Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014



irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O Estofex prevê 15% de tempo severo, estou bastante assustado.
Por enquanto está tudo calmo, mas como indicam os sites de meteorologia existe chances de haver tornado(s) hoje.
Portugal este ano está a vencer em relação ao nº de tornados ocorridos em comparação com os EUA visto que nos EUA ainda não houve nenhum lá.

Bom! Portugal a vencer em tornados face aos EUA! Nunca pensei ser possível. Quais foram os tornados? Assim à memória lembro-me de dois episódios desde Janeiro, Paredes e Portimão.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempestade STEPHANIE

09.02.2014_11h30analise.JPG


Sat12.com

Na imagem de satélite das 11h30 podemos observar a depressão no Oceano Atlântico, entre Portugal Continental e o Arquipélago dos Açores; o seu deslocamento processa-se para leste/nordeste, tendendo a ser cada vez mais lento de tal forma que o seu núcleo só deverá atingir a Península Ibérica por volta das 18h00. O cavamento da depressão deu origem a um sistema frontal, cujo ramo quente (superfície frontal quente) tem estado a atravessar o território de Portugal Continental desde as primeiras horas da manhã de hoje, originando um aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação, acompanhada por algum vento, sobretudo nas regiões do norte e centro.
O ramo frio (superfície frontal fria) começa agora a organizar-se sobre o Oceano Atlântico e deverá atingir Portugal Continental a partir do meio da tarde, afectando primeiro as regiões do litoral e progredindo depois para o interior; a passagem da superfície frontal fria dará origem a períodos de chuva, por vezes fortes e acompanhados por rajadas de vento muito fortes.
Após a passagem da superfície frontal fria, o vento rodará de sudoeste para oeste/noroeste e tornar-se-á moderado a forte; o regime de chuva dará lugar a aguaceiros, pontualmente fortes havendo ainda a possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda de granizo.
A entrada do ar frio fará descer a temperatura do ar e cota de neve nas regiões do interior.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bom dia a todos.
Estou com o tlm. Ainda não consegui ver as actualizações.
Confirmam-se as previsões? A depressão está a entrar conforme previsto?
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Bom dia a todos.
Estou com o tlm. Ainda não consegui ver as actualizações.
Confirmam-se as previsões? A depressão está a entrar conforme previsto?

Sim, as previsões tao iguais, mas agora é nowcasting. Vamos ver.
 
  • Gosto
Reactions: Candy

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
O Estofex prevê 15% de tempo severo, estou bastante assustado.
Por enquanto está tudo calmo, mas como indicam os sites de meteorologia existe chances de haver tornado(s) hoje.
Portugal este ano está a vencer em relação ao nº de tornados ocorridos em comparação com os EUA visto que nos EUA ainda não houve nenhum lá.

Claro que houve tornados nos Estados Unidos... Se um tornado lá fosse notícia... :)

A situação de hoje é efetivamente propícia a fenómenos extremos de vento, agora não vale a pena extrapolar, importa acima de tudo prevenir... Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania