Termometro minima/maxima - LIDL

darque_viana

Cirrus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
74
Local
Darque, Viana do Castelo (alt. 15m; a 1 km do mar)
Boas! Parece que já apanhei este tópico tarde demais :(

De qualquer das formas, gostava de esclarecer algumas dúvidas, caso surja novamente a oportunidade de arranjar um brinquedo destes.

Como funciona a nível de fios? Vi nas fotos do colega CptRena que há um fio ligado ao sensor, fio esse que entra pela janela/porta. Se o fio é de 3m, significa que estamos limitados em termos de "raio de acção"? Ou existe algum retransmissor, ou algo semelhante? Isto porque também li que alguns colegas iam "espalhar" sensores pelas redondezas, e não tenho a certeza como é que isso é possível. :unsure:

Tendo um brinquedo destes, que tipo de protecção deve ter? é viável colocá-lo debaixo da varanda do vizinho de cima, onde já não apanha sol directamente?

Desculpem as minhas perguntas mas sou pouco experiente nestas coisas. Vou ver se procuro no resto do fórum e no google alguma informação sobre este assunto :rolleyes:
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Olá

O "brinquedo" tem um sensor integrado (T interior) e tem um sensor na ponta de um cabo com 3m (T exterior), não extensível (estamos limitados a 3m).
Tenho aqui dentro o brinquedo em cima de uma estante, e o cabo dá mesmo à medida (ainda tenho mais cerca de 50cm de liberdade) para colocar o sensor onde o pus.

O que os colegas dizem é colocar totalmente o conjunto de sensores (int e ext) no local onde querem medir as temperaturas (caso específico de temperaturas em locais propícios a inversão térmica - ar mais frio em baixo; ar mais quente em cima). Depois no dia seguinte vão lá e verificam a temperatura mínima que ocorreu. Por isso é que compram logo resmas deles para espalhar por vários locais.

Tendo um brinquedo destes, que tipo de protecção deve ter? é viável colocá-lo debaixo da varanda do vizinho de cima, onde já não apanha sol directamente?

Quanto menos sol directo apanhar, melhor. Depois há que ter cautela à radição difusa naqueles dias de nebulosidade em que a claridade até faz doer a cabeça. No meu caso fiz um abrigo rudimentar, à experiência, para proteger do tal aquecimento (e também arrefecimento durante algumas noites) radiativo.

O problema de colocar na varanda, tal como a mim, é o facto de sofrer a interferência das paredes próximas (incluindo o chão). Se colocar debaixo da varanda do vizinho (muito próximo do tecto) deverá sofrer influência positiva pois o ar quente irá ter tendência a circular para lá e acumular em dias de vento nulo ou muito fraco. Junto ao chão também sofre positivamente quando o sol o aquece e este aquece o ar imediatamente acima e durante a noite (céu limpo), este perde calor por radiação o que o torna um local mais frio. O melhor é o meio termo, como eu tentei colocar.
Nunca vai estar segundo as normas, mas se conseguirmos aproximar o mais possível, melhor.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas! Parece que já apanhei este tópico tarde demais :(

De qualquer das formas, gostava de esclarecer algumas dúvidas, caso surja novamente a oportunidade de arranjar um brinquedo destes.

Como funciona a nível de fios? Vi nas fotos do colega CptRena que há um fio ligado ao sensor, fio esse que entra pela janela/porta. Se o fio é de 3m, significa que estamos limitados em termos de "raio de acção"? Ou existe algum retransmissor, ou algo semelhante? Isto porque também li que alguns colegas iam "espalhar" sensores pelas redondezas, e não tenho a certeza como é que isso é possível. :unsure:

Tendo um brinquedo destes, que tipo de protecção deve ter? é viável colocá-lo debaixo da varanda do vizinho de cima, onde já não apanha sol directamente?

Desculpem as minhas perguntas mas sou pouco experiente nestas coisas. Vou ver se procuro no resto do fórum e no google alguma informação sobre este assunto :rolleyes:

O lidl de darque ainda tinha bastantes, tenho um destes no carro à algum tempo, mas só mesmo para lá, em termos de outras colocações acho-o muito limitado.
Costumam ter outro em venda via radio (+6€), tambem tenho um, e é muito mais pratico e com mais funções;), muito fiavel....
 
  • Gosto
Reactions: darque_viana

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Quanto menos sol directo apanhar, melhor. Depois há que ter cautela à radição difusa naqueles dias de nebulosidade em que a claridade até faz doer a cabeça. No meu caso fiz um abrigo rudimentar, à experiência, para proteger do tal aquecimento (e também arrefecimento durante algumas noites) radiativo.

No meu caso, o Tint encontra-se no interior de uma mini-estufa Ikea, apoiado num pequeno vaso de plástico vazio de 10cm de altura, e o Text encontra-se revestido com película transparente à volta para proteger da demais água. Ainda assim, e apesar de distanciado das paredes, o parapeito da varanda voltada para Sul constitui um abrigo à radiação e à demais chuva. O fio passa entre a estrutura de metal e o painel de plástico com altura de 30cm, não ficando sujeito à acção das tampas que poderiam, com o tempo, danificá-lo.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Não tenho a certeza como se processa, mas creio que se o produto não estiver disponível na loja de x localidade, podem mandar vir de outra localidade.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Estação: 11,3ºC
Auriol: 11,3ºC

Cada vez me arrependo menos e mais satisfeito fico com esta aquisição. Excelente sensor!

Agora faltam as inversões, malandras...
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Eu estive bem satisfeito até à cerca de 1 hora atrás. Começou a passar-se, estava tão certinho, enfim... Amanhã passo no lidl para ver se ainda há algum para fazer uma troca. Com 10.3ºc neste momento ele decide apresentar 16.3ºc, depois 24.0ºc... :(
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu estive bem satisfeito até à cerca de 1 hora atrás. Começou a passar-se, estava tão certinho, enfim... Amanhã passo no lidl para ver se ainda há algum para fazer uma troca. Com 10.3ºc neste momento ele decide apresentar 16.3ºc, depois 24.0ºc... :(

Grande azar, curioso nunca me aconteceu e já comprei varios, mas é melhor não falar muito, pois posso ser o próximo. :hehe:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Grande azar, curioso nunca me aconteceu e já comprei varios, mas é melhor não falar muito, pois posso ser o próximo. :hehe:

No teu caso estraga-se um, tens outros 20 bons :p
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Eu comprei 2, mas dei um a um amigo, e claro não lhe vou pedi-lo de volta. Se não tiverem mais, que acho difícil terem, tenho que procurar outro noutro sitio.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu comprei 2, mas dei um a um amigo, e claro não lhe vou pedi-lo de volta. Se não tiverem mais, que acho difícil terem, tenho que procurar outro noutro sitio.

Amanhã passo pelo Lidl da Qta. do Conde e digo-te alguma coisa :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito