Seguimento Europa 2014

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Em Janeiro 2013 a temperatura máxima na Europa foi em França? Ainda por cima nos Pirineus?
Alguma coisa não deve estar bem.

A região chama-se Pirinéus Orientais, não significa que a estação se situe no topo dos Pirinéus.

Foi na cidade de Eus que fica a cerca de 300m de altitude

Clima

O clima, típico mediterrâneo, torna possível ter os invernos relativamente suaves, com quedas de neve ocorrendo raramente nas planícies. Os verões são frequentemente quentes. Os ventos são intensos, em detalhe o Tramontana, vento do noroeste, que alcança frequentemente velocidades de mais de 100 km/h. O vento marinho traz a chuva para esta região.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirineus_Orientais
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim, deve estar relacionado com o efeito foehn.

Fica o relevo da zona.

30shilw.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Costa

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Em Janeiro 2013 a temperatura máxima na Europa foi em França? Ainda por cima nos Pirineus?
Alguma coisa não deve estar bem.

Está certo está, o Cantábrio tem temperaturas acima dos 20º graus nos meses de Inverno com muita frequência, muito mais que no Norte e Centro de Portugal, cidades como Santander,Bilbau,Biarritz atingem com muita frequência temperaturas acima de 20º graus fora de época, portanto não me admira que pelo efeito de interioridade uma estação do NE de Espanha ou SW frances tenha atingido uma maxima bem interessante neste caso de 26,3º.
 
  • Gosto
Reactions: Costa

Kevin_

Cumulus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
126
Local
Wahlhausen - Luxemburgo (499m)
Está certo está, o Cantábrio tem temperaturas acima dos 20º graus nos meses de Inverno com muita frequência, muito mais que no Norte e Centro de Portugal, cidades como Santander,Bilbau,Biarritz atingem com muita frequência temperaturas acima de 20º graus fora de época, portanto não me admira que pelo efeito de interioridade uma estação do NE de Espanha ou SW frances tenha atingido uma maxima bem interessante neste caso de 26,3º.

Bom, segundo a rede OGIMET, nesse dia a cidade mais quente em França foi Perpignan, com 21,9°C. Fica a cerca de 40kms de Eus, pelo que acredito que possa haver uma diferença de 4,4°C.
Não deixa de ser impressionante, uma temperatura destas em França em pleno Inverno, a natureza tem destas coisas.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Bom, segundo a rede OGIMET, nesse dia a cidade mais quente em França foi Perpignan, com 21,9°C. Fica a cerca de 40kms de Eus, pelo que acredito que possa haver uma diferença de 4,4°C.
Não deixa de ser impressionante, uma temperatura destas em França em pleno Inverno, a natureza tem destas coisas.

O Ogimet não tem as estações todas das redes meteorológicas, aliás a listagem de Portugal apenas tem uma dúzia delas :thumbsup:
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Boa partilha. :thumbsup:
O registo de Julho só não foi mais elevado porque a estação de Alvega estava off, enfim foi uma pena.
Os vales do Tejo, Douro e Sado têm um potencial incrível. :calor:

Seria interessante ver essa tabela referente a outros anos para se poder ter uma melhor percepercepção da frequência e nao apenas num ano localizado.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Seria interessante ver essa tabela referente a outros anos para se poder ter uma melhor percepercepção da frequência e nao apenas num ano localizado.

Não conhecia essa tabela, mas falando nos registos de cá, não se trata de um ano localizado, eu sou novato aqui no fórum comparativamente a muitas outras pessoas, mas sei que sempre se fez seguimento dos registos mais quentes da rede do IPMA.
Alvega, por exemplo, é e sempre será um local muito quente, assim como as outras estações que apontei num determinado post.

Consulta os tópicos de monotorização do Clima de Portugal 13,12,11,10 etc e perceberás melhor a frequência dos registos.

No tal dia, 7 de Julho de 2013, na Chamusca(vale do tejo,cota 12m) uma estação amadora registou 45,1ºC ,acredito nesse registo.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com forte tempestade. Ainda não neva muito mas a "blowing snow" está a cortar todas as estradas principais aqui no sul do país. O vento sopra a 72km/h e as rajadas vão até aos 120km/h. Para a noite poderá cair muita neve, mas ainda não é certo. A nível de temperaturas nada de extraordinário, temperaturas sempre à volta ou ligeiramente abaixo dos 0ºC.

Aqui estão exemplos de estradas aqui perto, de várias dezenas de carros/pessoas que se lembraram de ser aventureiros e ficaram presos na estrada. Provavelmente vão passar o dia e a noite presos dentro do carro, algo que tém os seus riscos. Esta é uma situação que um meteolouco não se deve meter em experiências, portanto creio que não vou conduzir hoje, está demasiada neve e vento para me aventurar.

729137.jpg


729136.jpg
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Não conhecia essa tabela, mas falando nos registos de cá, não se trata de um ano localizado, eu sou novato aqui no fórum comparativamente a muitas outras pessoas, mas sei que sempre se fez seguimento dos registos mais quentes da rede do IPMA.
Alvega, por exemplo, é e sempre será um local muito quente, assim como as outras estações que apontei num determinado post.

Consulta os tópicos de monotorização do Clima de Portugal 13,12,11,10 etc e perceberás melhor a frequência dos registos.

No tal dia, 7 de Julho de 2013, na Chamusca(vale do tejo,cota 12m) uma estação amadora registou 45,1ºC ,acredito nesse registo.

Não concordo acho que o ano de 2013 foi um ano expecional julgo que não deve haver muitos anos onde Portugal aparece a liderar records de temperaturas máximas em 4 meses em 12 meses e isso aconteceu pois o calor excessivo estendeu-se mais para Oeste da PI e para o Centro/Sul se reparares as estações do centro do pais tiveram temperaturas mais elevadas que o Alentejo e era por isso que gostaria de confirmar esta suspeita que tenho, duvido mesmo muito que em anos anteriores tenhamos uma cadência tão grande nessa tabela,pois em anos anteriores o Sul de Espanha e a Grécia não nos deverão dar grandes hipóteses.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não concordo acho que o ano de 2013 foi um ano expecional julgo que não deve haver muitos anos onde Portugal aparece a liderar records de temperaturas máximas em 4 meses em 12 meses e isso aconteceu pois o calor excessivo estendeu-se mais para Oeste da PI e para o Centro/Sul se reparares as estações do centro do pais tiveram temperaturas mais elevadas que o Alentejo e era por isso que gostaria de confirmar esta suspeita que tenho, duvido mesmo muito que em anos anteriores tenhamos uma cadência tão grande nessa tabela,pois em anos anteriores o Sul de Espanha e a Grécia não nos deverão dar grandes hipóteses.


Sim, foi um verão muito quente, eu próprio registei uma t.maxima de 39,1ºC, o valor mais alto desde a celebre vaga de calor de Agosto de 2003.
Não acho nada de extraordinário outras zonas do país registarem temperaturas máximas mais elevadas que o Alentejo, acontece várias vezes. Falando na tabela, seria interessante consultar outros anos, talvez o Costa possa partilhar o link. No verão passado, as máximas na Grécia ficaram bem aquém do normal, veremos como vai ser o próximo verão.