Yellowstone Ibérico



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
bybeedorsal.jpg



Fundação internacional finalmente lança iniciativas a sério no nosso país:

http://www.truenaturefoundation.org/
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tenho ido ao Sapal de Castro Marim dar umas voltas e notei que um dos principais esteiros estava cheio de peixes mortos em boa parte da sua extensão.

Também não achei piada quando vi máquinas a limpar as margens das salinas e a cobrir aquilo com pedragulhos, afinal as margens das salinas tradicionais são o local onde crescem diversas plantas raras e onde as aves nidificam.

Há extensas zonas de sapal drenadas e secas em décadas recentes que poderiam ser renaturalizadas, são agora solos estéreis e abandonados, mas o dinheiro foi para aquela sede ridícula. enorme e desnecessária em plena reserva...

Há entulhos e uma nova moradia junto a área sensível, pergunto-me como aquilo foi aprovado...

Felizmente ainda se vão vendo algumas aves embora não seja a melhor época do ano. Os patos são problemáticos, basta verem-me ao longe e desaparecem todos, só com binóculos...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Soube há dias que apareceram uns veados na zona de Vale Covo, concelho de Tavira, e que um caçador imbecil já tratou dos matar mal soube da sua presença na zona. Uma praga que não termina, este caçadores...
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Soube há dias que apareceram uns veados na zona de Vale Covo, concelho de Tavira, e que um caçador imbecil já tratou dos matar mal soube da sua presença na zona. Uma praga que não termina, este caçadores...

Infelizmente, não é a primeira nem vai ser a a última notícia deste género.
Não sou caçador nem me atrai a actividade cinegética, mas reconheço que existem muitos caçadores conscenciosos. Exemplo disso, a situação que surgiu o ano passado com o lince na zona de Sines. O desafio está em torná-los mais ambientalmente responsáveis, uma vez que não é possivel terminar a actividade cinegética.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
E também convém não esquecer que os veados só lá chegaram porque há vários anos uma associação de caçadores fez um programa de reintrodução nas serras Algarvias. Não vamos pôr no mesmo saco toda a gente que caça.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
E também convém não esquecer que os veados só lá chegaram porque há vários anos uma associação de caçadores fez um programa de reintrodução nas serras Algarvias. Não vamos pôr no mesmo saco toda a gente que caça.

De qualquer das formas, e para já, não é importante o regresso do veado. É sim fundamental recuperar a população de coelho-bravo, que está muito degradada.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
De qualquer das formas, e para já, não é importante o regresso do veado. É sim fundamental recuperar a população de coelho-bravo, que está muito degradada.

São processos diferentes e que na essência já nem podemos controlar na totalidade (a parte do veado) uma vez que existem núcleos em estado selvagem, quer no Barlavento quer no Sotavento algarvio.
A recuperação da população de coelho é essencial. Sim, para a apoiar a reintrodução do Lince. Considero que a expansão da população de veado será também interessante em condições e contextos a monitorizar no interior algarvio
Parece-me que é possível as duas ocorrerem sem se atrapalharem. Ou não?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Há dias, e por pouco, não atropelei uma águia, perto de Cacela! Parece que está a viver na zona pois já foi vista por outras pessoas. Sei que foi avistada a perseguir rolas-turcas, espécie abundante na região e que «parasita» galinheiros para se alimentar.