Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2007)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bom dia Vince
Quanto aos nossos furacões á mais alguma novidade ou continua tudo da mesma maneira.Parece que está tudo a "morrer".São poucas as evoluções desde ontem não são?

Mais ou menos. O 90L do Golfo do México também foi descontinuado.
Mas o 91L mantem-se com fortes probalidade de se desenvolver.

Não esquecer a data em que estamos. Ontem em termos de climatologia foi o pico da época. Ou seja, estamos agora a meio da época de furacões no Atlântico.

pico.gif




O 91L esta manhã parece-me um pouco melhor do que ontem, embora demasiado alongado. Mas já se nota muito melhor no satélite a circulação nos niveis baixos e médios.
E as previsões apontam para uma melhoria das condições hoje e amanhã.

SHOWERS AND THUNDERSTORMS ASSOCIATED WITH A TROPICAL WAVE AND BROAD
AREA OF LOW PRESSURE LOCATED ABOUT 1250 MILES EAST OF THE WINDWARD
ISLANDS HAVE NOT BECOME ANY BETTER ORGANIZED THIS MORNING.
HOWEVER...UPPER-LEVEL WINDS ARE EXPECTED TO BECOME MORE FAVORABLE
FOR DEVELOPMENT AND THIS SYSTEM COULD BECOME A TROPICAL DEPRESSION
WITHIN A DAY OR TWO
AS IT MOVES WESTWARD TO WEST-NORTHWESTWARD AT
10 TO 15 MPH.


91l.jpg


p.gif
 


Ithaka

Cirrus
Registo
11 Set 2007
Mensagens
9
Local
Pinhal Novo
Olá a todos :D
Parabéns pelo vosso forum.
É a primeira vez que visito o vosso forum, e estou a gostar bastante. Muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido.

A minha duvida é igual ao de muita gente "FURACÕES" ... poixx é!!!
Vou para a Republica Dominicana (Punta Cana) dia 13 de Outubro a 20 .... é um mês MUITO propissio para furações?! :angry:
Como tem sido nos anos anteriores para este mês??

Beijinhos a todos.
Sofia :w00t:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Olá a todos :D
Parabéns pelo vosso forum.
É a primeira vez que visito o vosso forum, e estou a gostar bastante. Muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido.

A minha duvida é igual ao de muita gente "FURACÕES" ... poixx é!!!
Vou para a Republica Dominicana (Punta Cana) dia 13 de Outubro a 20 .... é um mês MUITO propissio para furações?! :angry:
Como tem sido nos anos anteriores para este mês??

Beijinhos a todos.
Sofia :w00t:

Olá Sofia, bem vinda ao fórum. Outubro ainda é um mês de grande actividade no Atlântico se bem que o pico da actividade é nesta altura (10 de Setembro), depois começa uma curva descendente. Ainda assim e estatisticamente como o Vince mostrou no gráfico acima podemos contar com 40 a 50 tempestades e depressões e cerca de 20 furacões nesse período de cem em cem anos. Como podes ver, a probabilidade é de cerca de 40 a 45% de teres uma tempestade tropical ou furacão. Claro que isto é tudo estatística e varia muito consoante mil e uma condições. O ideal é ires passando pelo fórum e mais próximo da data já poderemos dizer mais alguma coisa.

Cumprimentos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá a todos :D
Parabéns pelo vosso forum.
É a primeira vez que visito o vosso forum, e estou a gostar bastante. Muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido.

A minha duvida é igual ao de muita gente "FURACÕES" ... poixx é!!!
Vou para a Republica Dominicana (Punta Cana) dia 13 de Outubro a 20 .... é um mês MUITO propissio para furações?! :angry:
Como tem sido nos anos anteriores para este mês??

Beijinhos a todos.
Sofia :w00t:

Olá,
Meados/finais de Outubro costuma ser bem mais tranquilo. O que não quer dizer que não aconteça..
Um dado importante é que os furacões que costumam atingir a Rep.Dominicana são os chamados furacões de Cabo Verde, donde veio o dean e donde poderá sair o próximo, se o 91L se desenvolver. E esta zona tem a sua sub-época, digamos assim, que corresponde a Agosto a Setembro, ou seja, de furacões desta origem já passámos o pico teórico nesta altura, enquanto para o Atlântico no seu todo estamos agora mesmo no pico.

