Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2007)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sera que o TD8 vai evoluir?? A mim parece que não. Olhem só para esta imagem de satelite, parece que se está a desfazer. Mas posso muito bem estár enganado.

Durante a manhã sim, o windshear deixou o centro da circulação em superficie quase exposto, mas se comparares estas 2 imagens, uma do inicio da tarde e outra agora, vês que o TD8 está a recuperar ligeiramente, pois a convecção além se ser um pouco mais intensa, está a tentar crescer mais próxima do centro.

td8.jpg


x.jpg
 


loukima

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
8
Local
Queluz
Olá boa noite,

Esta TD 8 tem mostrado alguma resistência em seguir trajectos mais a norte das Caraíbas, apesar dos diversos modelos insistiram nessa possibilidade (embora exista um modelo que é excepção).

Alguém consegue explicar-me quais os motivos dessa previsão, mesmo com a manutenção da actual rota? Essa previsão está relacionada com a temperatura das águas, com a direcção dos ventos??
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esta TD 8 tem mostrado alguma resistência em seguir trajectos mais a norte das Caraíbas, apesar dos diversos modelos insistiram nessa possibilidade (embora exista um modelo que é excepção).

Olá
Deixa só esclarecer uma coisa. O TD8 não resiste ao que os modelos dizem. Para já até está nas previsões do curto prazo,isto em termos de trajecto, porque em termos de intensidade, etc, os modelos tem bastantes limitações, principalmente os globais.

Mas quanto ao trajecto, se por acaso daqui a 3 ou 4 dias ele não estiver onde os modelos previam que estava hoje, não foi ele que resistiu aos modelos, foram os modelos que falharam na previsão do estado da atmosfera e dos factores que influenciam o trajecto. Daí nenhum modelo coincidir com outro, todos eles prevêm uma situação diferente, em menor ou maior escala.

Alguém consegue explicar-me quais os motivos dessa previsão, mesmo com a manutenção da actual rota? Essa previsão está relacionada com a temperatura das águas, com a direcção dos ventos??

É o vento, nas diversas camadas da atmosfera.

Sobre o TD8 e o seu trajecto:

08hu9.gif


INITIAL MOTION IS ESTIMATED AT 290/5...A LITTLE TO THE RIGHT OF THE
PREVIOUS PACKAGE. THE CYCLONE SHOULD GRADUALLY CONTINUE ON A
GENERAL WEST-NORTHWESTWARD MOTION WITHIN WEAK STEERING FLOW OF A
MID- TROPOSPHERIC RIDGE TO THE NORTH THROUGH THE FORECAST PERIOD.
THE DYNAMICAL MODELS ARE IN MORE AGREEMENT THAN THIS MORNING...WITH
THE 12Z ECMWF NOW SUGGESTING A MOTION SIMILAR TO THE OTHER MODELS.
THE NOGAPS...HOWEVER...SHOWS THE MOST VERTICAL DEPTH WHICH APPEARS
TO BE INFLUENCING A DRAMATIC TURN TO THE RIGHT TOWARD A
RETROGRADING UPPER LEVEL TROUGH SITUATED TO THE NORTHEAST OF THE
DEPRESSION. THE OFFICIAL FORECAST IS SIMILAR TO THE PREVIOUS
FORECAST...WITH A SLIGHT ADJUSTMENT TO THE RIGHT...AND AGREES WITH
A BLEND OF ALL THE AVAILABLE DYNAMICAL GUIDANCE WITH THE EXCEPTION
OF THE NOGAPS.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A TD8 consegui recuperar nas últimas horas a organização que tinha perdido ao longo da manhã. No entanto está previsto que o windshear continue a afectar o sistema como Tempestade tropical ao longo dos próximos dias impedindo grandes intensificações. Antes pelo contrário, o NHC no seu último advisor prevê que caia novamente para depressão tropical na próxima 3ªfeira devido às condições muito hostis do windshear.
No entanto isso deve ser visto com bastantes cautelas pois essa última análise pode não ter levado em conta o que se está a passar nas últimas 2 ou 3 horas, em que me parece que a TD8 está bastante pujante, e essa previsão de baixar para TD é mesmo num fim do período da previsão, onde há obviamente maior margem de erro.

td8-1.jpg


Neste momento está lá um voo RECON, e como está a apanhar a tempestade precisamente num momento de grande intensidade, é provável que encontre ventos que suportem a classificação como Tempestade Tropical, por isso não me admiraria que daqui a poucas horas nascesse oficialmente a INGRID.

td8-2.jpg
 

kalu

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
8
Estou a pensar passar uma semana de férias em Cuba de 22 a 29 de Setembro... Tempestades... há alguma coisa prevista? Não queria ser apanhada desprevenida....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estou a pensar passar uma semana de férias em Cuba de 22 a 29 de Setembro... Tempestades... há alguma coisa prevista? Não queria ser apanhada desprevenida....

Olá Kalu, como deves compreender, é impossível saber a tantos dias de distância.

Já é complicado garantir que quem vai este sábado para as Caraíbas terá tranquilidade até regressar, muito mais complicado, ou melhor, impossivel, é saber como será a semana de quem só vai deste sábado a 8 dias.

Terás que ir passando pelo forum ao longo dos próximos dias e da próxima semana para te manteres informada. É provável que nos próximos dias surja mais algum disturbio novo para vigiar. Para quem vai para Cuba, Jamaica ou México (Cancun/Riviera) terá que estar atento a duas zonas de formação de ciclones tropicais, uma que vai de Cabo Verde até às Caraibas, e outra que é o Mar das Caraíbas.
Nestes próximos dias as condições serão desfavoráveis por exemplo em boa parte do mar das Caraíbas. Mas para a próxima semana ainda é cedo para se saber.

ws.gif
 

anafurtado

Cirrus
Registo
14 Set 2007
Mensagens
3
furacões

Olá

Sou a Ana, ando muito assustada pois no próximo dia 4 de Outubro vou para a Republica Dominicana, FURACÕES!!!! gostaria de saber se há alguma previsão :sad:....
 

anafurtado

Cirrus
Registo
14 Set 2007
Mensagens
3
olá outra vez,

obrigado por me teres respondido com a solução que me deste:), ando realmente muito stressada com os furacões que me apetece desmarcar tudo com medo de morrer:shocking:!!! Não me imagino agarrada a um coqueiro a gritar,............:huh: até pesadelos tenho tido....

Bem, só me resta acompanhar as previsões e esperar ....
 

Hoobit

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
33
Local
Amadora
Eu vou a 24 de Setembro para Negril ( Jamaica ), e vou estando atento ao tempo, espero que esteja calminho nessa semana :p

Disponibilizem umas imagens dos países que vão passando.

Saudações!!!
 

Anabela

Cirrus
Registo
22 Ago 2007
Mensagens
5
Eu também vou a 24 de Setembro para Negril ( Jamaica ), mas sinceramente não queria apanhar com chuva e muito menos com furacões. Tens algumas indicações sobre o estado do tempo?
 

Hoobit

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
33
Local
Amadora
Eu custumo ir controlando o tempo por aqui....http://www.accuweather.com/world-forecast-15day.asp?partner=accuweather&traveler=0&locCode=CAC|JM|JM014|NEGRIL&metric=1

Vão dando previsões para 15 dias no máximo e até ver está tudo ok, mas é sempre imprevisivel.

Tenho falado também com pessoas ligadas ao hotel onde vou ficar e têm dito que para já está tudo óptimo.

O hotel é este http://www.riu.com/pt/clubhotel-riu-negril-jamaica.html

Saudações...A Jamica que nos espere :thumbsup: