Seguimento Europa 2014

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Braga está a 30 kms da linha de costa.

Tens praticamente razão, iria corrigir esse mesmo erro, está a 37 kms comparei com Viana do Castelo, desculpem o erro, mas mesmo assim o raciocínio mantem-se o Ribatejo Sul e Alentejo a 30-50 kms da costa de Lisboa é bem mais quente que Braga a nível de temp. maximas
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tens praticamente razão, iria corrigir esse mesmo erro, está a 37 kms comparei com Viana do Castelo, desculpem o erro, mas mesmo assim o raciocínio mantem-se o Ribatejo Sul e Alentejo a 30-50 kms da costa de Lisboa é bem mais quente que Braga a nível de temp. maximas

São 30/31 kms acabados de medir no GEarth.
Claro que é mais quente, isso não é novidade para ninguém, mas atenção ao falar em Coruche, pois a vila está no vale do sorraia.
_______

Hoje podemos outra vez atingir os 30 graus no vale do Minho, ja que agora em Ourense 29 graus.

Do lado português, está menos quente.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
São 30/31 kms acabados de medir no GEarth.
Claro que é mais quente, isso não é novidade para ninguém, mas atenção ao falar em Coruche, pois a vila está no vale do sorraia.

:) acho que estou a dizer uma lapalissada é uma realidade, Coruche é brutal a nível de calor a fala-se muito de Pinhão,Vale do Douro onde faz muito calor mas curiosamente as medias andam pelos 24º graus em Pinhão e actualmente o Vale do Minho, mas o Alentejo e o Ribatejo tem zonas brutais a nível de calor, Montemor, Vendas Novas, Salvaterra, Santarem, Mora, Ponte de Sor, etc são tudo Pinhões para não falar que é uma área geográfica muito mais extensa territorialmente e não se confine a zonas mais localizadas.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Coruche é brutal a nível de calor a fala-se muito de Pinhão,Vale do Douro onde faz muito calor mas curiosamente as medias andam pelos 24º graus em Pinhão

Medias andam pelos 24º? Falando na media mensal da máxima de Julho em Pinhão,Santa Barbara, segundo uma normal muito antiga (série 1931-1960), o valor é de 33,5ºC...:calor:
Volto a carregar na mesma tecla, a estação nem está junto ao rio, imagina se estivesse...

Não conheço o local, mas tenho muito curiosidade em lá ir um dia.
Alguns membros do forum, já partilharam algumas historias incríveis sobre o potencial térmico daquela região junto ao Douro,isto no verão passado, no seguimento Litoral norte.

PS: Peço desculpa aos moderadores/administradores pelo facto de estar a fugir ao tema deste tópico.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Medias andam pelos 24º? Falando na media mensal da máxima de Julho em Pinhão,Santa Barbara, segundo uma normal muito antiga (série 1931-1960), o valor é de 33,5ºC...:calor:
Volto a carregar na mesma tecla, a estação nem está junto ao rio, imagina se estivesse...


PS: Peço desculpa aos moderadores/administradores pelo facto de estar a fugir ao tema deste tópico.

As temperaturas de Pinhão nos meses de Julho e Agosto devem ser:

Temp. Média da maxima: 30-32º graus
Temp. Média da mínima: 14-17º graus

a média deve andar á volta dos 22,5º para quem puxa a brasa para a frescura 24,5º para quem puxa a brasa para o calor, não deve fugir disso mesmo.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Medias andam pelos 24º? Falando na media mensal da máxima de Julho em Pinhão,Santa Barbara, segundo uma normal muito antiga (série 1931-1960), o valor é de 33,5ºC...:calor:

Se a média é 33.5ºC na série 31-60 agora deverá rondar os 34ºC, visto que todas as médias subiram substancialmente em Portugal nos últimos anos, ainda para mais comparando com essa média que nem é 71-00.

