Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Isto mais parece um tópico de crianças, o Vitamos só alertou o Stormy que estava a ser demasiado optimista nas suas previsões, ninguém o criticou, parem de ser crianças que ninguém criticou o Stormy.

Já chega de fazer posts acerca disto, o Stormy não precisa que o defendam até porque ele, ao contrário de muitos daqui, sabe ouvir opiniões e gosta de aprender com os erros. Acabou-se esta conversa e este off topic que já enjoa.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bom, já chega...

As criticas ao Stormy foram mais do que justas, ninguém deve estar acima de criticas. Não se trata de errar uma previsão, trata-se de fazer uma previsão completamente disparatada, quer hoje, quer ontem.

Se é chato alguém ser criticado, também é muito chato para quem critica com toda a razão outros não compreenderem as razões dessa critica (principalmente vindas de pessoas que nem entendem o que se está a criticar). Ainda há semanas elogiei pessoalmente o stormy por ter alertado no seguimento norte para a supercélula que estava ao largo do grande Porto. Tal como o já critiquei imensas vezes.

Eu também sou apologista de previsões por excesso, mas não exageremos, se eu prever um furacão para esta tarde, não me vão dizer que isso é positivo porque foi excessivo, pois não?

São tão prejudiciais previsões por defeito como previsões excessivas de forma continuada, na verdade até são mais perigosas, porque finalmente quando acontece algo de grave as pessoas já nem ligam devido a exageros anteriores. Isso até vem em imensos estudos científicos.

Consultem o GFS para hoje, o WRF, o Estofex de hoje, o Estofex de ontem. Consultem o AROME, o IPMA, tudo o que quiserem.
Quem perceba minimamente de meteorologia que dê uma olhadela em tudo, não vê nada, no continente apenas um dia chato de Inverno sem nada de especial para falar. Amanhã sim, já há alguma coisa. Se hoje é laranja ou vermelho, então amanhã tinha que ser um mapa psicadélico, com o post a piscar com luzinhas de alarme por todo o lado, e sirene a apitar no fórum.


Já agora, quem se dá ao trabalho sério de até fazer avisos, com cores, imitando entidades com responsabilidade, tem que fazer verificação das suas previsões.

Ainda o ano passado uma pessoa ligada ao Estofex e ESSL me agradeceu o facto de em Portugal haver quase sempre feedback de fenómenos extremos como tornados, coisa que não acontece em todo o lado.

E agradeceu porque para eles é extremamente importante saberem o que aconteceu ou não aconteceu, para fazerem exactamente isso, verificarem a eficácia das suas previsões, o que foi muito acertado, ou nem por isso. Uma auto-avaliação

Há dois anos que peço recorrentemente isso ao stormy, no interesse dele, pois ajudaria a melhorar as próprias previsões dele, mas ele sempre se recusou a fazer essa auto-avaliação. Por alguma razão será.

Peço portanto ao stormy para fazer finalmente essa verificação, e partilhar os resultados com todos. Se tem confiança nelas a verificação será mediana ou boa, matam-se duma vez as criticas. Todos ganham, sobretudo ele próprio.

---

E a conversa off-topic acaba aqui, mensagens posteriores sobre este assunto serão removidas. As respeitantes ao outro-offtopic que se desenrolava, foram movidas para Climatologia (aqui). Algum assunto, enviem-me uma MP.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Para quando um alivio no estado do tempo aqui pra cima?
Na próxima semana não devemos ter sol " a sério"...ainda vamos ter alguma chuva, pelo menos na segunda ta mais ou menos garantida. Nos dias seguintes logo se verá mas parece-me que teremos chuva quase todos os dias, mas em muito menor quantidade do que temos tido.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu sinceramente acho que este espaço é de partilha, debate e só assim vamos melhorando...acabem com a discussão, eu nem sou o maior nem o pior nem nada, aqui somos todos iguais...seres humanos...e eu sinto-me mal por trair a vossa confiança ao encarreirar em erros estúpidos que podem ser evitados.

A minha analise de ontem falhou muito, foi um disparate e peço desculpa.

Levei a demasiado sério alguns parâmetros do modelo GFS e intrepertei a imagem de satélite de modo abusivo, foi um caso típico de wishcasing que tentarei não repetir.

Coloquei um nível de risco eminente para precipitação severa ( limite na ordem dos 20-30mm/3h) e apenas se verificaram algumas manchas de precipitação ocasionais que avançaram pelo centro durante a madrugada, pelo que foi sem duvida uma previsão exagerada.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy, e para amanha\Sábado o que podemos esperar?

A frente fria deverá trazer algum vento e aguaceiros pontualmente fortes, o pós frontal deverá trazer mais aguaceiros, talvez algumas trovoadas, com granizo e neve nas cotas medias e altas.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Vejam até que ponto o efeito orográfico reflecte-se sobre os valores de precipitação. Tomando o caso da passada noite, em que o predomínio de nebulosidade estratiforme, associada a uma massa de ar quente e saturada percorreu o centro - sul do continente, tendo originado 5 a 10 mm de precipitação na maior parte das regiões atravessadas, ao encontrar um relevo saliente exposta aos ventos, ampliou de imediato a precipitação para valores muito superiores: Portalegre registou quase 50 mm de precipitação nas últimas 24 horas.
Se não fosse a presença do maciço Marvão/S.Mamede, é evidente que Portalegre não teria acumulado tanta precipitação. Portanto, é preciso muitas vezes entender a posição geográfica dos lugares para melhor compreendermos os seus dados meteorológicos.

