Seguimento Europa 2014

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Permitam - me uma questao :

Vejo por aqui tanta gente fascinada com o micro - clima de Moncao ( Onde se produz o fabuloso vinho alvarinho e so nessa regiao . deve ser coincidencia com certeza ) E nao vejo ninguem fascinado com o micro -clima da Serra de Monchique no Algarve . por exemplo . onde chove o dobro ou mais do restante territorio e onde se ve especies vegetais que so la aparecem no Algarve .

A mim fascinam -me estes micro -climas que fogem um pouco ao padrao da respetiva regiao .

Boa noite , vou continuar o meu exilio .
 


1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Permitam - me uma questao :

Vejo por aqui tanta gente fascinada com o micro - clima de Moncao ( Onde se produz o fabuloso vinho alvarinho e so nessa regiao . deve ser coincidencia com certeza ) E nao vejo ninguem fascinado com o micro -clima da Serra de Monchique no Algarve . por exemplo . onde chove o dobro ou mais do restante territorio e onde se ve especies vegetais que so la aparecem no Algarve .

A mim fascinam -me estes micro -climas que fogem um pouco ao padrao da respetiva regiao .

Boa noite , vou continuar o meu exilio .

É normal que chova mais numa serra de 900 m que nas regiões a cota 0 :), para isso tens as serras do gerês com 3500 mm anuais e tem espécies que também só lá existem. Aqui estamos a discutir temperaturas da Europa com as temperaturas de Portugal ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É normal que chova mais numa serra de 900 m que nas regiões a cota 0 :), para isso tens as serras do gerês com 3500 mm anuais e tem espécies que também só lá existem. Aqui estamos a discutir temperaturas da Europa com as temperaturas de Portugal ;)

A Serra de Monchique não tem 900 metros, o pico da Foia na Serra de Monchique essa sim tem 900 metros, e além disso o James tem completamente razão, lá chove cerca de 1600 mm anuais e encontras espécies que provavelmente só existem no Minho.
Do mesmo modo que tens a região do Caldeirão no Algarve com cerca 1100 mm anuais, tens São Brás de Alportel a prai uns 300 mm ou nem isso de altitude e tem cerca de 900 mm anuais.

Relativamente ao discutir temperaturas na Europa vs Portugal há muito tempo que isto não é um Seguimento Europa, mas sim a discutir clima de Portugal vs clima na Europa !
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.

Essas mudanças bruscas de temperatura na Bósnia são impressionantes,em poucos dias, tudo muda, segundo consta é normal por lá.
A outra escala, e bem mais agressivo, acontece na Mongólia.
Atenção, não estou a comparar nada... mais vale avisar, não vá surgir o síndrome da comparação. :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Kevin_

Cumulus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
126
Local
Wahlhausen - Luxemburgo (499m)
Nos Estados Unidos e principalmente próximo às Montanhas Rochosas, também costumam ter variações bastante agressivas, como por exemplo Denver.

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ord=REV&ndays=30&ano=2014&mes=04&day=17&hora=06&ind=72565


Essas mudanças bruscas de temperatura na Bósnia são impressionantes,em poucos dias, tudo muda, segundo consta é normal por lá.
A outra escala, e bem mais agressivo, acontece na Mongólia.
Atenção, não estou a comparar nada... mais vale avisar, não vá surgir o síndrome da comparação. :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Nos Estados Unidos e principalmente próximo às Montanhas Rochosas, também costumam ter variações bastante agressivas, como por exemplo Denver.

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ord=REV&ndays=30&ano=2014&mes=04&day=17&hora=06&ind=72565

Ui a Europa ao pé dos EUA é temperada e sem amplitudes térmicas, o clima continental dos EUA aproxima-se é do clima Russo, mas no Verão mais quente. os Verões nos EUA tirando na Costa Oeste do Norte da Califórnia até Seatle e ilha de Vancouver, é todo ele praticamente mais quente que em Portugal.
 

Kevin_

Cumulus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
126
Local
Wahlhausen - Luxemburgo (499m)
Sim, lembro-me do ano passar a temperatura no "Vale da Morte" andar semanas seguidas com máximas a superar ligeiramente os 50°C e minimas de 37°C... Que forno


Ui a Europa ao pé dos EUA é temperada e sem amplitudes térmicas, o clima continental dos EUA aproxima-se é do clima Russo, mas no Verão mais quente. os Verões nos EUA tirando na Costa Oeste do Norte da Califórnia até Seatle e ilha de Vancouver, é todo ele praticamente mais quente que em Portugal.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Sim, lembro-me do ano passar a temperatura no "Vale da Morte" andar semanas seguidas com máximas a superar ligeiramente os 50°C e minimas de 37°C... Que forno

E no Inverno o Death Valley atinge com facilidade temperaturas que aqui na Europa so se registam na Bielorrusia, Ucranias, Russias,Roménias ou pontos mais altos dos Alpes.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
E no Inverno o Death Valley atinge com facilidade temperaturas que aqui na Europa so se registam na Bielorrusia, Ucranias, Russias,Roménias ou pontos mais altos dos Alpes.

Que temperaturas atinge, no Inverno e com facilidade, o Death Valley, que só se registam nos países do leste da Europa e nos pontos mais altos dos Alpes? :huh:
 

Kevin_

Cumulus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
126
Local
Wahlhausen - Luxemburgo (499m)

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Que temperaturas atinge, no Inverno e com facilidade, o Death Valley, que só se registam nos países do leste da Europa e nos pontos mais altos dos Alpes? :huh:

Sem duvida tem razão,pensei que fizesse mais frio e chegasse aos -15; -20º, pelos vistos não, é amenizado pela sua localização mais a Oeste e estar já no lado Oeste das Montanhas rochosas faz toda a diferença, mais um erro de simpatia que cometi :lmao: obrigado por estarem atentos, sempre vou corrigindo alguns erros o que é sempre bom!