Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Boa análise ....

Sem qualquer dúvida que após o dia 16 o padrão vai mudar completamente a circulação zonal será rompida e o AA aparecerá pujante.
Destaque para uma pequena possibilidade de alguma cut-off poder andar a passear no Atlântico, mas este momento o mais provável é o tempo aquecer e ficar seco.

Em relação a estes dois meses de chuva, não podem falar pelo país todo, pois sabem que a região sul em particular o Baixo Alentejo e Algarve, ou mais correcto da região de Évora para baixo temos tido sempre ao longo destes meses todos precipitação abaixo da média (Nov/Dez/Jan ) como aliás é normal neste tipo de circulação zonal (NAO + ).

Após dia 15 isto mudar, importa saber o que será o pós ... Uma cut-off precisa-se por estas bandas !

Aurélio neste momento o que precisamos é que este padrão acabe de vez pois está visto que não nos beneficia em nada. É sempre mais do mesmo água sobre água nos mesmo sítios. Podemos ficar a ver navios com o AA por semanas mas como estamos também não vamos a lado nenhum, só se tivéssemos este padrão por uns 6 meses talvez chegássemos à média.
Com o regresso do AA durante uns tempos quiça abre portas para umas cut'offs nos próximos tempos. À uns dias o GFS já via essa tendência. Vamos aguardar...
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes...

Para amanhã podemos ter outra vez alguma actividade convectiva, em especial no NW.

Sinóptica

Uma ondulação frontal complexa deverá aproxima-se de PT continental.

Em altura, uma short-wave deverá passar a norte durante a manhã e até inicio da tarde, seguindo-se uma segunda short-wave que passará também a norte durante a tarde e noite.

Á superfície, uma frente quente entra durante a madrugada, e uma massa de ar subtropical instala-se pelo litoral norte/centro avançando lentamente para o interior, empurrada por uma frente fria que desce lentamente de norte para sul.

No NW, durante a manhã a pluma de ar húmido interage com a 1a short-wave, próximo da frente fria geram-se uns 100-300J/kg de CAPE, e a previsão para o Porto de TT índex em torno aos 50 indica uma baixa/média troposfera algo turbulentas.

Shear forte está presente nos primeiros 6km, potenciado por um perfil rotacional nos níveis baixos e médios ( até 30-35m/s de 0-6km shear).
Fluxo intenso nos níveis baixos e médios também marca presença.

Dado isto são possíveis alguns focos convectivos pontualmente mais desenvolvidos, capazes de gerar precipitação excessiva ( potenciada pelo movimento lento da frente fria) e talvez alguma rajada marginalmente severa dado o shear/fluxo.
Apesar do shear rotacional o potencial tornadico é nulo devido ao fraco cape e gradiente térmico vertical limitado nos níveis baixos, devido á presença de uma camada de ar húmido subtropical algo homogénea nos primeiros 2-3km.

O risco primário associado a qualquer foco convectivo será essencialmente precipitação excessiva sob uma rede de drenagem fluvial já particularmente sobrecarregada.

Um nível amarelo é colocado na orla costeira, onde forçamento dinâmico nomeadamente convergência costeira e efeito orográfico garantem mais hipóteses de desenvolvimento convectivo.

Mais a sul, a 2a short wave ainda deverá afectar ligeiramente a pluma de ar mais energético durante a tarde..embora o timing da passagem da frente fria não seja consensual nos modelos, nem a intensidade da short-wave.

Admitindo que há uma coincidência entre a passagem da short-wave e a presença de ar ainda pré frontal na região, CAPE insipeinte deverá desenvolver-se e a dinâmica vertical algo similar á da região NW deverá favorecer alguns núcleos convectivos.
No entanto, ar mais quente em altura limitará o CAPE, pelo que não se espera organização convectiva.

Ainda assim poderá ocorrer alguma situação de precipitação convectivo-estratiforme excessiva, potenciada por mecanismos convectivos difusos.

Tg2jVwn.png



Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

( Precipitação por vezes forte potenciada por mecanismos convectivos em geral fracos)

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação pontualmente excessiva
- Rajadas ( marginal)
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Vai agravar mas não será tão intenso como ontem, pelo menos no que diz respeito ao vento. A chuva sim, deverá ser mais forte, principalmente à tarde.

Caro homónimo, não sei qual o teu clube ou sequer se gostas de futebol mas, pela previsão para amanhã, mais uma vez o derby de Lisboa será jogado num dia de tempo adverso. Muita pontaria... :lmao:
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Olá,

Eu sei que ainda faltam uns dias e que tudo muda em Meteorologia, mas ...

Haverá novo cenário semelhante ao de ontem no proximo fim de semana ?

 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Snifa e INFANTE

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Olá,

Eu sei que ainda faltam uns dias e que tudo muda em Meteorologia, mas ...

Haverá novo cenário semelhante ao de ontem no proximo fim de semana ?

Não me parece, ontem o vendaval foi brutal aqui no nosso concelho.
A velocidade media chegou a tocar nos 80 km/h.
Nas actuais previsões esses valores estão bem distantes, mas falta muito tempo, vamos acompanhando e logo se vê.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Olá,

Não me parece, ontem o vendaval foi brutal aqui no nosso concelho.
A velocidade media chegou a tocar nos 80 km/h.
Nas actuais previsões esses valores estão bem distantes, mas falta muito tempo, vamos acompanhando e logo se vê.

Sim eu sei, a nossa estação meteorológica registou a rajada mais forte com 88.5 km/h .

Mas de qualquer forma, se essa nova depressão que ai vem, ganhar vida, temos potencial para ter algo semelhante.. Digo eu ...
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
:lmao:

Isso é uma imagem com a representação do jet stream. Basta ler os comentários para ver que parece que é típico esses gajos exagerarem, mesma à maneira do jornalismo sensacionalista :

Aliás, é a modelação do jet stream para o final do dia de hoje

Certo... mas a do ruijacome não! é GFS

Olá,

Eu sei que ainda faltam uns dias e que tudo muda em Meteorologia, mas ...

Haverá novo cenário semelhante ao de ontem no proximo fim de semana ?

de qualquer modo na ultima run já subiu:

Fc4wqFB.png


Coitados dos ingleses ...
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Olá,

Sim eu sei, a nossa estação meteorológica registou a rajada mais forte com 88.5 km/h .

Mas de qualquer forma, se essa nova depressão que ai vem, ganhar vida, temos potencial para ter algo semelhante.. Digo eu ...

Compreendo a preocupação, a situação de ontem foi grave, mas como disse, é uma incógnita saber ao certo a evolução/localização dessa depressão, a distância temporal é bem grande, vamos acompanhado os modelos.
Porventura será um dia ventoso, nada de os cascalenses não estejam habituados,digo eu. :D :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: romeupaz