Portalegre_13.02.2014.JPG

Portalegre, 13.02.2014

precipita%C3%A7%C3%A3o_13.02.2014.jpg

Quase toda a precipitação ocorreu na madrugada e início da manhã

Em baixo estão as cartas de reflectividade da passada noite, correspondentes à região centro - sul; para quem não tem conhecimento do modelado do relevo, terá alguma dificuldade em perceber como manchas de reflectividade quase idênticas podem originar acumulações de precipitação tão dispares...

13.02.2014.JPG
 
Última edição:
Registo
4 Jan 2014
Mensagens
53
Local
Vila Boa de Cima (800m), Serra de Montemuro
Bom parece que a partir de sábado as cotas de neve irão descer bem e permanecer dessa forma com possibilidade de queda de neve a cotas médias na segunda feira, neste momento gosto mais do europeu do que do GFS quanto a essa matéria, veremos no que resulta:thumbsup:

PS: Se há uma pessoa com quem temos aprendido imenso, (falo por mim porque não sou de forma alguma um especialista), é com o stormy. Toda a gente erra, e gostaria de continuar a ler por muitas mais vezes os posts do caro amigo stormy, por quem sinto grande admiração, e sempre será dos melhores contributos que este forum alguma vez terá!!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Na politica o melhor politico é aquele que sabe falar, comunicar e discursar melhor, normalmente uma pessoa que tem uma boa imagem, geralmente com roupa formal e que diz não aquilo que tenciona mesmo fazer, mas sim aquilo que povo quer ouvir, e quando diz realmente o que vai fazer utiliza um estilo de linguagem ou discurso bastante técnico de forma a que as pessoas não entendam a real mensagem. Eu gosto de dizer que o povo continua a gostar de ser enganado.

Aqui no Forum, temos o Governo (os administradores), os cabeça de partidos (pessoas com conhecimentos aqui no Forum mas como ideias contrarias por vezes) e depois temos o povo (aqueles membros que têm poucas dezenas de mensagens e pouco percebem disto mas adoram a chuva).

O povo espera um certo tipo de discurso, como já foi dito existe sempre um "Wish Casting", e quando é indicado chuva esperam sempre algo mais ás previsões. O que se passa é que a maior parte das vezes essas pessoas não sabem analisar o tempo e nem consultam modelos, portanto aquilo que lêem aqui, é verdade suprema. E quando existem 1 ou outro membro que resolve indicar uma previsão, é entendida essa pessoa como sendo alguém que sabe o que está a dizer e que a sua análise é correcta, embora suspectivel obviamente de errar, porque não existem ciências exactas.

O que por vezes acontece é que essa pessoa, é chamada á atenção pelo Governo, ou pelos diferentes chefes de partido (moderadores normalmente e outras pessoas) e então o povo insurge-se contra esses partidos, por estes insurgirem-se contra aquele que prometia aquilo que eles desejavam.

Ou seja até aqui existe "politica" ....

Com isto não quero armar-me em critico ou advogado de ninguém, nem do Stormy, nem dos Moderadores nem dos membros pouco participativos que de vez em quando passam por aqui, mas que têm disposição de aprender (espero eu), mas sim tentar mostrar porque acontecem estas confusões de vez em quando por aqui ....

O Stormy já por várias vezes teve tendencias a exagerar, quando chamado á atenção as previsões dele começam a correr melhor mas nas ultimas semanas reparei que andam sempre por aqui exageradamente avisos vermelhos por tudo e por nada, e tenho a certeza que ele mais do que ninguém aprende com os erros porque mais do que qualquer um de nós que por aqui anda tem mais conhecimentos, só que parece sofrer de "Wish casting" e reparei que ultimamente anda "pior" incorrendo no erro de olhar a imagens de satélite que por vezes são extremamente enganadoras.

Quanto ao tempo acho que a partir da proxima semana poderemos ter tempo ameno e algum sol em especial aqui mais a sul, porque já faz falta o sol, e este tempo do faz que chove (pelo menos aqui) também já aborrece.

Abraço pessoal e juizinho !
 
  • Gosto
Reactions: romeupaz e rbsmr

sergiosilva

Cirrus
Registo
24 Dez 2013
Mensagens
50
Local
Braga
Bom dia, vejo através dos modelos que a precipitação começa a sua festa por volta das 12 horas, tendo o seu pico por volta das 15 horas aqui no Minho e Douro litoral. Para já a festa é do vento com rajadas muito interessantes, cuidado com coberturas de chapa e lã de rocha, lol...
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Bom dia,

Pretendia ir à Serra da Estrela no sábado ou domingo. Já vi que o GFS dá uma previsão melhor para Domingo. Dada a acumulação de neve destes dias, acham que os acesso estarão abertos? Haverá neve a cotas mais baixas, p.e. em Gouveia? Agradeço a vossa ajuda.