Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
Desconheço que o Gerês tenha algum planalto onde pudessem tirar proveito das acumulações de neve...já a estância na Estrela aproveita o planalto para poder ter as condições ideais para tal. Quem conhece bem a Estrela, principalmente quem sobe pela encosta norte sabe que depois da Lagoa Comprida temos um vasto planalto até à Torre com encostas não muito íngremes que possibilitem a construção de pistas...

Onde há as maiores acumulações será pela zona das minas dos carris mas mesmo assim não são muito frequentes por isso seria pouco viável... Agora apostar mais no turismo sim
 
  • Gosto
Reactions: bigfire


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Eu acho que o culpado de a temperatura estar a subir é também o vento e nem tanto a chuva.
7.3ºC
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Sim, tirando os planaltos, as acumulações dariam para tal, ou seria bastante dispendioso para manter a neve nas mesmas? Por acaso já estive na estância da Serra da Estrela, mas não me convenceu muito.

É preciso ver que a estância da Estrela está a mais de 1900 metros e no Gerês no máximo terias algo nos 1200 ou pouco mais...o que em termos de acumulação de neve e mesmo no gastos dos canhões para manter a neve torna a Estrela muito mais apetecível. O Gerês é sem dúvida muito mais arborizado, duvido que alguém deixa-se entrarem PNPG a dentro para construir algo do género...Ao invés a Estrela é desprovida de vegetação em muitos locais...mesmo na Estrela acho que foi um mau investimento, porque há anos com pouco nevões...este anos até tem sido bom para aquelas bandas!
 
  • Gosto
Reactions: bigfire

jonyyy

Cumulus
Registo
22 Fev 2013
Mensagens
273
Local
Aldeia. Bispo 950mtrs- Guarda
Venha ela!! aqui neste momento o fenómeno mais significativo é mesmo o vento, a neve é bem seca mas em pouca quantidade, agora se com a intensificação da precipitação se mantiver este vento amanha penso que haverá sítios com acumulações consideraveis;)
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,664
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
À contra luz da iluminação publica dá para ver agua neve por vezes

Também me parece que sim, mas não queria levantar eventuais falsos testemunhos.

P.S: Sem dúvida, algumas gotas arrastam-se mais que outras, estou esperançoso. :cold:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
A maior desilusão do Inverno está a confirmar-se aqui em Bragança, temos chuva fraca/moderada por vezes caiem uns flocos no meio da chuva, vamos ver se isto melhora... :(

0.3mm acumulados e 3ºC na estação da ESA-IPB. :rain: