Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
boas o que sera de esperar para amanha e sexta?

Amanha vai chover, de um modo geral fraco. Na sexta deve chover mais, principalmente a partir da tarde, com algum vento à mistura.
 
  • Gosto
Reactions: Célia Salta


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
No medio e longo prazo os modelos estão muito insytáveis no que toca ás operacionais mas já tudo aponta para tempo mais calmo.

O UK é que está " ON FIRE "
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Ao contrario do sugerido pelos modelos, o dia acabou por ser dominado por nebulosidade estratiforme, não se verificando a previsão colocada ontem.

No entanto, no meio deste padrão algo complexo de prever, parece que estamos a ter alguma actividade de momento a surgir a oeste.

Sinóptica

A analise de satélite revela alguns núcleos, associados a uma ondulação em altura, que interage com uma pluma de ar subtropical á superfície.

O desenvolvimento de alguns núcleos convectivos concentra-se na região centro ( 38.5-40ºN), numa linha de convergência que faz fronteira entre uma língua de humidade máxima nos níveis baixos e médios ( sfc-850hpa) e ar mais seco a norte..

O GFS18z coloca uma pluma de dewpoint até 14-15ºC nos níveis baixos a avançar até ao vale do Tejo, com 9-11g/kg de mistura de agua até aos 500m.
Nos níveis médios, uma frente estacionária coloca-se igualmente ao longo do Vale do Tejo separando uma pluma de theta-e>40ºC aos 850hpa de ar mais seco a norte.

Ao longo de toda a noite e boa parte do dia de amanhã este padrão deverá manter uma linha de convecção estacionária a entrar pelo litoral centro, alimentada pela humidade/convergência e alguma instabilidade nos níveis médios devido á pequena ondulação em altura ( MUCAPE de uns 100-200J/Kg).

Em termos dinâmicos, associada á ondulação em altura ocorre uma região de fluxo mais intenso nos níveis médios e altos, que resulta em perfis de shear moderado unidirecional e paralelo á linha convectiva.
O fraco CAPE deverá resultar numa fraca organização convectiva, apesar do shear...no entanto alguns clusters desorganizados de ciclo de vida mais longo poderão surgir.

No entanto, o que é de salientar, é que este padrão de shear paralelo á linha convectiva potencia fenómenos de training, e realça o risco de precipitação excessiva.

Com base nisto, e no facto de já haver uma situação grave ao nível da ocorrência de cheias, coloco um nível de risco eminente por precipitação excessiva para partes do centro esp. litoral.

snukO6N.png
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e invent

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,474
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas..

Ao contrario do sugerido pelos modelos, o dia acabou por ser dominado por nebulosidade estratiforme, não se verificando a previsão colocada ontem.

No entanto, no meio deste padrão algo complexo de prever, parece que estamos a ter alguma actividade de momento a surgir a oeste.

Sinóptica

A analise de satélite revela alguns núcleos, associados a uma ondulação em altura, que interage com uma pluma de ar subtropical á superfície.

O desenvolvimento de alguns núcleos convectivos concentra-se na região centro ( 38.5-40ºN), numa linha de convergência que faz fronteira entre uma língua de humidade máxima nos níveis baixos e médios ( sfc-850hpa) e ar mais seco a norte..

O GFS18z coloca uma pluma de dewpoint até 14-15ºC nos níveis baixos a avançar até ao vale do Tejo, com 9-11g/kg de mistura de agua até aos 500m.
Nos níveis médios, uma frente estacionária coloca-se igualmente ao longo do Vale do Tejo separando uma pluma de theta-e>40ºC aos 850hpa de ar mais seco a norte.

Ao longo de toda a noite e boa parte do dia de amanhã este padrão deverá manter uma linha de convecção estacionária a entrar pelo litoral centro, alimentada pela humidade/convergência e alguma instabilidade nos níveis médios devido á pequena ondulação em altura ( MUCAPE de uns 100-200J/Kg).

Em termos dinâmicos, associada á ondulação em altura ocorre uma região de fluxo mais intenso nos níveis médios e altos, que resulta em perfis de shear moderado unidirecional e paralelo á linha convectiva.
O fraco CAPE deverá resultar numa fraca organização convectiva, apesar do shear...no entanto alguns clusters desorganizados de ciclo de vida mais longo poderão surgir.

No entanto, o que é de salientar, é que este padrão de shear paralelo á linha convectiva potencia fenómenos de training, e realça o risco de precipitação excessiva.

Com base nisto, e no facto de já haver uma situação grave ao nível da ocorrência de cheias, coloco um nível de risco eminente por precipitação excessiva para partes do centro esp. litoral.




Wouuuuuu... isso quer dizer que, embora não haja nenhum alerta para chuva no dia de amanhã, poderemos ter alguns aguaceiros fortes?
Por exemplo, aqui para Peniche o ipma prevê chuva, mas pouca.
Segundo a tua previsão poderá não ser assim tão pouca, é isso?

aiaiai... E o carnaval, sei que é muuuuuito cedo, mas e a tendência, não há pelo menos uma ideiazinha?
:)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ao contrario do sugerido pelos modelos, o dia acabou por ser dominado por nebulosidade estratiforme, não se verificando a previsão colocada ontem.

(...)

Com base nisto, e no facto de já haver uma situação grave ao nível da ocorrência de cheias, coloco um nível de risco eminente por precipitação excessiva para partes do centro esp. litoral.

snukO6N.png

Tal como ontem os modelos não falharam e a não verificação do que previas resultou apenas de mais um exagero, para hoje e tendo até em conta a situação mais gravosa de amanhã, o teu aviso não faz qualquer sentido nos periodos que consideraste e é um claro exagero.

Uma pessoa como tu que tem imensas capacidades e um vasto conhecimento penso, na minha modesta opinião, que só se está a descredibilizar-se a si próprio de uma forma incompreensível... o que é, e muito sinceramente, pena.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Tal como ontem os modelos não falharam e a não verificação do que previas resultou apenas de mais um exagero, para hoje e tendo até em conta a situação mais gravosa de amanhã, o teu aviso não faz qualquer sentido nos periodos que consideraste e é um claro exagero.

Uma pessoa como tu que tem imensas capacidades e um vasto conhecimento penso, na minha modesta opinião, que só se está a descredibilizar-se a si próprio de uma forma incompreensível... o que é, e muito sinceramente, pena.

Eu acho que compreendo, o Stormy é de Lisboa, e se reparares os avisos dele são quase sempre com Lisboa incluído, ele é dos melhores aqui em termos de conhecimento, mas acho que sofre um pouco de "WISH CASTING" :lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, é o problema de wish casting, e é mesmo pena que assim seja.
Ontem e hoje no continente são dias banais, e estas previsões só geram ruído.

Concentrem-nos hoje na depressão «ULLA» nos Açores, isso sim, uma situação relevante, que amanhã também terá efeitos no continente, menos graves, e disso já teremos algo mais para falar.

SYbZGtY.gif
 

Nuno_1010

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
236
Local
Atouguia da baleia-Peniche
Esta previsão é para 5ªF ou6ª

Boas..

Ao contrario do sugerido pelos modelos, o dia acabou por ser dominado por nebulosidade estratiforme, não se verificando a previsão colocada ontem.

No entanto, no meio deste padrão algo complexo de prever, parece que estamos a ter alguma actividade de momento a surgir a oeste.

Sinóptica

A analise de satélite revela alguns núcleos, associados a uma ondulação em altura, que interage com uma pluma de ar subtropical á superfície.

O desenvolvimento de alguns núcleos convectivos concentra-se na região centro ( 38.5-40ºN), numa linha de convergência que faz fronteira entre uma língua de humidade máxima nos níveis baixos e médios ( sfc-850hpa) e ar mais seco a norte..

O GFS18z coloca uma pluma de dewpoint até 14-15ºC nos níveis baixos a avançar até ao vale do Tejo, com 9-11g/kg de mistura de agua até aos 500m.
Nos níveis médios, uma frente estacionária coloca-se igualmente ao longo do Vale do Tejo separando uma pluma de theta-e>40ºC aos 850hpa de ar mais seco a norte.

Ao longo de toda a noite e boa parte do dia de amanhã este padrão deverá manter uma linha de convecção estacionária a entrar pelo litoral centro, alimentada pela humidade/convergência e alguma instabilidade nos níveis médios devido á pequena ondulação em altura ( MUCAPE de uns 100-200J/Kg).

Em termos dinâmicos, associada á ondulação em altura ocorre uma região de fluxo mais intenso nos níveis médios e altos, que resulta em perfis de shear moderado unidirecional e paralelo á linha convectiva.
O fraco CAPE deverá resultar numa fraca organização convectiva, apesar do shear...no entanto alguns clusters desorganizados de ciclo de vida mais longo poderão surgir.

No entanto, o que é de salientar, é que este padrão de shear paralelo á linha convectiva potencia fenómenos de training, e realça o risco de precipitação excessiva.

Com base nisto, e no facto de já haver uma situação grave ao nível da ocorrência de cheias, coloco um nível de risco eminente por precipitação excessiva para partes do centro esp. litoral.

snukO6N.png
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Uma pessoa como tu que tem imensas capacidades e um vasto conhecimento penso, na minha modesta opinião, que só se está a descredibilizar-se a si próprio de uma forma incompreensível... o que é, e muito sinceramente, pena.

Nao quero de maneira nehuma denegrir o colega stormy mas tambem tenho esta ideia de que as suas previsoes pecam por excesso.

Hoje aqui no burgo está um dia normalíssimo, penso que ainda nao choveu hoje e no entanto aquele aviso vermelho no mapa parece indicar o contrario.

É justo frisar que o meu conhecimento comparado com o do stormy é igual a um grao de areia no meio do deserto.
 
  • Gosto
Reactions: Teles e Jota 21

NSousa

Cirrus
Registo
7 Fev 2014
Mensagens
25
Local
Caneças - Odivelas
Nao quero de maneira nehuma denegrir o colega stormy mas tambem tenho esta ideia de que as suas previsoes pecam por excesso.

Hoje aqui no burgo está um dia normalíssimo, penso que ainda nao choveu hoje e no entanto aquele aviso vermelho no mapa parece indicar o contrario.

É justo frisar que o meu conhecimento comparado com o do stormy é igual a um grao de areia no meio do deserto.

Antes a contar com algo que não venha a acontecer do que o contrário. Já tivemos n exemplos de previsões acertadas que foram ignoradas e ups...
Tenho em memória a situação que aconteceu em Santa Cruz e todo o Oeste em 2010/11 se a memória não me falha.

Este ano já vi as sargetas serem limpas à pressa debaixo de um imenso temporal, precisamente por causa das previsões deficientes...

Claro está, é a minha opinião! ;)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas tardes. Já há nome para a depressão que afectará amanhã Portugal continental?
Pela imagem de saté lite parece bem potente.
Sim, chama-se Ulla. Como passará muito a Norte teremos os efeitos desta depressão a sentirem-se principalmente no Norte com rajadas até 100km\h e chuva por vezes forte, mas nada de especial. Na Galiza as coisas serão mais complicadas...
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sim, chama-se Ulla. Como passará muito a Norte teremos os efeitos desta depressão a sentirem-se principalmente no Norte com rajadas até 100km\h e chuva por vezes forte, mas nada de especial. Na Galiza as coisas serão mais complicadas...

O efeitos, e falando em especial no Norte, poderão ser semelhantes à depressão Petra, embora eu pense que um pouco menos pois a depressão não é tão cavada, será de contar com chuva por vezes forte à passagem da frente e ventos fortes de SW, em especial nas regiões do Norte e Centro, mas sobretudo mais a Norte:rain: