Seguimento Europa 2014

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Este post revela tudo acerca da maturidade, confiança e cultura meteorológica (e não só) que se pode ter nas mensagens de certos membros de este fórum, que já foi durante muito tempo local de aprendizagem, debate positivo e informação credível, mas que atualmente está pejado de mensagens que mais parecem o facebook ou um fórum de futebol com piadas ridiculas e sarcamo barato.

O senhor perdeu mais uma boa oportunidade de comecar a dizer alguma coisa de jeito .

Pode continuar a tentar , ainda vai a tempo .
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Os dados que o 1337 apresentou para Ponte de Lima são perfeitamente plausíveis. Julho de 2013 foi muito quente.


Eu estava a ironizar , e assim tao dificil de perceber ?

Eu sei como foi o julho do ano passado ,. nao estava em Marte .

So estava a tentar fazer ver como ha certas pessoas que pegam nos dados que querem de meses ou anos atipicos e vem para aqui achincalhar os outros e fazendo - os de burros .
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Eu reparo é há muita conversa, mas sempre pouco fundamentada. Raramente apresentam dados que sustentem as afirmações que fazem.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O clima do litoral Portugues e Galego é mais fresco no verão, mas não há uma grande diferença latitudional excepto na questão da precipitação.

No mês mais quente as temperaturas costumam ser mais baixas na região oeste Portuguesa, entre o Cabo Raso e a Nazaré/F Foz, ficando ao nível daquelas registadas na costa NW da Galiza.
Mas por exemplo, se compararmos Pontevedra com o Porto ou Sines, os valores são +- parecidos..difere essencialmente a precipitação e numero de meses "tropicais" ( Tmed > 18ºC).

O clima costeiro no verão é muito influenciado pelo Upwelling , e esse é mais frequente e intenso em faixas onde a plataforma continental é menos extensa e os ventos mais fortes e é precisamente isso que acontece no litoral da região centro e no NW da Galiza.

No litoral das Rias baixas até Aveiro a plataforma continental é mais larga e a configuração da costa não favorece ventos tão fortes, tornando o clima mais ameno.
Na costa Alentejana, a plataforma é mais larga e há um abrigo das porções de terra a norte, o que também torna os verões mais amenos.
 
  • Gosto
Reactions: blade

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim, só no alentejo faz calor, e o Ponte de Lima do Alentejo mostra-te que perdes-te mais uma oportunidade de estares calado. A imagem é pequeno mas acho que dá pra perceber ;)

dCadx1y.png

Nao percebes uma ironia , pois nao ?

Eu tratei - te mal , ja agora ?

Por mim , ja chega , nao tenho pachorra para isto . A partir de agora so faco pacatos relatos do tempo que faz no meu seguimento -Litoral Norte .

Continuacao de boas discussoes .
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Eu non perdo mais o tempo respondendo a opinioes subjetivas, eu aporto dados objetivos. Hoje, de novo, as espanholas as cidades mais quentes da Europa, e as portuguesas as segundas (suponho que no norte de Portugal, como na Galiza, tambem chegaram perto dos 30ºC)



Pelo tanto em este 2014 na Galiza ja temos uma temperatura máxima extrema mais elevada que a tiveram ate agora na Grecia, Italia, Montenegro e Macedonia. E no 2013 os 43ºC de Ribadavia e Ourense nao foram atingidos em nenhum dos 4 países: Grecia, Italia, Montenegro e Macedonia. Nao estou falando de temperaturas medias, senao de máximas extremas.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
E não foi só Monção neste verão, eu aqui tive uma máxima de 40.3ºC em Julho, em julho tive 22 dias com temperaturas iguais ou superiores a 30ºC, onde é que na Europa central isso é possível? Só se for na playstation:lol:. E já agora Monção não "conta" por ser um vale? Essa é nova..

Nope em Viena em Belgrado em Bucareste em Budapeste em Bratislava mesmo o ano passado.O que interessa é a media ou as medias e ai as medias de Ponte Lima estao a milhas do mediterraneo.
Pessoal mantenham a calma!
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Europa Central versus Portugal, em temperatura media das máximas do mes mais quente (1971-2000), dados oficiais.

