Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2007)

Anabela

Cirrus
Registo
22 Ago 2007
Mensagens
5
Obrigada pelas referências, pois é nesse hotel que vou ficar.
Espero que corra tudo bem. Que a chuva e os furacões fiquem a descansar...não me apetece nada mudar o meu destino de férias.

Cumprimentos
 


heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Obrigada pelas referências, pois é nesse hotel que vou ficar.
Espero que corra tudo bem. Que a chuva e os furacões fiquem a descansar...não me apetece nada mudar o meu destino de férias.

Cumprimentos

Anabela e todos os outros viajantes stressados:

1 - Previsões a mais de um par de dias de distancia são impossiveis de fazer, pelo menos com rigor absoluto, conforme tem sido referido pelo pessoal "tecnico" aqui do forum.

2 - Estive na Riviera Maya na semana seguinte à passagem do DEAN (e na semana anterior à aproximação do Félix..:rolleyes:) e gostaria de vos dizer que, tomando como standard o hotel Iberostar em que estive, só por MUITO azar alguém pode ter problemas de segurança física, se por má sorte passar um furacão na altura em que lá estão de férias.... O nível de informação e preparação é tal que me deixou quase absolutamente tranquilo a este respeito..

3 - Outra questão tem a ver com "férias estragadas", por evacuações à pressa, necessidade de estar durante algum tempo "barricado" durante a passagem do dito cujo, alguma destruição pós furacão, etc.

4 - Conforme já tive oportunidade de comentar aqui no forum, se não fossem alguns efeitos na praia, ninguém diria que tinha andado por ali nas "imediações" (landfall a 200 Kms.) um furacão de grau 5, com toda a pujança do Dean, há menos de uma semana. Eles são extremamente profissionais a recuperar todos os estragos "recuperaveis"...

5 - Assim o meu conselho é, sigam este forum nas proximidades das datas das vossas partidas de férias e não a ser que haja perigo evidente (ninguém é louco ao ponto de se meter na "boca do lobo"), arrisquem que vale a pena, pela Natureza, pelos hoteis e pelas pessoas que lá vão encontrar...
No meu caso tomei a decisão de manter os planos numa 5ª feira (o Dean tinha passado 2 dias antes) e segui viagem na 2ª feira seguinte, com mais antecedencia é complicado...

E pró ano conto lá voltar!!!!!!

Boa sorte para todos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma actualização do Atlântico no geral:

Como se pode ver nesta imagem, há bastante instabilidade, quase por todo o lado... Para agora de forma completamente desorganizada, mas é provável que nos próximos dias alguma coisa acabe por se desenvolver.

atl.jpg


A instabilidade é tanta no Atlântico, que até a SW dos Açores temos uma zona ligeiramente suspeita e referida numa discussion do NHC

a-9.jpg


b-5.jpg


A 1015 MB LOW
IS CENTERED OVER THE E ATLANTIC NEAR 32N36W. A SURFACE
TROUGH EXTENDS SW TO 29N35W 27N42W. WIDELY SCATTERED MODERATE
CONVECTION IS E OF THE WAVE AXIS FROM 30N-34N BETWEEN 31W-36W.
 

cruz

Cirrus
Registo
7 Set 2007
Mensagens
23
Boa tarde
Vince acho que está tudo mais calmo,agora que parece que a ingrid se dissipou,á alguma coisa mais de interesse no atlantico agora?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa tarde
Vince acho que está tudo mais calmo,agora que parece que a ingrid se dissipou,á alguma coisa mais de interesse no atlantico agora?

Olá, estava mesmo agora a dar uma olhadela no Atlântico.
Há 2 zonas sob observação, mas quer uma quer outra hoje parecem menos activas do que ontem, pelo que para já não constituem motivo de preocupação.

atl-1.jpg


Para além das ondas tropicais, desde há uns dias que vários modelos indicavam a formação dum sistema no Mar das Caraíbas e que se deslocaria para o Golfo do México via canal do Yukatan e chegaria lá para o fim da semana à costa norte americana do Golfo. Mas desde ontem que alguns desses modelos estão a desistir desse cenário.


