Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2014



Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Aqui está um resumo das observações de quinta e sexta passadas.

Quinta-feira, 13 de Fevereiro

É de salientar as rajadas máximas registadas. A estação das Lajes, na Ilha Terceira, registou 144,1 km/h de rajada máxima. As Ilhas do Corvo e Graciosa registaram rajadas superiores a 157 km/h, valor máximo que os anemómetros das estações têm capacidade de registar e estima-se que possam ter chegado aos 190 km/h.

Ilha do Corvo - Rajadas superiores a 157 km/h
Ilha das Flores - 108,1 km/h
Ilha do Faial: Horta - 118,9 km/h
Horta (Castelo Branco) - 90,1 km/h
Ilha do Pico (sem dados)
Ilha de São Jorge (sem dados)
Ilha Graciosa - Rajadas superiores a 157 km/h
Ilha Terceira: Angra do Heroísmo - 100,9 km/h
Lajes - 144,1 km/h
Ilha de São Miguel: Ponta Delgada - 90,1 km/h
Ilha de Santa Maria - 111,7 km/h



Sexta-feira, 14 de Fevereiro

É de salientar o wind chill e a queda de granizo e de neve. :cold: Caíram apenas aguaceiros de neve nos pontos mais altos de São Miguel.


Ilha das Flores

V7XWMy9.png
cw7mB5Y.png



Horta, Ilha do Faial

cw7mB5Y.png
HksNPmW.png



Horta (Castelo Branco), Ilha do Faial

ioVcppw.png
X6Iyvfq.png



Angra do Heroísmo, Ilha Terceira

31Tg75a.png
ZR2ozmT.png



Lajes, Ilha Terceira

ZR2ozmT.png
IjRywWo.png



Ponta Delgada, Ilha de São Miguel

EAvork3.png
7g2OYMe.png



Ilha de Santa Maria

d9xNzEn.png
xqBCiAQ.png
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A Madeira tem realmente muita diversidade, tanto no clima como em paisagens :D. O que é engraçado é que a estação do Lido está acima dos 22 graus e a webcam mostra que o pico do Areeiro está branquinho :).
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Off-Topic. Para quem estiver interessado:

O ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown vai estar em abril nos Açores, para participar num congresso internacional sobre telecomunicações, foi anunciado.

A visita foi divulgada no final de uma audiência concedida pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, ao responsável pela empresa canadiana que organiza a iniciativa.

Vasco Cordeiro referiu que a presença de Gordon Brown nos Açores “cria a expectativa quanto à importância e qualidade do encontro”, que reúne clientes de todo o mundo da empresa, presidida por um emigrante açoriano no Canadá (David Tavares), e que pode ser importante para promover e divulgar a região “não só do ponto de vista turístico como da capacidade de empreendedorismo”.

http://www.acorianooriental.pt/noticia/gordon-brown-vai-estar-em-abril-nos-acores
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Turlu

Cirrus
Registo
24 Nov 2011
Mensagens
64
Local
São Mateus da Calheta
Hoje cerca do meio dia, fiquei com parte do telhado revirado e um meu vizinho ficou com uma janela metida dentro por uma "rajada de vento?"
Segundo a minha esposa que estava em casa, ficou bastante escuro e fez um "barulho diferente" e durou poucos segundos.
A janela que foi metida dentro está em linha reta com a parte do meu telhado que foi danificado. Estas duas casas ficam num alto. Os meus vizinhos da frente, também em linha reta com as zonas danificadas, não tiveram quaisquer estragos. Possivelmente porque ficam protegidas pelo outeiro onde fica a minha casa.
Sujestões para o sucedido?
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Hoje cerca do meio dia, fiquei com parte do telhado revirado e um meu vizinho ficou com uma janela metida dentro por uma "rajada de vento?"
Segundo a minha esposa que estava em casa, ficou bastante escuro e fez um "barulho diferente" e durou poucos segundos.
A janela que foi metida dentro está em linha reta com a parte do meu telhado que foi danificado. Estas duas casas ficam num alto. Os meus vizinhos da frente, também em linha reta com as zonas danificadas, não tiveram quaisquer estragos. Possivelmente porque ficam protegidas pelo outeiro onde fica a minha casa.
Sujestões para o sucedido?


Olá, qual a localização, hora e se o evento vinha acompanhado de chuva ou granizo?