Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Os aguaceiros fracos continuam. 6.3ºC

Se o gradiente térmico não me enganar no Caramulinho deve estar cerca de 1.7ºC.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Mas não são estradas, sujeitas a ventos médios superiores a 80km/h.
Atenção: velocidade do vento médio.

Estive no planalto este fim-de-semana. É incrível constatar que sem nevar, a estrada se cobre de neve (arrastada) em poucos segundos.
São como dunas de areia que se atravessam na estrada.
Andar a pé torna-se impossível.

E no dia de Sábado o vento médio aos 850hPa só andava na casa dos 60km/h.
Não consigo imaginar quando o vento médio aos 850hPa ultrapassa os 100km/h.

Exactamente, as estradas para a Torre são muito expostas ao vento.
muito provavelmente as estradas que se fala na Suiça são em vales ou são protegidas por árvores, menos expostas ao vento.

Conheço muitas estâncias de ski (Espanha e Andorra) e nenhuma tem as condições da Serra da Estrela.

E depois, claro está, os nossos meios de limpeza são diferentes desses países. O centro de limpeza das Penhas da Saúde tem, salvo erro 5 limpa-neves, e alguns deles já não são, propriamente, recentes...
 

invent

Cumulus
Registo
2 Dez 2012
Mensagens
243
Local
Viseu - Penalva do Castelo (450m)
Hoje pelas 16h00, perto de Ferreira de Aves, Sátão a 830m (google earth), com o sensor auriol a marcar 4.0ºC(podia ter registado isso também mas nem me lembrei):D
De volta a casa...aqui chove:rain: e 5,8ºC.:cold:

lol, hoje estive mesmo para ir para esses lados ver a neve, ontem até estive a ver as coordenadas/altitudes etc, infelizmente não tive oportunidade, a minha ideia era ir mais ou menos para o seguinte local40.834463,-7.664001 , já que era a zona mais perto e com boas cotas para ver neve (~825 m), foi pena.
Tivestes uns bons registos.
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
lol, hoje estive mesmo para ir para esses lados ver a neve, ontem até estive a ver as coordenadas/altitudes etc, infelizmente não tive oportunidade, a minha ideia era ir mais ou menos para o seguinte local40.834463,-7.664001 , já que era a zona mais perto e com boas cotas para ver neve (~825 m), foi pena.
Tivestes uns bons registos.

Os registos foram conseguidos 1 km depois desse local em direcção a Lamas:D
Foi ver que estavam as nuvens bem escuras e ir até lá e ter a sorte de apanhar o aguaceiro :)
Pelas Rãs, de manhã, também estava assim! Se tiveres oportunidade, vai à noite, ou agora :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: invent

cm3pt

Cumulus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
257
Local
Vila Real (Pombal nas ferias)
lol, hoje estive mesmo para ir para esses lados ver a neve, ontem até estive a ver as coordenadas/altitudes etc, infelizmente não tive oportunidade, a minha ideia era ir mais ou menos para o seguinte local40.834463,-7.664001 , já que era a zona mais perto e com boas cotas para ver neve (~825 m), foi pena.
Tivestes uns bons registos.



Como ajuda ca vai mapa (Google Maps, visao 3D):

 
  • Gosto
Reactions: invent e jotackosta

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Alguém sabe se já nevou no Caramulo hoje?
Porque pelas imagens de radar, parece-me que neste momento as células vão acertar em cheio na serra e quase de certeza que pode nevar.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Alguém sabe se já nevou no Caramulo hoje?
Porque pelas imagens de radar, parece-me que neste momento as células vão acertar em cheio na serra e quase de certeza que pode nevar.

Já nevou sim senhor. E acho que ainda vai nevar.:)

Mas ao fim da tarde já muita neve tinha derretido.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Aguaceiros e 6.1ºC
 

panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
Temperatura actual 4.8ºC e 89%Hr
P 1013 hpa
:rain: acumulada 16mm
Encosta da Covilha esta bonita
A neve também chegou ao Casal da Serra, Tortosendo. Com acumulação a partir dos 700 e tal Metros.
A Gardunha também com neve