Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boas tardes.

Tendo estado até agora na cidade, não me apercebi de nenhum floco, água-neve ou parecido. Se calhar ela anda a evitar-me... :D
De volat a casa, mínima de 4,7ºC e máxima de 7,6ºC, com 25,5mm.

De momento, tem chovido bem, e o céu está nublado. O vento é fraco mas frio, pois claro. :)

Atual 5,5ºC.

É mas isso da neve pelos vistos foi real, tenho uns amigos que apanharam neve na zona do Continente na cidade de Viseu.

7.3ºC
 
  • Gosto
Reactions: INFANTE


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Mais aguaceiros em aproximação. 7.1ºC
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Aguaceiros por vezes moderados, 6.9ºC.
 

Johnny

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
781
Local
Agora... em Braga (Tibães, a 50m alt.)
Tenho de discordar... vou frequentemente à Suiça e conduzo em estradas de montanha de acesso a estâncias de ski, bem mais estreitas e íngremes que a nossa, e n vejo, NUNCA, estradas fechadas...:rolleyes:


O problema da Serra da Estrela não é a falta de limpa-neves nem pelo motivo que as pessoas circulam nas estradas. É pela tipologia das estradas (estreitas, com curvas apertadas e com inclinações acentuadas), pela quantidade de neve que cai (principalmente a partir dos 1600m de altitude) e pelo vento que se faz sentir que arrasta a neve das encostas novamente para as estradas. pode passar um limpa-neves que logo depois a estrada fica coberta de neve que é levada pelo vento.
A A24 é uma auto-estrada e por isso tem outras condições para os limpa-neves trabalharem.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Os aguaceiros já são fracos e só baixaram a temperatura aos 6.7ºC
 
  • Gosto
Reactions: INFANTE

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tenho de discordar... vou frequentemente à Suiça e conduzo em estradas de montanha de acesso a estâncias de ski, bem mais estreitas e íngremes que a nossa, e n vejo, NUNCA, estradas fechadas...:rolleyes:

Mas não são estradas, sujeitas a ventos médios superiores a 80km/h.
Atenção: velocidade do vento médio.

Estive no planalto este fim-de-semana. É incrível constatar que sem nevar, a estrada se cobre de neve (arrastada) em poucos segundos.
São como dunas de areia que se atravessam na estrada.
Andar a pé torna-se impossível.

E no dia de Sábado o vento médio aos 850hPa só andava na casa dos 60km/h.
Não consigo imaginar quando o vento médio aos 850hPa ultrapassa os 100km/h.
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Hoje pelas 16h00, perto de Ferreira de Aves, Sátão a 830m (google earth), com o sensor auriol a marcar 4.0ºC(podia ter registado isso também mas nem me lembrei):D

Video:

De volta a casa...aqui chove:rain: e 5,8ºC.:cold:
 
Editado por um moderador: