Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-16 Setembro 2007

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seguimento - Setembro de 2007

Boas,

Aqui por Vila Franca o céu começa a ficar cada vez mais escuro...será que hoje vou ver um relâmpago? :lol::lmao:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2007

Para hoje à noite e madrugada aquilo que os modelos vêm seria um SCM no sul, mas com localização e intensidade de precipitação diversificada, como é normal neste tipo de situações.

Ao final da tarde no satélite teremos uma ideia do que se estará ou não a passar.

Pelo sim pelo não, a malta no Algarve e Alentejo deve estar prevenida.

GFS
gfs.gif


UKM
ukm.gif


NGP
ngp.gif


JMA
jma.gif


HIRLAM
hirlam.gif


MASS
mass.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2007

Para hoje à noite e madrugada aquilo que os modelos vêm seria um SCM no sul, mas com localização e intensidade de precipitação diversificada, como é normal neste tipo de situações.

Ao final da tarde no satélite teremos uma ideia do que se estará ou não a passar.

Pelo sim pelo não, a malta no Algarve e Alentejo deve estar prevenida.

Só espero que seja aqui entre Faro e Olhão para tirar umas boas fotos de noite:rain::trovao::nicephoto::nicephoto: mas se essa precipitação ocorrer aqui na zona vai causar algumas inundações ou não, ou então fica tudo no mar,não é Vince :shocking::shocking:

Só uma nota o tempo está muito abafado, a máxima era de 23ºC para Faro e já vou com 27.0ºC:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2007

mas se essa precipitação ocorrer aqui na zona vai causar algumas inundações ou não, ou então fica tudo no mar,não é Vince :shocking::shocking:

Sabes como é, com este tipo de depressões nunca sabemos, são de dificil previsão e ainda mais por parte dos modelos.

No entanto, acho que se deve estar alerta. Afinal se fores ver o tópico especial do evento de 25 de Agosto, vais ver que está lá um mapa do GFS que até foste tu que puseste, e vês que o GFS não falhou por muito, só falhou o timming, a tempestade antecipou-se às previsões do GFS.
Mas desta vez pode ser diferente obviamente...

Dia 25 de Agosto
a.jpg
b.jpg
c.jpg



Só uma nota o tempo está muito abafado, a máxima era de 23ºC para Faro e já vou com 27.0ºC:huh:

Estão previstos niveis de humidade bastante altos.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2007

Boas Tardes Amigos!

Bem eu gostava de ver um Festival de chuva e trovoada. Mas não vejo nada mesmo, estáo céu nublado com algumas abertas, nenhuma chuva, nenhuma trovoada.
O IM deu alerta amarela para o Algarve por Causa de Aguaceiros por vezes fortes e Trovoada, mas nao vi nada. Mas o alerta tambem é ate amanha. Vamos lá ver o que vai acontecer.

Já tenhu saudades da chuva. :rain:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2007

Bem pelo ke tive a vernos mapas GFS do Ogimet parece que vai haver chuva só na madrugada de Quarta. Vai assim uma chuvada bem assim forte mas é no mar ao pé de Africa. Mas depois vem para aqui.

Se os mapas da Ogimet tiverem certos começem já a tirar as teias ás sobrinhas:lol: porque vai haver chuva.:rain:

2007091100h030sp00sfces7.gif
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seguimento - Setembro de 2007

Parece que se estão a formar/deslocar umas células interessantes para a zona do nordeste alentejano numa rotação que deixa antever festim para muitos locais de Portugal.

Vou esperar que hoje toque um pouco também a Setúbal...hehe, já merecemos um lightningzito :rolleyes:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2007

Bem e pelo MM5, recorrendo à UA, temos:




Isto será a previsão de precipitação acumulada até às 23Z de amanhã...bem bom em certos locais! Vamos ver, as trovoadas são sempre muito matreiras :angry:
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Re: Seg.Especial-Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Pelo que estou a ver pela minha janela, parece-me que isto vai ferver por aqui...:p
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Re: Seg.Especial-Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Por aqui Algarve a festa começou por volta das 15:30, principalmente na zona serrana (Salir - Messines)., com boas trovoadas acompanhadas de chuva forte.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Bem pessoal eu vou agora a rua ver se tiro umas fotos de jeito para meter aki no site ;)

Espero que ocorra um festival de trovoada hoje.
 

Seavoices

Cirrus
Registo
10 Out 2005
Mensagens
90
Local
Odivelas
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Bem pessoal eu vou agora a rua ver se tiro umas fotos de jeito para meter aki no site ;)

Espero que ocorra um festival de trovoada hoje.

Vamos ver o que resta para Lisboa e Vale do Tejo. Lembro que no evento de 23 de Maio, a esta hora o céu já estava bem coberto por Lisboa.

Ontem foi um desilusão... apenas um relâmpago para o lado de Setúbal