Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)



Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Os primeiros relatos de observações de esquilos no século passado surgiram nos anos 80. Acho que a espécie esteve mesmo extinta em todo o território.


Bastou aquela notícia no jornal para a página duplicar os likes e aparecerem vários comentários a reportar observações. Inclusive uma pessoa de um localidade de Mação, mesmo junto ao Tejo a dizer que nessa zona são muito comuns já há alguns anos.
Quase de certeza que já temos a espécie do lado sul do Tejo nessa zona. :cheers:

A criadora do estudo devia apostar na "publicidade" junto ao resto dos media. Uma reportagem de poucos segundos num telejornal ia fazer disparar os relatos na página.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e CptRena

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Os primeiros relatos de observações de esquilos no século passado surgiram nos anos 80. Acho que a espécie esteve mesmo extinta em todo o território.


Bastou aquela notícia no jornal para a página duplicar os likes e aparecerem vários comentários a reportar observações. Inclusive uma pessoa de um localidade de Mação, mesmo junto ao Tejo a dizer que nessa zona são muito comuns já há alguns anos.
Quase de certeza que já temos a espécie do lado sul do Tejo nessa zona. :cheers:

A criadora do estudo devia apostar na "publicidade" junto ao resto dos media. Uma reportagem de poucos segundos num telejornal ia fazer disparar os relatos na página.

No Gerês , pelo menos , não acredito mesmo nada que o esquilo alguma vez se tenha extinguido .

Tinha um habitat privilegiado , em boa parte nunca foi destruido , não tinha propriamente uma caça direcionada , por que carga de água teria desaparecido por completo ? Só se tivesse decidido emigrar , como faz agora e desde sempre muito boa gente .

Aliás , só agora é que comecei a ouvir histórias de que o esquilo terá estado extinto , sempre ouvi dizer que o esquilo desapareceu de muitas zonas , é certo , mas pelo menos no Norte e nas zonas mais recônditas nunca terá desaparecido .

Acho que invenção é que o esquilo esteve extinto e , de repente , apareceu outra vez .
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
O facto de nenhum trabalho de investigação no século 19 indicar a existência da espécie em Portugal leva-nos a pensar isso.

Além do Gerês há outras zonas do país que nunca deixaram de ter floresta e no entanto o animal desapareceu e só começou a ser visto nas ultimas duas décadas. Porque carga de água desapareceu nesses sitios? Não sei. Pouca floresta no território, populações afastadas entre si, caça para peles e alimentação, epidemias,...

Podemos fazer o mesmo exercício com a situação actual. De certo que há zonas a sul do Tejo que sempre tiveram floresta durante os últimos séculos. Alguma vez alguém viu um esquilo a sul do Tejo? Estão todos escondidos ou efectivamente não existem? E assim sendo porque carga de água foram embora?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O facto de nenhum trabalho de investigação no século 19 indicar a existência da espécie em Portugal leva-nos a pensar isso.

Além do Gerês há outras zonas do país que nunca deixaram de ter floresta e no entanto o animal desapareceu e só começou a ser visto nas ultimas duas décadas. Porque carga de água desapareceu nesses sitios? Não sei. Pouca floresta no território, populações afastadas entre si, caça para peles e alimentação, epidemias,...

Podemos fazer o mesmo exercício com a situação actual. De certo que há zonas a sul do Tejo que sempre tiveram floresta durante os últimos séculos. Alguma vez alguém viu um esquilo a sul do Tejo? Estão todos escondidos ou efectivamente não existem? E assim sendo porque carga de água foram embora?

O esquilo é um animal que gosta de florestas de arvores de folha caduca , especialmente carvalhais , por isso existe e sempre existiu principalmente no Norte .

Nunca vi nenhum estudo que demonstrasse categóricamente que o esquilo esteve extinto , há quem suponha que ele esteve extinto , eu discordo .
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Na página do facebook já aqui referida, parece que temos a primeira observação do esquilo a sul do rio Tejo. Carregueira, Chamusca.

Está feito, se já atravessaram o Tejo é só continuar :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Na página do facebook já aqui referida, parece que temos a primeira observação do esquilo a sul do rio Tejo. Carregueira, Chamusca.

Está feito, se já atravessaram o Tejo é só continuar :D

Boa notícia. :)

A progressão a Sul do Tejo vai ser mais difícil porque não existe tanta continuidade do coberto arbóreo como a Norte, mas não é impossível.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Antena 2 Ciência

Extintos durante séculos, os esquilos estão de regresso a Portugal e a Universidade de Aveiro quer saber quantos são e onde são os seus habitats.

http://www.rtp.pt/play/p783/e150596/antena2-ciencia

Link para um programa da Antena 2 onde um investigador da Universidade de Aveiro fala da extinção do esquilo em Portugal, do seu regresso e da expansão para sul.

Pelo meio conta a história de um mulher que lhe contou que aparecem esquilos na quinta na zona de Cascais. Cascais? Nunca ouvi falar da espécie por esses lados.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pelo meio conta a história de um mulher que lhe contou que aparecem esquilos na quinta na zona de Cascais. Cascais? Nunca ouvi falar da espécie por esses lados.

Grande surpresa, agora estou curioso, gostava mesmo saber o local exacto dessa tal quinta, visto ser na minha zona.