Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Como ja devem ter percebido ando para comprar uma estação metereologica pois a minha deixou de captar os sensores. Gostaria de ter uma opinião sobre esta
http://www.ventusdesign.com/uploads/tx_hmrventus/VENTUS_W266_user_manual.pdf
Ja traz sensor de chuva, vento, termohigrometro, sensor de uv e de trovoada. Não da para ligar ao pc mas não é minha intenção debitar dados.
Agradeço comentarios
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Bom dia :)

Se estás só a pensar na marca Oregon existem outras possibilidades mais acessíveis e com com um preço e qualidade muito bom.

Para uma gama Oregon WMR100 e WMR200 existe a possibilidade de uma PCE que é muito parecida a Oregon em questão dos dados, a diferença é que é mais acessível a PCE e nao vale a pena dar mais dinheiro por uma Oregon WMR100 ou WMR200 quando não vale a pena pela qualidade da estação.

Se estiveres interessado em comprar uma Oregon WMR300, se fosse eu no teu caso ao dinheiro que irias investir nisso dava mais um pouco de dinheiro e compraria uma Davis Vantege pro2. E assim ficavas com uma estação profissional e com uns dados de alta qualidade ;)


Cumprimentos
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Bom dia :)

Se estás só a pensar na marca Oregon existem outras possibilidades mais acessíveis e com com um preço e qualidade muito bom.

Para uma gama Oregon WMR100 e WMR200 existe a possibilidade de uma PCE que é muito parecida a Oregon em questão dos dados, a diferença é que é mais acessível a PCE e nao vale a pena dar mais dinheiro por uma Oregon WMR100 ou WMR200 quando não vale a pena pela qualidade da estação.

Se estiveres interessado em comprar uma Oregon WMR300, se fosse eu no teu caso ao dinheiro que irias investir nisso dava mais um pouco de dinheiro e compraria uma Davis Vantege pro2. E assim ficavas com uma estação profissional e com uns dados de alta qualidade ;)


Cumprimentos

E dentro das PCE, qual é a versão mais atualizada? Já ouvi a falar nesta (WH3080), agora não sei se será mesmo :huh:.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Bom dia :)

Se estás só a pensar na marca Oregon existem outras possibilidades mais acessíveis e com com um preço e qualidade muito bom.

Para uma gama Oregon WMR100 e WMR200 existe a possibilidade de uma PCE que é muito parecida a Oregon em questão dos dados, a diferença é que é mais acessível a PCE e nao vale a pena dar mais dinheiro por uma Oregon WMR100 ou WMR200 quando não vale a pena pela qualidade da estação.

Se estiveres interessado em comprar uma Oregon WMR300, se fosse eu no teu caso ao dinheiro que irias investir nisso dava mais um pouco de dinheiro e compraria uma Davis Vantege pro2. E assim ficavas com uma estação profissional e com uns dados de alta qualidade ;)

Cumprimentos
Uma sugestão muito esticada, nunca recomendaria uma PCE sobre uma Oregon, por mais antiga que fosse. As Oregon têm a desvantagem de dar a pressão de 1 em 1 hPa e a precipitação também de 1 em 1mm, no entanto, a Oregon é uma marca reconhecida no mundo da meteorologia, e tem instrumentos de qualidade. Não digo com isto que a PCE seja uma porcaria, não é, até porque eu próprio tenho uma, e é extremamente fiável e boa, mas quando vamos ver a qualidade de fabrico e a construção, a Oregon é bem mais experiente no foro meteorológico. As PCE são baseadas de uma marca chinesa chamada "Fine Offset", e a PCE só vende a equivalente à "WH1081". A WH3080 só mandada vir do estrangeiro, de uma das marcas disponíveis, a "Watson", é um exemplo, mas ainda recomendaria menos do que uma PCE normal.
As WH3080 têm sensores de radiação solar e UV cuja qualidade vale zero. Os valores de radiação são dados em Lux e cabe ao software escolhido para a estação fazer a conversão para W/m^2 , com ainda o "extra" do sensor não ser nada fiável; em cima disso, o sensor UV dá valores exorbitantes mesmo de Inverno, o que requer umas modificações para dar valores mais fiáveis, e esse modelo tem ainda mais problemas, tais como a captação de sinal por vezes irregular. Basta pesquisar neste fórum a quantidade de tópicos que há sobre esses assuntos.
Essas "Fine Offset" são por vezes malandras quando é para apanhar sinal da estação quando estão mais longe, podem estar a dar e parar de dar de repente, ou podem ficar a dar tempos e tempos e nunca acontecer nada. Em termos de dados são excelentes, mas na minha opinião recomendaria a Oregon. A WMR300 apenas se o orçamento o permitisse, mas para isso, tal como o colega Estação SP disse, arranjava-se a Davis Vantage Vue ou a Vantage Pro 2.
As Oregon também são conhecidas pelos seus problemas, mesmo sendo mais raros que na PCE, portanto a esta altura é uma questão de alguém com uma Oregon dar feedback também.
Mas também não vou "não-recomendar" a PCE, os problemas que descrevi com o sinal não são coisas extremamente comuns a menos que se tenha uma grande distância entre sensor e transmissor ou muitas paredes, apenas são mais sensíveis a esses obstáculos. :D
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Devo ser o unico com PCE e recomendo e lá vão quase 4 anos sem problemas, nem falhas:D
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Pedia o favor de me tirarem uma dúvida....

