Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não tenho pachorra mesmo nenhuma para os extremos, quer aqueles que vêm coisas extremamente graves em tudo que se mexe, quer aqueles que não vêm nada em lado nenhum. Ambos tem curiosamente em comum virem depois dizer que tinham razão (na 1 em cada 5 ou 10 vezes que acertam).
A meteorologia não funciona assim. Há riscos, muitas vezes imprevisíveis, e quer um discurso quer outro são prejudicais a uma cultura de segurança e gestão de risco. Se esta depressão (que ainda não acabou) não causar problemas graves, óptimo, muita gente fica aliviada, desde a pessoa que tem as estufas às outras que moram em zonas sensíveis.
 


sergiosilva

Cirrus
Registo
24 Dez 2013
Mensagens
50
Local
Braga
Não tenho pachorra mesmo nenhuma para os extremos, quer aqueles que vêm coisas extremamente graves em tudo que se mexe, quer aqueles que não vêm nada em lado nenhum. Ambos tem curiosamente em comum virem depois dizer que tinham razão (na 1 em cada 5 ou 10 vezes que acertam).
A meteorologia não funciona assim. Há riscos, muitas vezes imprevisíveis, e quer um discurso quer outro são prejudicais a uma cultura de segurança e gestão de risco. Se esta depressão (que ainda não acabou) não causar problemas graves, óptimo, muita gente fica aliviada, desde a pessoa que tem as estufas às outras que moram em zonas sensíveis.

Plenamente de acordo, alguém já disse aqui e de forma muito acertada, que a pecar que seja por excesso e não por defeito.
Afinal nem os videntes vêem a público alterar a população.
Meteoloucos sim, mas sensatos.
 
  • Gosto
Reactions: NSousa e cactus

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não tenho pachorra mesmo nenhuma para os extremos, quer aqueles que vêm coisas extremamente graves em tudo que se mexe, quer aqueles que não vêm nada em lado nenhum. Ambos tem curiosamente em comum virem depois dizer que tinham razão (na 1 em cada 5 ou 10 vezes que acertam).
A meteorologia não funciona assim. Há riscos, muitas vezes imprevisíveis, e quer um discurso quer outro são prejudicais a uma cultura de segurança e gestão de risco. Se esta depressão (que ainda não acabou) não causar problemas graves, óptimo, muita gente fica aliviada, desde a pessoa que tem as estufas às outras que moram em zonas sensíveis.

Olhando ás imagens de satélite, e comparando esta com o Gong não tem mesmo nada a ver olhando ao cavamento de ambas e aos ventos, mas vamos acompanhando com calma a situação agora com os ventos predominando de Noroeste ....
A partir de agora espero os ventos mais fortes no litoral a norte do Mondego ou a norte de Lisboa, e aqui penso que irá acalmar bastante pelo menos aqui na zona do Sotavento, não que isto tivesse estado alguma coisa de especial tal como esperava, simplesmente porque sempre me pareceu que os ventos mais fortes fossem inicialmente no litoral centro e sul e posteriormente mais de noite na faixa oeste com maior incidência no litoral acima de Lisboa !
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Neste momento quem puder veja a RTP1 e as dificuldades que é chegar até à Torre já que é sempre tão criticado o não conseguir chegar lá acima! (desculpem o off topic).
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
O evento está a ser mais intenso no Centro e Sul de PT

Porto NO @ 30km/h rajadas 52km/h

Ovar NO @ 30km/h rajadas 54km/h

Monte Real ONO @ 50km/h rajadas 91km/h

Lisboa O @ 42km/h rajadas 68km/h

Montijo O @ 46km/h rajadas 68km/h

Beja O @ 52km/h rajadas 76km/h


LPPR 092100Z 32016G28KT 9999 -SHRA FEW015 SCT016CB BKN036 10/08 Q0991 WS ALL RWY
LPOV 092100Z 34016G29KT 8000 BKN014 SCT018CB BKN030 11/09 Q0991
LPMR 092100Z 30027G49KT 5000 -SHRA BR FEW007 BKN014 BKN020 11/10 Q0994
LPPT 092100Z 29023G37KT 9999 -RA FEW012 BKN016 FEW018TCU 11/08 Q1000 WS ALL RWY
LPMT 092100Z 29025G37KT 9999 FEW015 BKN020 FEW025CB 12/10 Q1000
LPBJ 092100Z 27028G41KT 9999 FEW015 11/07 Q1002
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas noites.

Isto anda tudo à volta do vento e da ondulação, mas penso que as cotas amanhã até cerca do meio da manhã são algo convidativas.

A falta de precipitação é notória, mas será de esperar alguma coisa cá pela zona? ;)

_________________________________________
Já agora, como o tempo tem andado instável, nunca consigo acertar a pressão da estação, porque como só tenho os dados da estação do IPMA uma hora depois, já vai desfasado.
Há alguma forma de acertar a pressão ao nível do mar com a altitude a pressão absoluta, ou o melhor será ligar para a base do Aeródromo e pedir uma mãozinha (já o fiz há uns tempos, mas em podendo arrumar isto sozinho...).
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Onde estive o dia todo garanto que foi muito mais violento que o Gong, apesar de muitos desvalorizarem esta menina.
 

Rui86

Cirrus
Registo
4 Jan 2014
Mensagens
10
Local
santarem
Onde estive o dia todo garanto que foi muito mais violento que o Gong, apesar de muitos desvalorizarem esta menina.

E possivel que de zona para zona tenha sido mais forte. , mas aqui por sAntarem nao me parece que seja o caso.
Apesar de que no pico do gong eu estava a dormir mas quando acordei havia muita destruicao , e hj so alguns contentores deitados...talvez ainda agrave por aqui mas duvido que passe disto