Aqui fica a lista dos ciclones tropicais que passaram por Punta Cana ou até 100km de Punta Cana e respectivas intensidades.

Como podes ver, o pior mês é Setembro. Em Outubro, nos anos mais recentes houve uma tempestade tropical em 2003 e é preciso recuar a 1961 para a anterior tempestade tropical. O último furacão de Outubro foi em 1943.

1851 - 2006

puntacanalz5.gif
 

Cinda

Cirrus
Registo
8 Set 2007
Mensagens
8
Olá Vince

Ontem li no semanário Sol (online) que estava prevista uma tempestade no Atlântico, dentro de 5 dias.
Vou no próximo sábado para Punta Cana, e estou preocupadassima.
Hoje não vejo referências a essa notícia, que me pode adiantar?

Cumprimentos,
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá Vince
Ontem li no semanário Sol (online) que estava prevista uma tempestade no Atlântico, dentro de 5 dias.
Vou no próximo sábado para Punta Cana, e estou preocupadassima.
Hoje não vejo referências a essa notícia, que me pode adiantar?
Cumprimentos,

Olá,

Vê os post's anteriores, trata-se do disturbio 91L, que poderá realmente desenvolver-se.
Todas as semanas há sempre alguem nessa posição desconfortável em que estás agora, mas há que ter calma que até agora todos tem tido sorte.

Ora bem, há aqui várias hipoteses:

1) Não se desenvolver
2) Desenvolver-se

Na 2ª hipotese, temos 2 cenários

a) O trajecto previsto até ao momento
No trajecto previsto para já, ele passaria a norte da Republica Dominicana, pelo menos é o que dizem vários modelos importantes. Mas os modelos nesta fase são pouco fiáveis, mas é melhor do que nada.

b) Outro trajecto
Outro trajecto pode ser sempre possível, e aí penso que a Republica Dominicana realmente poderá estar na rota, pois desta vez não acredito muito num trajecto tão a sul como foi o Dean e o Felix.

Portanto este seria o pior cenário. No entanto, hoje é 3ªfeira, pelo que possivelmente no sábado estaria já quase a chegar ao mar das Caraíbas. Conforme as previsões desse dia, dificilmente o teu operador turistico seguiria viagem no sábado sabendo-se que no Domingo ou na 2ªf as previsões (nessa altura já bastante fiáveis) apontassem para um ciclone em Punta Cana.

Vai passando por aqui a ver como a situação evolui. Para já há poucas certezas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão de furacões

Boa tarde,
Parto para o méxico no próximo dia 16/09, será que me podem informar se está previsto algum furacão nessa altura?
Obrigado:)

Olá,
A resposta para a tua pergunta está mesmo nos post's anteriores, pois a Cinda está na mesma situação.
 

Borboleta

Cirrus
Registo
11 Set 2007
Mensagens
3
Local
Entroncamento
Re: Previsão de furacões

Obrigado, é a primeira vez que aqui entro e ainda estou meio baralhada!
Bem as noticias não são muito animadoras, certo? Se for possível actualizar as previsões era fixe. É um grande stress nas unicas férias do ano ter de pensar nisto.... Espero que passe ao lado!:thumbsup:
 

Cinda

Cirrus
Registo
8 Set 2007
Mensagens
8
Obrigada Vince pela tua explicação.
Terei que aguardar ... embora seja a 6ª vez que vou para Punta Cana, é a 2ª em Setembro e como levo uns cunhados comigo, a "responsabilidade" é maior.

Como dizes, pode ser que tenha sorte.
Cumprimentos
 

Hoobit

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
33
Local
Amadora
Re: Tempestade Tropical GABRIELLE (Atlântico 2007 #07)

Será que me podem disponibilizar uma lista que tinha sido criada pela malta mais experiente sobre os furacões e tempestades que se iam formar?

Saudações....
 

SÃO

Cirrus
Registo
11 Set 2007
Mensagens
7
Boa noite a todos, sou nova no forum mas já alguns dias tenho andado por aqui a tentar perceber o que se vai passando pelo atlântico, é que pretendo ir para o México (riviera maya) dia 30 set, e visto que esta época é critica em termos de "furacões" gostaria que me informassem quais as probabilidades de dar de caras com um. Sei que ainda é cedo para se saber algo, mas com que antecedencia é que posso saber alguma coisa mais concreta? Obrigado e aproveito para dizer que acho o forum bastante interessante. Parabens.