Comprei uma estação Météo da marca TFA 35.1083 com pressão atmosférica,temperaturas interior e exterior , Humidade exterior e interior e previsão de tempo.
Tenho verificado de manhã cedo uma diferença de 2 graus a mais da estação em relação ao meu carro,ou seja no carro se marcar 5 , na estação tenho 7..
Estará a estação a funcionar mal? Obrigado
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Pedia o favor de me tirarem uma dúvida....

Comprei uma estação Météo da marca TFA 35.1083 com pressão atmosférica,temperaturas interior e exterior , Humidade exterior e interior e previsão de tempo.
Tenho verificado de manhã cedo uma diferença de 2 graus a mais da estação em relação ao meu carro,ou seja no carro se marcar 5 , na estação tenho 7..
Estará a estação a funcionar mal? Obrigado

Esse tipo de comparação é complicada. Que carro é? Tem o sensor no retrovisor direito (mamilo)? Ou tem-no na zona frontal, debaixo do capot? Se for na zona frontal poderá ser devido a inversão térmica (o sensor fica abaixo da altura do da EMA). O local onde o carro fica certamente não será ao lado da estação também. Portanto estar a comparar esses valores só mesmo por curiosidade, pois em termos de padrão OMM o que conta é o da estação, estando esta instalada segundo pelo menos os requisitos mínimos.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Esse tipo de comparação é complicada. Que carro é? Tem o sensor no retrovisor direito (mamilo)? Ou tem-no na zona frontal, debaixo do capot? Se for na zona frontal poderá ser devido a inversão térmica (o sensor fica abaixo da altura do da EMA). O local onde o carro fica certamente não será ao lado da estação também. Portanto estar a comparar esses valores só mesmo por curiosidade, pois em termos de padrão OMM o que conta é o da estação, estando esta instalada segundo pelo menos os requisitos mínimos.



O carro é um Renault mégane, o local onde está o sensor não sei.
A estação tenho colocada na varanda , abrigada do sol e da chuva
não sei é se a marca TFA se é boa. do que eu li na net tem apreciações positivas, mas ficamos sempre na dúvida. Paguei 45 euros pela estação.
obrigado pela ajuda.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
O carro é um Renault mégane, o local onde está o sensor não sei.
A estação tenho colocada na varanda , abrigada do sol e da chuva
não sei é se a marca TFA se é boa. do que eu li na net tem apreciações positivas, mas ficamos sempre na dúvida. Paguei 45 euros pela estação.
obrigado pela ajuda.

Isso será certamente acumulação de ar frio na zona onde tem o veículo. Pelo que vi na net é como nos Citroën C3, no espelho retrovisor (deve ser tudo igual ou parecido dentro dos carros franceses :p)

A que altura está a estação do solo?
 
Registo
16 Nov 2012
Mensagens
70
Local
Figueiró dos Vinhos (458m)
Boas,

Desculpem vir aqui chatear, estou a iniciar a minha "aventura" neste mundo, e como tal, resolvi passar um pouco mais à acção.

Para começar, não vou poder fazer um bom investimento antes de Setembro, como tal reparei nalguns aparelhos e gostaria de saber a vossa opinião se possivel.

Ora bem, tenho 6€ de desconto na Dechatlon e então estive a ver esta estação:
http://www.decathlon.pt/estacao-mete...d_8300661.html

e no Lidl vai haver promoção desta: http://www.lidl.pt/cps/rde/SID-5C360...&id=3380&ar=91

Poderão me dizer qual a melhor compra e ao certo as suas funcionalidades??

Já agora, como funciona este Higrómetro? http://www.decathlon.pt/higrometro-w...d_8205970.html

Desculpem a minha "estupidez" nesta matéria.

Abraço
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Boas,

Desculpem vir aqui chatear, estou a iniciar a minha "aventura" neste mundo, e como tal, resolvi passar um pouco mais à acção.

Para começar, não vou poder fazer um bom investimento antes de Setembro, como tal reparei nalguns aparelhos e gostaria de saber a vossa opinião se possivel.

Ora bem, tenho 6€ de desconto na Dechatlon e então estive a ver esta estação:
http://www.decathlon.pt/estacao-mete...d_8300661.html

e no Lidl vai haver promoção desta: http://www.lidl.pt/cps/rde/SID-5C360...&id=3380&ar=91

Poderão me dizer qual a melhor compra e ao certo as suas funcionalidades??

Já agora, como funciona este Higrómetro? http://www.decathlon.pt/higrometro-w...d_8205970.html

Desculpem a minha "estupidez" nesta matéria.

Abraço

Pelo que entendo tanto a estação da Decathlon como a do lidl são relativamente semelhantes, ou seja, enquadram-se no conceito de estação simples com sensor de temperatura externo. Ora nisto dos sensores geralmente o discurso é o mesmo: são úteis, permitem ter uma ideia bastante aproximada da temperatura mas, se não forem devidamente abrigados, de preferência com um RS, terão tendência a apresentar erros, que se acentuam tanto mais, quanto maior for a radiação envolvente (já nem falo do sol directo, onde as leituras são totalmente erradas). Tirando os pontos ditos, estas estações ditas "básicas" são geralmente boas compras, pelo preço baixo que têm, servindo ou de mero indicador para o parâmetro em causa, ou como dispositivo auxiliar para um fim específico (por exemplo estações portáteis).

Quanto ao higrómetro sinceramente não conhecia, e desconheço igualmente como funciona este modelo :(

Cumps!
 
  • Gosto
Reactions: joaoantoniovaz