Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Posso saber onde tens a tua estação?

Durante quase 25 anos em minha casa tive um posto da estação agraria de medição de temperatura e pluviosidade e os valores minimos que tens são batidos por larga margem (ano passado chegou a -3) Em campo de Besteiros que fica mais baixo que Tondela)

Sabe porquê? Porque no Campo de Besteiros certamente se dão inversões térmicas, como é uma região muito próxima ao Caramulo, o ar frio em excesso nos topos da serra do Caramulo têm tendência a baixar e a depositar-se no vale de besteiros, por isso naturalmente que o Vale de Besteiros é mais frio por exemplo em situações de céu limpo e estáveis, sem vento, ou com pouco vento.
 


rodri

Cirrus
Registo
18 Jan 2014
Mensagens
64
Local
Viseu (510 m)
O meteo trás os montes indica que segundo a ultima atualização do modelo GFS as cotas na madrugada iram ficar se pelos 250/300 m. Será mesmo??? É que a acontecer praticamente todo o norte e centro interior ficará coberto de neve!
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Há muito tempo que não presenciava umas nuvens tão baixas por aqui, vento sopra forte agora.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O meteo trás os montes indica que segundo a ultima atualização do modelo GFS as cotas na madrugada iram ficar se pelos 250/300 m. Será mesmo??? É que a acontecer praticamente todo o norte e centro interior ficará coberto de neve!

Não sei... Acho isso bom de mais para ser verdade, lá para Bragança até é provável que desça um pouco mais que os 400m, mas para o resto do interior acho um pouco improvável, contudo ainda não saiu a saídas das 12h do GFS.
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Tal como previ há momentos a temperatura em Bragança começou a "disparar", acompanhem, é interessante: Deverá subir até cerca dos 5ºC nas próximas 3 horas..

Por aqui acompanha-se a tendência e a temperatura quase a chegar aos 10ºC!
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Rajada de vento extremamente forte. Um pobre de um passarinho está encostado a um muro, penso que está aleijado:(
 

Royal Village

Cumulus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
113
Local
Vila Real
O meteo trás os montes indica que segundo a ultima atualização do modelo GFS as cotas na madrugada iram ficar se pelos 250/300 m. Será mesmo??? É que a acontecer praticamente todo o norte e centro interior ficará coberto de neve!

Nevar a cotas baixas dentro dos 400 metros acho bastante provável, mas existe a questão de sempre, nas horas em que as cotas baixam, a precipitação será escassa.
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e snowadd

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui a manha foi de céu muito nublado, com chuva por vezes forte. praticamente não houve vento até as 13h. dai ate agora já aumentou e bastante, sopra moderado com rajadas fortes.