IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Um sistema de avisos mais fino onde metem os municipios ligados a sistemas montanhosos ou vales e zonas baixas ligadas ao gelo e formação de geada. Acho um exagero a galiza ter 4 zonas costeiras quando só tem 2.

O que se podia acrescentar seriam comentários onde se descreve a dinâmica atmosférica do tipo:

«(...) Unha nova borrasca pasará preto de Galicia (...)»

Muitos não perceberiam mas era um léxico que entrava aos poucos.
 


M

Membro excluído 274

Um sistema de avisos mais fino onde metem os municipios ligados a sistemas montanhosos ou vales e zonas baixas ligadas ao gelo e formação de geada. Acho um exagero a galiza ter 4 zonas costeiras quando só tem 2.

O que se podia acrescentar seriam comentários onde se descreve a dinâmica atmosférica do tipo:

«(...) Unha nova borrasca pasará preto de Galicia (...)»

Muitos não perceberiam mas era um léxico que entrava aos poucos.

Para mim faz todo o sentido as 4 zonas... Rias Baixas é muito diferente das Rias Altas, na zona norte faz todo o sentido separar a Mariña Lucence da zona de Ortigueira / A Coruña!

Reparem que agora já há também horário de vigor dos avisos... fantástico! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Se a galiza for batida a sudoeste ou oeste como acontece em 90% das vezes não há nenhuma diferença em toda a costa oeste. Tens talvez menos mar em Mondoñedo. Acho um exagero.
 
  • Gosto
Reactions: David sf

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
MeteoGalicia a inovar no sistema de avisos:

http://www.meteogalicia.es/web/adversos/adversosIndex.action

Está excelente! IPMA = BURRADA ADMINISTRATIVA

:lmao::lmao::lmao:

Com um pouco de trabalho era possível fazer o mesmo em Portugal!

http://www.meteogalicia.es/datosred/infoweb/meteo/docs/adversos/DefinicionZonasAdversos_gl.pdf

Custava assim tanto?

Estava à espera de uma coisa realmente inovadora. Mas fiquei desiludido.

Em termos de área, a Galiza (29,6 mil Km2) é semelhante ao conjunto: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda (31,6 mil Km2).

Toda a Galiza está em aviso amarelo devido ao vento forte, previsto entre as 9h e as 18h.
Em Portugal e nesses distritos, o aviso não se encontra em todos os distritos - há portanto uma diferenciação.

Em termos de neve, o IPMA, bem ou mal, faz distinção de horários e de intensidade de neve (pela cor dos avisos e cotas).


yzd8.png


O meteogalicia pões as montanhas de Ourense, sul de Ourense e montanhas de Lugo a amarelo.
A divisão não é por distritos, mas por municípios, o que se torna incoerente quando olhamos para o concelho a norte de Castro Laboreiro, esmagadoramente acima dos 800m de altitude, e o vemos sem aviso. Já para não falar dos municípios fronteiriços entre a Galiza e Ourense, que chegam a superar os 1000m de altitude.

Valderrodas e Sul de Lugo não têm qualquer município em aviso de neve. Mas têm concelhos com serras que chegam a ultrapassar os 1400m de altitude.

emt7.jpg
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Entretanto continuam grande parte das EMAS desaparecidas do mapa sem nenhuma explicação, e mesmo que queiramos saber, aquele instituto( que nem o nome merece ser dito), nunca responde ás mensagens que mandamos. É triste, mas é os incompetentes que temos.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Já nem consulto os dados da rede do IPMA...pois as estações que mais me interessavam estão todas off... e a mais "recente" foi a de Aljezur...enfim a miséria continua...mal por mal prefiro consultar as estações do WU.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Entretanto continuam grande parte das EMAS desaparecidas do mapa sem nenhuma explicação, e mesmo que queiramos saber, aquele instituto( que nem o nome merece ser dito), nunca responde ás mensagens que mandamos. É triste, mas é os incompetentes que temos.

Eu sei que é triste, mas mais triste fiquei quando soube, recentemente, que a EMA da Amareleja - há tanto tempo off - foi vandalizada ao tiro! Alguém se lembrou de fazer tiro ao alvo, aos instrumentos da estação.

Têm sido também roubados, painéis solares que alimentam as estações.
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Isto a gente fala, fala, tudo bem, porque estamos às escuras. Mas não é assim tão simples.

Aconselho a darem uma vista de olhos no plano de actividades de 2013 do IPMA. Até eles se queixam.

• Caracterização do ambiente interno
Os recursos disponíveis no instituto, para a prossecução da missão que lhe é atribuida, são escassos.

Esta situação é particularmente importante no que diz respeito às funções relacionadas com a
monitorização e a segurança meteorológica, que atuam em contínuo num grande número de locais
(aeroportos, delegações regionais e sede) e onde as equipas possuem o montante mínimo de
profissionais, sem qualquer nível de redundância. É igualmente muito escassa a dimensão dos meios
humanos afetos à gestão técnica das infraestruturas, apesar da sua dimensão (navios, radares
meteorológicos, redes meteorológica, climática e geofísica, laboratórios certificados). O processo de
fusão organizacional criou ainda dificuldades acrescidas, pelo aumento da carga sobre os serviços
administrativos, sem contrapartida proporcional de recursos humanos qualificados. No que diz respeito
ao quadro de investigadores as deficiências são particularmente elevadas nas áreas da Geofísica,
Geologia Marinha e Meteorologia, mas existem em todas as áreas.

A escassez de meios técnicos é relativamente menor, apesar dos riscos associados à não renovação dos
meios de modelação numérica que sustentam uma parte fundamental da operação. As aquisições
pontuais realizadas em 2012 permitiram colmatar algumas deficiências estruturais, mas a dimensão das
redes de observação, e a exiguidade da rede de observação marinha, impõem a necessidade de um
programa de renovação parcial de sensores, sistemas de comunicação e concentração de dados, que
tem que ser executado todos os anos.
-> http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/institucionais/plano_actividades_ipma_2013.pdf


Os OE falam por si (sempre a cortar):

-> http://www.dgo.pt/politicaorcamenta...ta do Orçamento/Documentos do OE/Rel-2013.pdf -> IV.10.2.

-> http://www.dgo.pt/politicaorcamenta...ta do Orçamento/Documentos do OE/Rel-2014.pdf -> IV.12.2.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Infelizmente as estações estão a dar o berro, literalmente. Já são muitos anos a bombar, e a electrónica não dura para sempre. Além disso poderá haver obsolescência programada :p A de Aveiro parece que também já se juntou à festa. :(
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Epa a sério André, que falta de civismo desses grunhos. Não tem mais nada que fazer ao chumbo (€€€) e ao tempo. Podiam ao menos virar a arma 180° antes de disparar. Que porra!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Já agora, ando a pesquisar dentro do ipma.pt e encontrei isto. Para quem interesse:

-> http://www.ipma.pt/pt/investigacao/bolsas/
 
  • Gosto
Reactions: SpiderVV

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Pois, eu já tinha explorado isso uma vez e vi o cenário triste que o IPMA passa, por isso sou um pouco mais brando nalgumas coisas. Eles inclusive tinham um relatório em que a comunidade científica se queixava do rigor do IPMA.

Esse documento tem coisas muito interessantes para quem quiser saber os futuros objectivos do IPMA. Mas acontecerem...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
De qualquer forma não serve de desculpas, pelo menos para mim não. A vizinha espanha também está em crise, se calhar pior que a nossa, e comparem as estações que eles têm e comparem as nossas. E no caso de alguma deixar de funcionar eles grande parte das vezes avisam o público.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
De qualquer forma não serve de desculpas, pelo menos para mim não. A vizinha espanha também está em crise, se calhar pior que a nossa, e comparem as estações que eles têm e comparem as nossas.

As verbas em Portugal destinadas à meteorologia devem ser bem menores que as Espanholas. Bem mesmo...
Dá para os ordenados (poucos) e pouco mais. Daí a fusão de organismos.

Terei sido o único a receber um e-mail do IPMA sobre um inquérito de: compra e o consumo de pescado? Ainda me faz confusão esta fusão.

E no caso de alguma deixar de funcionar eles grande parte das vezes avisam o público.

Nisso eu concordo! Talvez se houvesse uma transparência nesse sentido, talvez as pessoas ganhassem vergonha.
Algo do género: No dia X a EMA Y foi vandalizada, roubada, etc! Devia ser algo posto a público.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A mim faz-me é uma confusão a climatologia e a meteorologia, estar no mesmo barco do que as pescas !
Qualquer dia ainda começa a chover peixes na ..... Assembleia da Republica !
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Terei sido o único a receber um e-mail do IPMA sobre um inquérito de: compra e o consumo de pescado? Ainda me faz confusão esta fusão.

Não, até o publicaram no site. Esta fusão também me faz uma confusão imensa, um instituto que já por si não tinha muitas verbas simplesmente para a meteorologia, foram-no fundir num instituto com verbas ainda insuficientes mas que precisa de gerir mais uma modalidade! Isto faz também com que se afastem imensod a meteorologia e não haja uma gestão equilibrada dos recursos. É uma fusão literalmente parva, dizendo mesmo assim.