Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014



Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Exacto, segundo o GFS e isso que acontecerá, mas lá está, ainda é muito previsivel.. Mas, ate mete medo so de olhar para as imagens.. :\

Boa noite!

Podem me indicar onde estão a ver estas previsões? É porque não estou a ver qual o "apocalipse" que aí vem, desculpem o termo.

Ventos fortes aqui é o pão nosso de cada dia. Rajadas de 120 km/h? Por vezes é relativamente comum no arquipélago, não seria a primeira vez. Ainda a semana passada elas andaram por aí perto destes valores. As tais rajadas de 150 km/ é provável nas zonas mais altas, mas como não vive ninguém nas montanhas, à excepção do pastoreio, penso que não é caso de tanto alarmismo.

Já houve registo de ventos ciclónicos mais fortes nos Açores.
Basta é seguirmos os avisos normais da P. Civil para situações desta natureza. O resto, já sabemos bem o que a casa gasta :thumbsup:
 

AndrePereira

Cirrus
Registo
7 Fev 2014
Mensagens
47
Local
Agueda/Coimbra
Boa noite!

Podem me indicar onde estão a ver estas previsões? É porque não estou a ver qual o "apocalipse" que aí vem, desculpem o termo.

Ventos fortes aqui é o pão nosso de cada dia. Rajadas de 120 km/h? Por vezes é relativamente comum no arquipélago, não seria a primeira vez. Ainda a semana passada elas andaram por aí perto destes valores. As tais rajadas de 150 km/ é provável nas zonas mais altas, mas como não vive ninguém nas montanhas, à excepção do pastoreio, penso que não é caso de tanto alarmismo.

Já houve registo de ventos ciclónicos mais fortes nos Açores.
Basta é seguirmos os avisos normais da P. Civil para situações desta natureza. O resto, já sabemos bem o que a casa gasta :thumbsup:

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica

Vai a vento e ve as +78 horas.. ;)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)

São possíveis estimativas. Rajadas que poderão andar nos 120 ou superiores nas terras altas. Até lá tudo pode mudar, é claro.

Acreditem, não é nada a que já não estejamos habituados.

É preciso é ter calma e não entrar em pânico que não vale a pena. Talvez se fosse por aí os estragos poderiam ser piores...

Vamos ver as próximas saídas, porque parece que ela vai chegar aí, ainda com alguma força depois de deixar os Açores. :rolleyes:
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Colegas, gostava de saber por onde entrou a stefanie e por onde entrava pelos modelos ? Onde posso ter acesso a isso ? Queria ver qual a discrepancia modelar. Obrigado
 

ipinto

Cumulus
Registo
17 Nov 2012
Mensagens
127
Local
Campanha - Porto
Já se começa a ver um maior interesse da população em geral pela meteorologia e a maneira como o tempo influencia o nosso dia a dia, é um sinal positivo, mas mesmo assim ainda impera a mentalidade tuga que: "ohh isto? Não é nada, eles enganam-se sempre", "mar com ondas de 17 metros?oh oh meninos, vou mas e tirar umas fotos"...
Em relação a Sexta feira, a janela temporal ainda é muito grande ainda existem muitas variáveis para alterar o que ira acontecer...
 

ipinto

Cumulus
Registo
17 Nov 2012
Mensagens
127
Local
Campanha - Porto
Onde consegues ver não te sei dizer, mas creio que os modelos previam que o centro passa-se no Noroeste da Península Ibérica e foi mais ou menos por ai que passou...
Colegas, gostava de saber por onde entrou a stefanie e por onde entrava pelos modelos ? Onde posso ter acesso a isso ? Queria ver qual a discrepancia modelar. Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Colegas, gostava de saber por onde entrou a stefanie e por onde entrava pelos modelos ? Onde posso ter acesso a isso ? Queria ver qual a discrepancia modelar. Obrigado


Previsão do GFS:

uhxd.png


Posição real da Stephanie:

kb11.png


A meu ver o GFS esteve bem.


Quanto à depressão que se está a modelar para o próximo fds, embora seja ainda muito cedo para tirar conclusões, está algo deste género segundo o GFS:

jizq.png


Se viesse a acontecer o que está representado na carta seria desta vez mais gravoso na Galiza e também no Litoral Norte, dado o menor espaçamento entre as isóbaras nestes locais e o centro da depressão estar bem mais a norte, ao contrário da Stephanie que tinha o seu centro no territorio Galego. Mas mais uma vez, é muito cedo para previsões e a probabilidade destas de alterarem é elevada, mas certamente que é mais uma situação para acompanhar.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
exacto ainda é muito cedo para dizer o que poderá acontecer, se mantiver assim o mais grave que estou a ver é a ondulação mais brava e um pouco mais de vento principalmente no norte, de resto..., agora se por acaso ela descer um pouco podia ser mais bonito :p, mas duvido, ainda falta muitas horas, irá mudar certamente as previsões