Resta a tal situação a SW dos Açores que falei ontem, que continua a apresentar alguns sinais curiosos, a fazer lembrar um pouco a depressão subtropical que ficou por baptizar em 2005 e que eu falei há uns meses neste tópico.

Apesar da convecção estar a diminuir um pouco, parece querer rodear o centro. Apresenta alguma circulação mas não muito bem definida nem fechada. De qualquer das formas o NHC nada disse de especial sobre esta situação, e além do mais ela à partida move-se para NW.

anim-9.gif
 

kalu

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
8
Olá...
Sou nova nisto:huh:, mas há alguma hipótese da situação dos Açores se vir a tornar numa coisa importante lá para o fim se semana?
É que é quando vou para Cuba...:confused:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá...
Sou nova nisto:huh:, mas há alguma hipótese da situação dos Açores se vir a tornar numa coisa importante lá para o fim se semana?
É que é quando vou para Cuba...:confused:

Não Kalu, essa situação básicamente não é nada, tenho falado sobre isso mais do ponto de vista de interesse e curiosidade meteorológica. Mesmo num hipotético e remoto cenário daquilo se desenvolver, o rumo é NW, ou seja, nem os Açores incomodava.

Para Cuba vamos ver como serão estes próximos dias, mas para já não há nada no horizonte, apenas as habituais ondas tropicais que tem que ser sempre bem vigiadas.
 

cruz

Cirrus
Registo
7 Set 2007
Mensagens
23
Boa tarde
Vince alguma novidade no Atlantico, acho que uma onda tropical que saiu de Africa já se esta a organizar e acho que deve ter alguma atenção.Penso eu de que.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa tarde
Vince alguma novidade no Atlantico, acho que uma onda tropical que saiu de Africa já se esta a organizar e acho que deve ter alguma atenção.Penso eu de que.

A onda em questão ainda é cedo para grandes comentários, para já apresenta alguma circulação mas segundo a análise de superficie das 12z do NHC (2ª imagem) não tem nenhuma depressão associada, pelo que ainda tem muito trabalho pela frente se se quiser desenvolver. E como tenho dito em ondas anteriores, é preciso algum tempo para ver como elas evoluem no Oceano depois de sairem de Africa.

Image centered at Latitude= 10.24° N Longitude= 27.35° W (X=407 Y=182)
01-2.jpg


carta-1.gif


TROPICAL WAVE IS ALONG 21W S OF 16N MOVING W NEAR 10 KT. AT 850
MB...THERE IS A BROAD CYCLONIC CIRCULATION AND A VORTICITY
MAXIMUM SE OF THE CAPE VERDE ISLANDS NEAR 10N21W. CONVECTION HAS
INCREASED AHEAD OF THE WAVE AXIS. CLUSTERS OF SCATTRED MODERATE
TO ISOLATED STRONG CONVECTION ARE FROM 7N-12N BETWEEN 25W-28W.
SCATTERED MODERATE CONVECTION IS ALSO WITHIN THE ITCZ.
http://www.nhc.noaa.gov/text/refresh/MIATWDAT+shtml/181035.shtml?

No Atlântico há 3 áreas sob observação, sendo que apenas uma delas requer mais atenção, tendo agora mesmo sido decretado o Invest 93L.

Este disturbio poderá desenvolver-se sendo que a maior preocupação é dele ele eventualmente atravessar a Florida e entrar no Golfo do México.
Neste momento está uma forista em Miami, pelo que é capaz de pelo menos apanhar um ou dois dias de mais chuva a estragar-lhe um pouco parte das férias.

atl-4.jpg


93L
A LARGE AREA OF CLOUDINESS AND THUNDERSTORMS EXTENDS FROM THE EAST
COAST OF FLORIDA EASTWARD FOR A FEW HUNDRED MILES OVER THE WESTERN
ATLANTIC AND BAHAMAS. THIS ACTIVITY IS ASSOCIATED WITH AN
UPPER-LEVEL LOW OVER THE FLORIDA PENINSULA AND A TROPICAL WAVE OVER
THE NORTHWESTERN BAHAMAS. THIS SYSTEM HAS THE POTENTIAL FOR
SUBTROPICAL OR TROPICAL CYCLONE FORMATION OVER THE NEXT COUPLE OF
DAYS AS IT MOVES WESTWARD OVER FLORIDA AND INTO THE EASTERN GULF OF
MEXICO.
LOCALLY HEAVY RAINFALL IS POSSIBLE OVER PORTIONS OF THE
FLORIDA PENINSULA AND THE BAHAMAS DURING THE NEXT DAY OR TWO.
http://www.nhc.noaa.gov/gtwo_atl.shtml

A
SHOWER ACTIVITY REMAINS LIMITED IN ASSOCIATION WITH A TROPICAL WAVE
LOCATED ABOUT 700 MILES EAST OF THE LESSER ANTILLES. UPPER-LEVEL
WINDS ARE BECOMING LESS FAVORABLE...AND ANY DEVELOPMENT OF THIS
SYSTEM IS EXPECTED TO BE SLOW TO OCCUR
AS IT CONTINUES WESTWARD AT
10 TO 15 MPH.
http://www.nhc.noaa.gov/gtwo_atl.shtml

B
THE REMNANTS OF TROPICAL DEPRESSION INGRID...A TROUGH OF LOW
PRESSURE...EXTEND FROM THE EASTERN CARIBBEAN SEA NORTHWARD ACROSS
THE NORTHERN LEEWARD ISLANDS INTO THE ATLANTIC. REDEVELOPMENT IS
NOT EXPECTED DURING THE NEXT COUPLE OF DAYS
AS THIS SYSTEM MOVES
SLOWLY NORTHWESTWARD.
http://www.nhc.noaa.gov/gtwo_atl.shtml
 

kalu

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
8
"A LARGE AREA OF DISORGANIZED CLOUDINESS AND
THUNDERSTORMS IS ASSOCIATED WITH THESE FEATURES AND EXTENDS FROM
THE EAST COAST OF FLORIDA EASTWARD FOR A FEW HUNDRED MILES OVER
THE WESTERN ATLANTIC AND THE BAHAMAS. CONDITIONS ARE CURRENTLY
UNFAVORABLE FOR DEVELOPMENT IN THIS AREA...BUT SLOW DEVELOPMENT
IS POSSIBLE IN A COUPLE OF DAYS WHEN THE SYSTEM MOVES WESTWARD
OVER FLORIDA AND INTO THE EASTERN GULF OF MEXICO."

Andei aí a coscuvilhar pelos sites porque estou a começar a ficar nervosa e dei com isto...
Alguém me pode explicar o que quer dizer... Desenvolvimentos daqui a uns dias?
Já se pode esperar alguma coisa para Cuba?
E já agora, alguém sabe como anda o tempo por lá?:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Andei aí a coscuvilhar pelos sites porque estou a começar a ficar nervosa e dei com isto...
Alguém me pode explicar o que quer dizer... Desenvolvimentos daqui a uns dias?
Já se pode esperar alguma coisa para Cuba?
E já agora, alguém sabe como anda o tempo por lá?:huh:

Isso é o que está no meu post anterior referido agora oficialmente como 93L. Eles não dizem desenvolvimento daqui a dias, mas possível desenvolvimento daqui a dias. Para já é apenas isso, uma possibilidade.

De qualquer forma, os trajectos dos modelos, muito preliminares , em nada afectam Cuba, pois a direcção da maioria é rumo ao Golfo do México.

93l.gif


Qaunto ao tempo, hoje por exemplo esteve bom. Há muita nebulosidade associada a este disturbio 93L, mas para já tem-se mantido a norte de Cuba, como podes ver numa das imagens do meu post anterior.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Atlântico não há grandes novidades em relação a ontem, continua a situação do 93L que poderá cruzar a Florida e eventualmente desenvolver-se no Golfo do México, o que comporta sempre algum risco dependendo da zona do Golfo onde poderá eventualmente passar. Também a actual onda tropical que antes foi a Ingrid parece um pouco mais activa hoje, mas para já as condições são desfavoráveis.

Em relação às ondas tropicais entre Africa e as Caraíbas não há progressos para já.

atl-5.jpg


93L

p-11.gif


A LARGE AREA OF DISTURBED WEATHER OVER THE WESTERN ATLANTIC...
NORTHERN BAHAMAS...AND THE EAST COAST OF FLORIDA IS ASSOCIATED WITH
A TROPICAL WAVE INTERACTING WITH AN UPPER-LEVEL LOW. THERE ARE NO
SIGNS OF ORGANIZATION AT THIS TIME. HOWEVER...SURFACE PRESSURES
ARE GRADUALLY FALLING AND ENVIRONMENTAL CONDITIONS APPEAR FAVORABLE
FOR A SUBTROPICAL OR A TROPICAL CYCLONE TO FORM OVER THE NEXT DAY
OR TWO...
AS THE DISTURBANCE MOVES WESTWARD OVER FLORIDA AND INTO
THE GULF OF MEXICO. REGARDLESS OF DEVELOPMENT...THIS SYSTEM WILL
LIKELY BRING SHOWERS...SQUALLS...AND LOCALLY HEAVY RAINS OVER
PORTION OF FLORIDA DURING THE NEXT DAY OR TWO.


ex-Ingrid
DISORGANIZED CLOUDINESS AND A FEW THUNDERSTORMS EXTENDING FROM THE
LEEWARD ISLANDS NORTHWARD FOR SEVERAL HUNDRED MILES ARE ASSOCIATED
WITH THE REMNANTS OF INGRID. UPPER-LEVEL WINDS REMAIN HIGHLY
UNFAVORABLE FOR REGENERATION OF THIS SYSTEM.
 

kalu

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
8
Boa noite Vince...
Como o tempo está a passar...
Para já parece que é de seguir viagem para Cuba?
Ou o 93L poderá vir a causar incómodos?
Já agora...
Vou para o Iberostar Varadero, alguém sabe dizer alguma coisa quanto à segurança?
:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Situação no Atlântico:
A situação no Atlântico é a prevista desde ontem, ou seja, o 93L está já no Golfo, mas para já desorganizado, mas há boas probalidades de se poder desenvolver.
Temos ainda o remanescente da Ingrid onde as condições se mantem desfavoráveis quanto a evoluções.

atl-6.jpg


93L
SURFACE OBSERVATIONS INDICATE THAT A LOW PRESSURE SYSTEM ASSOCIATED
WITH THE LARGE AREA OF DISTURBED WEATHER IS MOVING SLOWLY WESTWARD
ACROSS NORTH CENTRAL FLORIDA. HOWEVER...SATELLITE IMAGES INDICATE
THAT THE SHOWER ACTIVITY REMAINS DISORGANIZED. SURFACE PRESSURES
ARE STILL FALLING SHARPLY AND THE ENVIRONMENT IS GRADUALLY BECOMING
FAVORABLE FOR A SUBTROPICAL OR TROPICAL CYCLONE TO FORM
...AS THE
SYSTEM MOVES WESTWARD INTO THE EASTERN GULF OF MEXICO ON THURSDAY.
SHOWERS AND SQUALLS ASSOCIATED WITH THIS SYSTEM ARE EXPECTED TO
SPREAD OVER PORTIONS OF FLORIDA DURING THE NEXT DAY OR TWO. ALL
INTEREST ALONG THE NORTHERN GULF OF MEXICO

INGRID
CLOUDINESS AND THUNDERSTORMS EXTENDING FROM THE LEEWARD ISLANDS
NORTHEASTWARD FOR SEVERAL HUNDRED MILES ARE PRIMARILY ASSOCIATED
WITH THE REMNANTS OF INGRID. UPPER-LEVEL WINDS ARE NOT FAVORABLE FOR
SIGNIFICANT DEVELOPMENT OF THIS SYSTEM
.