IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A estação de Alvega voltou ao activo...mas parece que está com registos estranhos, falo das máximas, demasiado altas, alguns valores estão claramente errados.


2py2mgo.jpg
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Impressionante :eek:, a ultima vez que a cidade do Porto teve uma temperatura igual ou superior a 20º graus, foi a 11/11/2013 com uma maxima de 21º graus e foi só esse dia, antes disso foi a 27/10/2013, e por este andar olhando para os modelos nem em Março vão-se atingir essas temperaturas, o Inverno está para durar sem qualquer tipo de duvida. Março preve-se molhado e fresco, mas tudo pode mudar naturalmente.

Meu caro, porquê que não pára de inventar e se dá ao trabalho de colocar realmente dados que comprovem aquilo que atira para o ar? Porquê que nunca o vi colocar um gráfico, uma imagem, uma tabela com a fonte devidamente apontada justificando as coisas que afirma neste fórum, apenas vejo grandes textos, sustentados naquilo que você acha e sem qualquer base prática que o suporte.

Aqui estão os dias que o Porto ultrapassou os 20ºC desde 1 de Novembro, que segundo o IM foram 11 (não sendo possível apurar se foram mais devido aos dias que esteve offline)


Novembro

xkt849.jpg


nejdzr.jpg


Dezembro

ye34n.jpg


Janeiro

hwa0sx.jpg
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
y
Meu caro, porquê que não pára de inventar e se dá ao trabalho de colocar realmente dados que comprovem aquilo que atira para o ar? Porquê que nunca o vi colocar um gráfico, uma imagem, uma tabela com a fonte devidamente apontada justificando as coisas que afirma neste fórum, apenas vejo grandes textos, sustentados naquilo que você acha e sem qualquer base prática que o suporte.

Aqui estão os dias que o Porto ultrapassou os 20ºC desde 1 de Novembro, que segundo o IM foram 11 (não sendo possível apurar se foram mais devido aos dias que esteve offline)


Novembro

xkt849.jpg


nejdzr.jpg


Dezembro

ye34n.jpg


Janeiro

hwa0sx.jpg


11 Dias ou mais com temperaturas superiores 20 ° C desde novembro ? ? ? ? ? ! ! ! !

Eh pa , estamos no verao e ainda nao me apercebi .

Ja agora , essa estacao fica debaixo de algum aquecedor ?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Este topico é o mais aproriado.

Aqui estão os dias que o Porto ultrapassou os 20ºC desde 1 de Novembro, que segundo o IM foram 11 (não sendo possível apurar se foram mais devido aos dias que esteve offline)

xkt849.jpg


nejdzr.jpg


Dezembro

ye34n.jpg


Janeiro

hwa0sx.jpg

Sim é uma estação do IPMA...mas nos tempos que correm, infelizmente, não garante nada (tens o exemplo do post referente à estação de Alvega), estarão os dados corretos? Não me lembro do pessoal do Porto partilhar registos dessa grandeza (máximas > 20ºC). :confused:
 

Quantum

Cirrus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

y


11 Dias ou mais com temperaturas superiores 20 ° C desde novembro ? ? ? ? ? ! ! ! !

Eh pa , estamos no verao e ainda nao me apercebi .

Ja agora , essa estacao fica debaixo de algum aquecedor ?

Também não confio muito nesses dados; ou ainda não foram processados ou há qualquer problema com a estação seja geográfico ou funcionamento. Mas não sei, não sou do Porto nem tenho acompanhado o clima deles com atenção. Estou só a supor, comparando com os dados do weatheronline.co.uk ou de estações no wunderground tipo esta. Segundo essa estação o último dia com temperatura maxima superior a 20 foi mesmo em Novembro.


De qualquer maneira, também não percebo qual a surpresa de ter ou não ter dias com temperaturas superiores a 20ºC desde Novembro... Por algum motivo chama-se Inverno, e por algum motivo a média da temperatura máxima só ultrapassa os 20ºC em Maio (pelas médias).
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Esses gráficos são referentes à estação da Serra do Pilar, e tratando-se de uma RUEMA, já sabemos que, normalmente, as temperaturas máximas não são de muita fiabilidade.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Ia comparar todos os dias com temperatura maior que 20C marcados nos gráficos com os dados do histórico do ISEP para os mesmos dias, mas não foi preciso: já desde o primeiro registo os dados do isep diferem completamente destes do IPMA, sendo que as temperaturas do isep das duas primeiras ocorrências são inferiores a 20C (menos que 17C para o dia 3 de Novembro e menos que 18C para o dia 7 de Novembro*). Não me preocupei em verificar as restantes ocorrências, dada a discrepância inicial. Tendo dito isso, também vale a pena afirmar que os dias verificados foram efectivamente quentes, embora não tendo chegado aos 20C.


_________
* A apresentação dos registos diários no site do isep deixa algo a desejar, e até agora não arranjei forma de copiar os dados de uma coluna de um referido dia e colá-los numa folha de cálculo, de forma que pudesse encontrar automaticamente máximas, mínimas, etc. Desta forma, esta verificação aqui apresentada é aproximada, para que não seja falha.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ia comparar todos os dias com temperatura maior que 20C marcados nos gráficos com os dados do histórico do ISEP para os mesmos dias, mas não foi preciso: já desde o primeiro registo os dados do isep diferem completamente destes do IPMA, sendo que as temperaturas do isep das duas primeiras ocorrências são inferiores a 20C (menos que 17C para o dia 3 de Novembro e menos que 18C para o dia 7 de Novembro*). Não me preocupei em verificar as restantes ocorrências, dada a discrepância inicial. Tendo dito isso, também vale a pena afirmar que os dias verificados foram efectivamente quentes, embora não tendo chegado aos 20C.


_________
* A apresentação dos registos diários no site do isep deixa algo a desejar, e até agora não arranjei forma de copiar os dados de uma coluna de um referido dia e colá-los numa folha de cálculo, de forma que pudesse encontrar automaticamente máximas, mínimas, etc. Desta forma, esta verificação aqui apresentada é aproximada, para que não seja falha.


Sim, esses dados do IPMA parecem-me algo inflacionados nas máximas, deixo aqui o registo das máximas e mínimas na minha estação para os meses de Novembro/2013, Dezembro/2013 e Janeiro/2014:

GqoyMo2.jpg


wh7S44k.jpg


7earFer.jpg


Claro que apenas representam a minha zona que é a mais elevada e exposta da Cidade, mas dá para ter uma ideia nas diferenças que existem relativamente a essa estação do IPMA, que me parece, francamente, com valores máximos inflacionados por qualquer factor, ou até mau funcionamento da estação, então esses 25 graus registados em 13 de Novembro.... e os valores acima dos 20 graus em Dezembro...:huh:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
É verdade que aquela região da Serra do Pilar é mais quente que a zona onde mora no Snifa, mas não exageremos. :p

Em Novembro estranhei os 25,8ºC registados por aquela estação.
Em Dezembro, os dados de temperatura foram excluídos do boletim, mas ficaram os da precipitação - um valor que aqui foi discutido por ser metade daquilo que realmente se verificou (por comparação a estações circundantes).
Em Janeiro a estação foi excluída do boletim.

Por isso, é melhor nos nos guiarmos por esses dados. ;)
Se bem que faz todo o sentido fazer chegar esses dados suspeitos ao IPMA. Assim como os da estação de Alvega. ;)
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Alguém me sabe dizer o que aconteceu á estação de Merelim em Braga? Como é possível uma cidade como Braga não ter através do IPMA informação meteorológica.

O que lhe aconteceu é o que tem acontecido a muitas na rede do IPMA, a falta de manutenção, por consequência talvez humidade nos sensores, falha nas baterias, etc. A de Merelim fica a uns escassos metros da minha casa mas está num local privado, nunca a vi nem nunca contactei o IPMA mas também não o vou fazer. Desde que obtive a minha estação deixei de ficar pendente desta EMA logo perdi um pouco o interesse. Mas também no local onde está, frequentado por pessoas não sei como é que não pedem para alguém dar um vista de olhos.

Praticamente eles não estão a querer saber da rede de estações do Norte, talvez devido à falta de verbas por causa do radar de Arouca. Mas veremos como vai ser daqui para a frente, o mais provável é que continue assim ou ainda pior. :hmm: