Seguimento Europa 2014

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
sabes porque muitas dessas regiões estão sobe o efeito de nuvens altas de areias do deserto(ah pois é) algo que muito raramente acontece em Portugal considerando que estamos muito longes das regiões áridas do Norte de Africa.


Sim, muitissimo longe, quase tão longe como Barcelona. Aliás essas poeiras nunca atingem território nacional, são logo barradas em Ceuta e Melilla, leis Europeias.

:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Skizzo


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
As horas de insolação não são sinonimo de pouca percipitação ou poucos dias de chuva como é comprovado no mapa disponibilizado e se reparares o SO de França a região de Bordéus tem valores de insolação altos, mais elevados que muitas regiões do mediterrâneo ou da Grécia e chove muito mais nessa região que em outras, isto é uma característica as horas de insolação sui generis do extremo SW Europeu devido ao AA, e mais até vou mais longe existem regiões do mediterrâneo e mesmo do Norte de Africa tem menos horas de insolação e tem valores de percipitação de 200-300mm não achas isso estranho? sabes porque muitas dessas regiões estão sobe o efeito de nuvens altas de areias do deserto(ah pois é) algo que muito raramente acontece em Portugal considerando que estamos muito longes das regiões áridas do Norte de Africa.
Relativo aos meses secos, o Minho e o Douro Litoral tem 2 meses secos e são secos por chover menos de 10-15mm nos meses de Agosto e Julho um pequeno perfeccionismo conceptual que para mim pouco ou nada significa.

Lembras-te de como tudo começou esta discussão e altercação entre alguns membros (não eu nem tu mas outros - já sabes a minha história do cruzeiro pelo mediterrâneo:D:D é só brincadeira, imagino-te num desses cruzeiros :hehe: mas é apenas brincadeira sem qualquer maldade).
Começou quando tu referiste isto
O Pais do Sol de volta á normalidade, sem nenhuma estação de Portugal continental no ranking o que é o normal, 26º graus numa estação polaca as estações italianas e balcânicas a dominarem o ranking

Obviamente precipitação e insolação solar não estão forçosamente ligados, nem é isso que se está a discutir, mas se podes ter pouca precipitação e menor radiação também podes ter muita precipitação e muita radiação, porque a maior parte dela (precipitação pode estar bastante concentrada).

Mas não me quero alongar mais a discutir este tema ... até porque o André já te demonstrou a resposta áquilo que pus em "Quote".
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A sério, eu não me lembro de nada disso:huh::hehe:

Mas mesmo assim não me parece que eu tenha sido assim tão directo, se calhar foi algo que disseste, mas se feri de algum modo as minhas desculpas, mas podias ter tido que nós entendiamos.
Afinal nós estamos aqui é para debater, aprender e discutir temas, o problema que por vezes surge é que existem pessoas que têm um orgulho tão grande que não conseguem ouvir os outros.

Abraço e fica bem ....

No problem .

Abraço
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Lembras-te de como tudo começou esta discussão e altercação entre alguns membros (não eu nem tu mas outros - já sabes a minha história do cruzeiro pelo mediterrâneo:D:D é só brincadeira, imagino-te num desses cruzeiros :hehe: mas é apenas brincadeira sem qualquer maldade).
Começou quando tu referiste isto


Obviamente precipitação e insolação solar não estão forçosamente ligados, nem é isso que se está a discutir, mas se podes ter pouca precipitação e menor radiação também podes ter muita precipitação e muita radiação, porque a maior parte dela (precipitação pode estar bastante concentrada).

Mas não me quero alongar mais a discutir este tema ... até porque o André já te demonstrou a resposta áquilo que pus em "Quote".

Aurélio como já te disse temos sido já colegas de debate neste fórum á alguns anos na maioria das vezes temos opiniões diferentes, mas isso não significa que não respeite as tuas opiniões e a forma como as defendes, olha para o exemplo do futebol o AVB e o Jesus dão-se bem e já foram grandes rivais no futebol para não falar de haver deputados do PCP amigos de deputados do CDS, enfim é esse o espirito.
Relativo ao cruzeiro no mediterrâneo, não levei nada a mal pah, é também preciso boa disposição, ainda seguirei o teu conselho! Também se não houver estes debates o fórum acaba por ter menos interesse ou menos discussão digo eu, portanto é bom que haja debate e trocas de ideias, em vez de estarmos num fórum de opinião tipo Robocops tipo máquinas a pensarmos 1000xs antes de escrevermos algo.

Abraço!
 
  • Gosto
Reactions: Aurélio

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Belas máximas na vizinha Espanha.

f1lfv6.jpg
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Muito calor na Europa Central. Liubliana (capital de Eslovenia) atingiu um novo record de março com 24.9ºC.
Porem a espesura de neve na Eslovenia, sul da Austria e norte da Italia era tao grande que aínda fica muita neve a baija altitude.

Lienz (camping), Dellach e Kotschach na Austria a 600-700 metros





Kranjska Gora (Eslovenia), 800 metros

 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Relativo ás distancias que separam Portugal do Norte de Africa mantenho o que disse, mas isso é uma evidência tão clara que nem merece muita discussão, basta vermos o mapa para o constantarmos devido, ao recorte da costa Norte Africana e ao Golfo de Cadiz a distancia do extremo sul de Portugal para o norte de africa indepedentemente das latitudes são muito maiores que no mediterrâneo, a distancia do Algarve a Marrocos são á volta de 400-500kms a distancia de Cagliari 39.15ºN a Tunis são 150 kms acho que está tudo dito, e falamos do Sul de Portugal porque então o Norte de Portugal está a uns bons 1000-1200 kms de distancia do Norte de Africa e claramente que regiões do mediterrâneo á mesma latitude estão muito mais proximas do Norte de Africa que o Norte de Portugal, Barcelona ou as Baleares estão sensivelmente á mesma latitude do Norte de Portugal mas estão muito mais proximos do Norte de Africa que o Aveiro,Porto ou Viana do castelo, mas isso nem sequer é discutivel por ser tão evidente, alias por algum motivo não assistimos a fenomenos migratorios do Norte de Africa para a costa portuguesa como se assiste em outros paises europeus, isto para dizer que é natural devido a essa distancia que as massas de ar vindas do deserto e que criam aquela nublosidade tipica do deserto, atinge-nos menos que no mediterrâneo, mas isso é obvio e facilmente comprovavel, alias conheço o sul de Espanha por vezes em Sevilha/Cadiz estão 40º graus e templo nublado e quando se começa a chegar a Aracena perto da fronteira de Portugal começa aparecer o sol mesmo que a temperatura seja a mesma.