Porto 25.0ºC
Viana Castelo 26.0ºC
Braga 27.5ºC
Lisboa 27.8ºC
Bragança 28.5ºC
Coimbra 28.5ºC
Faro 29.0ºC
Setubal 29.5ºC
Portalegre 29.8ºC
Santarem 30.2ºC
Evora 30.2ºC
Castelo Branco 32.1ºC
Beja 32.8ºC
Lamentavelmente nao temos dados de Pinhao, Amareleja...

Viena 25.6ºC
Bratislava 26.9ºC
Budapest 26.5ºC
Belgrado 27.3ºC
Bucarest 28.8ºC

Viana Castelo ja é mais quente que Viena. Braga é mais quente que Budapeste e Belgrado. Faro, Setubal e Santarem mais quentes que Bucareste. Por suposto, Beja, Castelo Branco, ja nao digamos Amareleja, sao muito mais quentes que o local mais quente da bacia do Danubio.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Lamentavelmente nao temos dados de Pinhao.

Dados muito antigos, mas foram partilhadas aqui no forum.

(série 1931-1960)

Media de Julho : 33,5ºC

Ferreiro, a estação de Pinhão,Santa Barbara está localizada a meio de uma vertente, a uns 90 metros acima do rio Douro, ou seja, se ela estivesse à cota do rio, os valores seriam ainda mais tórridos.
Ainda assim está na mesma numa zona abrigada.

of2gyp.jpg

______

Existe um site com dados antigos de muitas estações portuguesas, espreita aí.
http://agricultura.isa.utl.pt/agribase_temp/solos/default.asp
 
  • Gosto
Reactions: Ferreiro

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Obrigado, Jonas.

Agora Norte e costa de Portugal versus Belgica e Holanda (1971-2000)

Porto 25.0ºC
Viana Castelo 26.0ºC
Braga 27.5ºC
Lisboa 27.8ºC
Bragança 28.5ºC

Ostende (costa Belgica) 20.9ºC
Amsterdam 21.8ºC
Bruselas (interior Belgica) 22.5ºC
Maastricht (o mais interior da Holanda) 22.7ºC

Em esta comparaçao é donde temos as maiores diferencças, ja que as cidades portuguesas sao entre 5 e 6 graus mais quentes. Falando de temperaturas medias, 5 ou 6 graus sao uma barbaridade.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Agora sul de Portugal versus sul de Italia (1971-2000)

Lisboa 27.8ºC
Faro 29.0ºC
Setubal 29.5ºC
Portalegre 29.8ºC
Santarem 30.2ºC
Evora 30.2ºC
Castelo Branco 32.1ºC
Beja 32.8ºC
Elvas ? (Badajoz, cidade gemea tem 34.5ºC)
Amaraleja ?


Gela (costa sul de Sicilia) 27.4ºC
Palinuro (costa SW da península) 28.9ºC
Bari (costa SE da península) 29.2ºC
Napoles aeroporto 30.3ºC
Taranto (extremo sur da península) 30.5ºC
Palermo (costa norte de Sicilia) 30.5ºC
Messina (costa este de Sicilia) 30.5ºC
Lecce (interior do SE da peninsula) 31.7ºC
Amendola (interior do SE da península) 32.3ºC
Catania-Sigonella (muito perto de Catenanuova, o local mais quente de Italia) 33.3ºC

Os dados italianos aquí: http://clima.meteoam.it/atlanteClimatico.php
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
E finalmente, sul de Portugal versus Grecia, Montenegro e Macedonia

Lisboa 27.8ºC
Faro 29.0ºC
Setubal 29.5ºC
Portalegre 29.8ºC
Santarem 30.2ºC
Evora 30.2ºC
Castelo Branco 32.1ºC
Beja 32.8ºC
Elvas ? (Badajoz, cidade gemea tem 34.5ºC)
Amareleja ?

Skopie 30.0ºC
Salonica 31.5ºC
Podgorica 31.8ºC
Atenas 33.5ºC