma células que passavam mais perto traziam chuva muito forte e algumas rajadas moderadas.

Entretanto, como se relata na imagem ( fruto da analise de sat, rad e rede de estações wunderground),a frente fria aproximou-se.
O vento que era de W foi interrompido bruscamente por rajadas de N a mais de 50km.h, e chuva forte.
Entretanto, uma estrutura linear do tipo arcus formou-se na convergência ao longo e mesmo antes da frente...foi um momento muito interessante do ponto de vista meteorológico...não é todos os dias que assistimos ao nascimento de uma frente fria, a umas meras dezenas de kms de um núcleo depressionário de 990mbar!


Bom....amanhã o resto da malta deverá colocar aqui as fotos e contar mais uma ou outra peripécia...eu estou cansado e vou mas é pirar-me para a caminha:lol:
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Valeu pela experiência :thumbsup:

Infelizmente não chegamos a tempo de conseguir melhor, tivemos alguns azares pelo meio, mesmo quando chegamos ao spot definitivo em Setúbal, com a pressa e adrenalina, fiquei a uns 10 metros de um sítio abrigado, sem tripé e sem lugar para por a máquina, enquanto ia vislumbrado raios a cair no rio, a Sul. Acabei por fazer uma brincadeira a ilustrar o sucedido. (última foto) :lmao:
Já agora, eu comi os ferrero rocher quase todos :p

Cá vão então algumas fotografias do que se conseguiu... o Lightning tem mais algumas.

CbTkqX7.jpg


hJ5MghO.jpg


dkIJXLS.jpg


ruVeEEm.jpg


imz3wvs


imz3wvs.jpg


TmXei6R.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bela caçada! :D

Pelas imagens do Geiras (que estão enormes! Tens de reduzi-las idealmente para tamanho 800px X 600px) dá-me a entender que o arcus deve estar presente nas últimas. Ninguém conseguiu uma panorâmica ou fotografou com uma grande angular?

Venham de lá mais fotos, então os outros elementos onde andam?

Abraço.
 
  • Gosto
Reactions: Geiras

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Raios não se conseguiram captar infelizmente, e as únicas fotos que consegui são parecidas à do Geiras embora se consiga ver um pouco melhor as formações nebulosas que observámos.

Fiz uns vídeos mas perdi a minha conta do Youtube e amanhã trato de arranjar solução para fazer o upload dos mesmos. Mostram a altura em que nos deslocávamos para Setúbal para posicionar-nos num bom spot e ainda uma descarga que caiu perto quando ainda estávamos em Palmela.

O vídeo mais interessante é mesmo o da chegada da frente fria que provocou chuva intensa e vento forte, que também farei o upload. Depois coloco aqui.

Entretanto com falta de muita sorte foi apenas isto de fotos que foi possível registar... :(

2m6tv8l.jpg


i2plqw.jpg


20s7rcz.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena