Seguimento Rios e Albufeiras - 2014



dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Nesse período em que atingiu essa cota máxima não passei por lá, a primeira vez que lá passei este ano foi no dia 8 de Janeiro e achei estranho a barragem manter a mesma cota que tinha visto em Dezembro tendo em conta que toda a zona ribeirinha de Penacova e a zona do Parque verde de Coimbra estavam inundadas.
Foi ai que eu assumi que a explicação seria devido as obras da construção dos pilares da ponte. Mas com essa informação provavelmente estarei errado.
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Entretanto, Alto Lindoso já está a descarregar.
Cabril, pelo contrário, fechou. Deixou de produzir agora no período da noite.

eiRR9BH.png
[/quote]

Boas!

No Cabril quase que foi "acordar" e meter dos zero aos 300..... 200m3/s de descarga. Descarga de fundo a funcionar e umas das laterais.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Risco de cheias deixa Portugal em alerta

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje ao início da tarde que, devido à previsão de mau tempo, poderão ocorrer cheias nas bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo.
De acordo com um comunicado hoje divulgado pela ANPC, as bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo estão "susceptíveis à ocorrência de cheias, nas zonas historicamente vulneráveis".

A Protecção Civil, citando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alerta que se prevê que o vento sopre forte, a cerca de 50 quilómetros por hora (km/h), "temporariamente acompanhado de rajadas com intensidades a variar entre 100-120km/h, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro, e nas terras altas".

O IPMA prevê ainda a queda de precipitação "persistente, localmente intensa nas regiões do Minho e Douro Litoral" e agitação Marítima forte, com ondulação a variar entre os cinco e os sete metros na costa ocidental, prevendo-se que possa atingir entre os 10 a 13 metros de altura máxima.

Tendo em conta as previsões meteorológicas, a ANPC alerta, entre outras situações, para a "possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem"; para "possíveis acidentes na orla costeira", "intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras".

A ANPC recomenda "a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas", que os automobilistas pratiquem uma "condução defensiva" e que se evite "atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas".

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=98586
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
Boa Tarde,

será possível explicar o que é PRE's (produção em regime especial)?

Obrigado

Considera-se produção em regime especial (PRE), ao abrigo de legislação específica, a produção de electricidade com base em:

Energias renováveis (eólica, hídrica de pequena dimensão, biomassa, etc.). Actualmente tem-se assistido a um crescimento muito significativo da energia eólica.
Resíduos. As centrais com potência instalada mais elevada nesta categoria são as duas centrais de incineração de resíduos sólidos urbanos existentes nas regiões de Lisboa e do Porto.
Processos de cogeração. Nestes processos há aproveitamento de electricidade e de calor.
Microprodução, ou seja, produção de electricidade em muito pequena escala (potência instalada inferior a 5,75 kW), seja através de uma fonte de energia renovável (na grande maioria dos casos sol ou vento) ou cogeração a biomassa . Nas aplicações residenciais, para além da produção de electricidade, é obrigatória a instalação de painéis solares para aquecimento de águas. Nos condomínios, é obrigatória a realização de uma auditoria energética e, eventualmente, a implementação de algumas medidas para melhoria da eficiência na instalação.
Os grandes aproveitamentos hidroeléctricos, apesar de poderem ser considerados aproveitamentos de uma fonte renovável, são considerados no regime de produção ordinária.

Dadas as vantagens ambientais e a diminuição da dependência externa, existe há já longos anos um regime de apoio à PRE.

http://www.erse.pt/pt/desempenhoambiental/prodregesp/Paginas/default.aspx
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boas!

Foto da Barragem da Bouçã, rio Zêzere, a descarregar, cerca das 17h00. Depois desta foto a Barragem do Cabril já está a descarregar mais 100 m3/s.


Foto de: Margarida Esteves
 
  • Gosto
Reactions: AnDré

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Cabril e Alto Lindoso estão há várias horas a fazer descargas.

9wbbflx.png


O volume de saída em Alto Lindoso chegou mesmo a superar os 500m3/s. (Caudal de produção + caudal de descarga).

Efeitos em Porte da Barca:





Cabril está com um caudal de saída que ronda os 400m3/s.
(300m3/s de descarga e 100m3/s de produção)

Com Cabril a descarregar, a barragem da Bouça e de Castelo de Bode devem seguir o mesmo caminho, visto ambas também estarem cheias.
No Tejo, o Fratel começou hoje de manhã a descarregar 1200m3/s.
Isso aliado ao possível volume de descarga de Castelo de Bode, já poderá causal alguns problemas na bacia do Tejo.
 
Editado por um moderador:

Raposeira

Cirrus
Registo
25 Mar 2013
Mensagens
34
Local
Almeirim
A barragem de Castelo do Bode comecou ao inicio da noite descargas de fundo quando atingiu 198.9 metros na sua cota de armazenamento!
Por outro lado as descargas das barragens do tejo janestigrram no dia de hoje com volumes descarregados na ordem dos 2000 m3/s o que pode trazer cheias ao Ribatejo, por outro lado em espanha continuam a armazenar, com Alcantara a chegar a mais de 87%...
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
Chuva não dá tréguas e faz transbordar o rio

Águas do rio Mondego voltaram a subir, mas desta vez ficaram pelas esplanadas. Funcionários e clientes já não se surpreendem.

A chuva não dá tréguas e as previsões atmosféricas apontam para, pelo menos, mais uma semana de grande precipitação. Ontem, à excepção da queda de uma árvore de grande porte logo de manhã e de alguns cortes de árvores, os bombeiros de Coimbra não registaram incidentes de maior relacionados com o mau tempo. Mas, como acontece quase sempre que chove com grande intensidade, as esplanadas do Parque Verde foram invadidas pelo rio Mondego.

Diário de Coimbra
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
agety5u4.jpg


A albufeira da barragem da Aguieira está assim. André consegues saber os valores do nível a que está a barragem? Eu não consigo encontrar.