Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014



Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Os valores estão correctos,mas a descida da pressão mede-se no centro do ciclone, e não num local qualquer.
A depressão está a nascer agora, às 21z de hoje no GFS temos a pressão de 1003mb

21z (de hoje)

1f5sp7n.png




15z (de amanhã)

TgdMQT8.png



Às 15 horas o GFS prevê que caia até aos 978mb no centro, ou seja, 25mb em 18 horas, é uma ciclogénese explosiva.

Basta ver por exemplo a animação horária de precipitação do WRF para ver como tudo se forma muito rapidamente:

anim_wrf_arw_det_d02_prec_01h_sfc.gif


De notar que nalguns modelos não cava tanto, parece-me que no ECM tem +5mb como pressão mínima.

Ah! Então é isso!
Obrigado pela explicação:thumbsup:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Quando é que foi a ultima vez que tinha saido um aviso vermelho de vento? Acho que não me lembro de ver um aviso assim tão elevado a uns bons tempos

A última vez foi na tempestade GONG, a 18/19 de Janeiro de 2013.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Bem parece que a poucas horas do evento já podemos dizer que não vai ser uma situação normal de inverno, vai ser possivelmente algo mais.. e na comunicação social só vejo falarem do mar, mas isso já é o habitué! Na minha memória não me lembro de previsão de vento médio de 60/70kmh nem tão pouco de rajadas de 130km/h para o distrito de Setúbal, mas pela experiência que tenho das observações destes eventos pode nem chegar aos 100km/h por aqui penso que somente junto ao mar será mais violento! Já falaram aqui desse pormenor e começo a desconfiar da realização do Benfica-Sporting ou se ele chega ao fim... :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Um pouco surpreendido com este aviso de vento aqui para o Algarve. Não tinha visto nas cartas que com o sudoeste que é bem mais favorável se possam chegar aos 130Kmh de rajada.

Nestas condições eventos públicos como jogos de futebol podiam ser repensados.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Segundo esse modelo WRF o litoral poderá ser afectado por rajadas muito fortes, assim que o vento rode para NW, que será o período mais critico (aqui no NW) desta depressão relativamente aos ventos.

No AROME do IPMA também está assim

FadRFZX.gif

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.numerica/index.jsp


Mas refira-se que estive a comparar o WRF do Gong do ano passado com esta Stephanie, e os do Gong eram ventos mais intensos nesta fase das previsões, os tais ventos que entraram entre Aveiro e Leiria e fizeram os estragos que se conhecem.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,345
Local
Fajarda - Coruche(57m)
na comunicação social só vi falarem das ondas mais nada, depois admiram se quando acontece algo mais grave, a população que não seguem meteorologia vai pensar que é um tipico dia de inverno normal
 
  • Gosto
Reactions: jorgeanimal

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Espero e rezo para que esta ciclogénise seja mais fraca!se a comparar as previsãoes do windguru desta com a de 2013 esta é inferior em termos de vento!

Em princípio tudo indica que será mais fraco que o Gon do ano passado, mas nunca esquecer que em Meteorologia não há certezas modelísticas. Aqui em Portugal ainda está bem presente a ciclogenese explosiva do Oeste em 2009, que absolutamente nenhum modelo previu daquela forma.
 
  • Gosto
Reactions: MIGUEL_DKs