Quanto ao resto, nem vale a pena comentar, alguém que afirma que Braga está a 70km da costa não tem noção do que está falar.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Se a média é 33.5ºC na série 31-60 agora deverá rondar os 34ºC, visto que todas as médias subiram substancialmente em Portugal nos últimos anos, ainda para mais comparando com essa média que nem é 71-00.

Quanto ao resto, nem vale a pena comentar, alguém que afirma que Braga está a 70km da costa não tem noção do que está falar.

Claro que sim é isso e Barcelona estar a á mesma distancia do Norte de africa que o Norte de Portugal :lmao: essa foi excelente :lol:
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Relativo as medias de Pinhão, não sei a fonte do jonas_87 dos 33,5º graus se é o IM, nem sei os critérios exigentíssimos das estações meteorológicas que são exigidas as estações gregas, italiana, espanholas, turcas se essa de Pinhão obedece a todos os critérios, mas de acordo com um site de promoção turístico as medias são as que indiquei:

http://www.zoover.pt/portugal/porto/pinhao/tempo
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
O off-topic, na minha opinião deve ficar por aqui, da minha parte, não sei bem o que se quer provar, mas o mais a natural que o sul e centro de Portugal seja bem mais quente que o Litoral Norte , relativo aos micro-climas do Alto Douro extremamente quentes o que digo é que existem vários Pinhões no Alentejo e Ribatejo, mas também entendo que os Vales do Douro sejam muito valorizados pois não é o dominante na região como os próprios mapas do Atlas Ibérico demonstram, alias o que eu digo apenas está em concordância com o Atlas Ibérico por exemplo.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Relativo as medias de Pinhão, não sei a fonte do jonas_87 dos 33,5º graus se é o IM, nem sei os critérios exigentíssimos das estações meteorológicas que são exigidas as estações gregas, italiana, espanholas, turcas se essa de Pinhão obedece a todos os critérios, mas de acordo com um site de promoção turístico as medias são as que indiquei:

http://www.zoover.pt/portugal/porto/pinhao/tempo

Por favor... Se queres ser levado a sério (como eu penso que queres) colocar um site turístico é no mínimo surreal. Coloquei num post, lá atrás as médias OFICIAIS. A estação sendo mais, menos, ou assim assim representativa (o que sinceramente não me preocupa nem um bocadinho) apresenta dados oficiais. Se uns acham quente, ou outros frio é problema deles. Normais climatológicas oficiais valem por si.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Mais surreal é citar Orlando Ribeiro e depois usar os tais sites turisticos.
Bem,da minha parte acabou-se a conversa,da treta diga-se.
_____________________

Granada voltou a registar uma máxima elevada.

2lxfjaa.jpg


______

O ponto mais alto da Alemanha,Zugspitze, teve hoje um dos dias mais frios de sempre, do presente mês.

Extremos térmicos: -12,1 / -16,1ºC

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=10961&ano=2014&mes=4&day=16&hora=12&min=0&ndays=30


Foto à cota 2600m

jqq1wj.jpg
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Por favor... Se queres ser levado a sério (como eu penso que queres) colocar um site turístico é no mínimo surreal. Coloquei num post, lá atrás as médias OFICIAIS. A estação sendo mais, menos, ou assim assim representativa (o que sinceramente não me preocupa nem um bocadinho) apresenta dados oficiais. Se uns acham quente, ou outros frio é problema deles. Normais climatológicas oficiais valem por si.

Tem razão vitamos, mas foi o melhor que consegui, também sou apologista de se confirmar tudo como dados oficiais :), mas neste caso desta estação ser difícil a pesquisa das médias climáticas cai nessa tentação.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Hoje tambem foi quente no vale do Minho, Monforte de Lemos superou os 29ºC, pelo que um dia mais em este abril 2014 o Minho figura no top do calor europeo.




Enquanto a esa Zenica de Bosnia que fascinou ao PortugalWeather com as suas máximas elevadas, foi de mais a menos em este abril 2014, e hoje nem sequer atingiu os 10ºC de máxima.