Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Quando é que há previsão de chuva?

Goku a partir de quinta/sexta feira o padrão irá mudar, e iremos ter um fim-de-sema fresco e chuvoso.
O ECM e o GFS confirmam o cenário de instabilidade a partir das 120-140h com a sucessão de 2 frentes atingirem o nosso território com uma circulação zonal até as nossas latitudes.
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Depois dos aguaceiros e trovoadas previstos para Terça-feira (regiões mais montanhosas do norte e centro) e especialmente na Quarta-feira (interior centro/sul), o estado do tempo terá uma significativa alteração a partir de Sábado, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria que afectará especialmente as regiões do norte e centro, regressando assim o tempo típico de inverno já na noite de Sábado para Domingo...

22.03.2014_12h00.JPG

MetOffice


E tambem o provavel regresso da neve as terras altas. . .
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Para o dia de amanhã espera-se a norte do cabo raso periodos de chuva fraca ou chuvisco que se dissiparão até final da manhã. Durante a tarde existe a possibilidade de algum aumento de nebulosidade no interior mas sem qualquer precipitação prevista. O Vento soprará moderado de nordeste em especial nas terras altas.
No dia de Quarta Feira inverte-se o cenário, com o céu a apresentado muito nublado a sul do cabo raso durante a manhã enquanto que durante a tarde aumentará a nebulosidade nas regiões do interior centro e sul com possibilidade de aguaceiros e trovoadas.
Na Quinta essa possibilidade de aguaceiros e trovoadas no interior em principio incidirá mais sobre a região norte e centro.
Depois entre Sexta e Domingo regressam o tempo de Inverno com periodos de chuva na sexta passando a Aguaceiros no Sábado e Domingo com um forte desconforto térmico e neve nas regiões norte e centro que será bastante provável em principio acima de uns 600/800 metros !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

No que toca á convecção amanhã teremos condições para alguma actividade, pontualmente mais robusta na região interior centro/sul.


Sinóptica

Em altura uma cut-off move desde Africa para o Mediterraneo, a oeste, uma nova perturbação desde desde o Atlantico norte até oeste de PT continental, as duas interagem e orbitam-se.

A perturbação que nos interessa, mover-se-há desde WNW para ESE, passando no Algarve durante o a noite para 5f.

Á superficie um anticiclone coloca-se na Biscaia, enquanto sobre o SW da PI uma bolsa de vorticidade establece-se numa area de ar mais humido e quente.

Durante o dia, a interacção gradual entre este ar mais humido á sfc e a perturbação de niveis altos deverá gerar instabilidade, resultando numa fraca ciclogenese que deverá migrar desde a região do Algarve até ao Ribatejo durante a tarde.

Em termos dinamicos esperam-se fluxos fracos em todo o perfil da troposfera, devido á fraca robustez dos elementos sinópticos...portanto o shear será fraco.

No entanto, a termodinamica parece favoravel...o aquecimento diurno favorecerá a evapotranspiração e alguma circulação de brisa, ambas contribuirão para a acumulação de humidade/energia até 500-800J/Kg de CAPE durante o meio da tarde.

É provavel que a iniciação convectiva só ocorra a meio da tarde, dados os mecanismos de trigger fracos, o que permitirá a acumulação de CAPE, talvez um pouco acima do modelado em alguns pontos.

A meio da tarde, ao longo das frentes de brisa, e por efeito da maior aproximação da perturbação de niveis altos, deverão surgir algumas células de evolução rápida...

O shear fraco não permitirá ciclos de vida longos, pelo que as células serão de caracter pulsante, no entanto durante a curta fase de maturação as condições parecem favoraveis á ocorrencia de uma tromba isolada acompanhando os updrafts mais fortes ( 0-2SBCAPE até 150J/Kg e shear mesoescalar ao longo das outflow boundaries/frentes de brisa).
Tambem a presençade perfis não saturados e a possibilidade de bolsas de MLCAPE superior a 800J/Kg coloca algum risco de granizo.

Durante o fim da tarde e noite as células deverão evoluir em clusters pouco organizados de movimento lento para NW/NNW...este comportamento em conjunto com uns 20-25mm de TPW poderá colocar um risco de precip. pontualmente excessiva.

Com base nisto, apesar do ambiente marginal, resolvi colocar um nivel de risco baixo para partes do Alto Alentejo e int centro ( esp. CB/PTG), especialmente por granizo/saraiva.

bnx2Yme.png


Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Granizo
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Resumo do dia...

( Previsão vs observado)
iulYGlm.png


Menos actividade do que o esperado no Alentejo, dentro do previsto no resto.

Provavelmente devido a falta de mecanismos de trigger, nomeadamente a circulação de brisas, que se verificou mais fraca do que o modelado, maior parte da actividade ficou limitada ás areas montanhosas, excepto na area do vale do Guadiana.

Verificaram-se alguns nucleos de reflectividade forte a NW da Sierra Morena, NE de Moura, com possivel situação pontual de granizo severo.
Igualmente observara-se algumas outflow boundaries pelo que alguma rajada isolada poderá ter ocorrido.

::::::

Para os proximos dias a actividade convectiva não será relevante.
Por outro lado, uma frente fria deverá cruzar PT continental na noite de 6f/madrugada de Sab, com o dia de Sabado a ser particularmente fresco e ventoso.
Poderá cair alguma neve nas terras altas do Norte/Centro.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
stormy, não existiu qualquer aguaceiro nesta zona, nem mesmo na zona da Pampilhosa da Serra.

Houve ecos de 25Dbz ou mais ai nas proximidades...de certeza que não houve precipitação?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa