Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014



Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
Os instrumentos de medida, muitas vezes, motivados pelo local de observação e respetivo instrumento, demora um pouco a reagir a variação da temperatura.

É possível, que por coincidência, o fenómeno começou a ocorrer no momento em que foi registado o valor da temperatura. O instrumento reagiu, mas basta que tenha sido 2 min mais tarde depois da observação e fenómeno e daí ter-se observado o valor de 10ºC.

Houve um dia que registei uma situação dessas quando trabalhava na Serra do Pilar, onde ocorreu um fenómeno semelhante e a temperatura era de 7ºC. Os colegas (mais velhos na casa) que não estavam ao serviço acharam que eu tinha visto muito mal o fenómeno e suspeitaram do meu registo.
Facto é que depois de enviado o IM não o achou suspeito (pois o mesmo quando identifica algum registo de fenómeno ou valor de algum parâmetro fora do esperado, contacta com o observatório (caso hajam observadores) ou se for duma EMA dão como dado errado.

ESPERO NÃO ESTAR A PASSAR INFO CONFIDENCIAL...
O que Pedras Rubras estava a dar no Metar das 10:30z era aguaceiros de granizo SHGS e não neve (SN) em relação a temperatura podia ter baixado mais 2º ou 4º o que é normal.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Após acordar de noite com dois trovões fortes :trovao: , o dia tem seguido relativamente calmo com aguaceiros de granizo acompanhados de algum vento... :cold:

Vamos ver o que nos reserva a tarde. ;)
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
O que Pedras Rubras estava a dar no Metar das 10:30z era aguaceiros de granizo SHGS e não neve (SN) em relação a temperatura podia ter baixado mais 2º ou 4º o que é normal.

Eu não falei de neve!

O meu post foi em seguimento de outro que referiam a possibilidade de ter ocorrido neve molhada. E tal como tu, mencionaram o registo do METAR das 10:30 por ser estranho.

Apenas argumentei tendo em conta experiencia propria em situaçao similar, por isso não falei de neve.
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Ceú nublado sobre a costa e vento a soprar moderado de Oeste. Algumas abertas sobre o mar a Sudoeste do local onde me encontro. Temperatura 11.9ºC.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa tarde,

Pelas 15h45, na zona de Tibães caía um aguaceiro com granizo à mistura e algum vento.

De momento, em Braga (centro) chuva moderada.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde,
Sem chuva de momento, bastante frio lá fora.
Durante a madrugada, tivemos bastante chuva acompanhada de granizo.