Diversidade climática

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Belem acho que postas-te o mapa ao contrário.:)
Acho que o mapa ibérico é bem explicito nesse ponto e reflete bem a realidade da região, vegetação seca não tem uma relação directa com a temperatura, a região da Rioja é tão seca ou mais que a região do Coa e tem temperaturas máximas mais baixas, e a área amarelada ou seja seca, é bem superior a região raiana douriense, acho que podemos entrar em vários níveis de analise, um nível especulativo e ai poderemos falar de Riodades e de temperaturas registadas em automóveis, ou podemos entrar num campo de analise baseado em dados oficiais, num a imaginação e especulação é o limite noutro podemos cingir aquilo que dispomos.

O mapa originalmente já estava ao contrário.

Mas se faz muita confusão, eu vou tirá-lo. Mas em certas áreas, já se apresentam valores inferiores a 300 mm e isto em séries mais antigas.

E ninguém disse que a vegetação seca tem relação com a temperatura, aliás a vegetação tem relação com fatores bastante distintos, como composição do solo, precipitação, evapotranspiração entre outros. A temperatura é só um deles.

A sua comparação é bastante descabida, Rioja não tem nada a haver com o Vale do Côa e quantidade de área seca, é bastante irrelevante, pois essa região sofreu enormes desflorestações e a imagem que vemos de hoje não reflete em nada a climatologia da zona. Mas o que parece certo é que os níveis de evapotranspiração são maiores no Côa.

Mas, quem é que está a inventar dados? Vai-me dizer que os níveis de precipitação medidos noutras zonas do Douro são falsos e o Pinhão é o forno da região? E ninguém está a falar de Riodades...

Também posso colocar os valores de temperatura de Saucelle, mesmo ao lado da fronteira portuguesa numa zona que até nem está conotada como das mais quentes (e justamente, na minha opinião), e vai ver, que já bate e bem os valores obtidos no Pinhão.
 


PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
O mapa originalmente já estava ao contrário.

Mas se faz muita confusão, eu vou tirá-lo. Mas em certas áreas, já se apresentam valores inferiores a 300 mm e isto em séries mais antigas.

E ninguém disse que a vegetação seca tem relação com a temperatura, aliás a vegetação tem relação com fatores bastante distintos, como composição do solo, precipitação, evapotranspiração entre outros. A temperatura é só um deles.

A sua comparação é bastante descabida, Rioja não tem nada a haver com o Vale do Côa e quantidade de área seca, é bastante irrelevante, pois essa região sofreu enormes desflorestações e a imagem que vemos de hoje não reflete em nada a climatologia da zona. Mas o que parece certo é que os níveis de evapotranspiração são maiores no Côa.



Mas, quem é que está a inventar dados? Vai-me dizer que os níveis de precipitação medidos noutras zonas do Douro são falsos e o Pinhão é o forno da região? E ninguém está a falar de Riodades...



Também posso colocar os valores de temperatura de Saucelle, mesmo ao lado da fronteira portuguesa numa zona que até nem está conotada como das mais quentes (e justamente, na minha opinião), e vai ver, que já bate e bem os valores obtidos no Pinhão.

os valores de percipitação no sul da navarra são muito baixos e numa área bem mais extensa entre os 200-300( e sem especulação mesmo limpinho limpinho em cidades e zonas urbanas) foi nesse sentido que fiz a comparação, a nível de percipitação no alto douro bem mais localizado e limitado a pequenas áreas, no nordeste de espanha numa área muito mais extensa.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
os valores de percipitação no sul da navarra são muito baixos e numa área bem mais extensa entre os 200-300( e sem especulação mesmo limpinho limpinho em cidades e zonas urbanas) foi nesse sentido que fiz a comparação, a nível de percipitação no alto douro bem mais localizado e limitado a pequenas áreas, no nordeste de espanha numa área muito mais extensa.


Cidadas e zonas urbanas, não são exemplificativas do clima de uma região, muito pelo contrário, mas ainda que possam ser para o exemplo que dá, não percebo é porque é que está a mudar de assunto (falávamos do Pinhão e a sua comparação com as zonas mais quentes da região Norte Interior), a mim tanto me faz que zonas extensas ao Sul da Navarra tenham entre 200-300mm (que eu saiba, o Côa até nem é a zona mais seca de Portugal).

E mesmo que fossemos por aí, como já vimos, existem diferentes fatores que condicionam a vegetação de uma região.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Cidadas e zonas urbanas, não são exemplificativas do clima de uma região, muito pelo contrário, mas só não percebo é porque está a mudar de assunto (falávamos do Pinhão e a sua comparação com as zonas mais quentes), a mim tanto me faz que zonas extensas ao Sul da Navarra tenham entre 200-300mm (até porque o Côa nem é a zona mais seca de Portugal).

Pois não é só a parte sul de Navarra mas uma área que equivale para ai a metade de Portugal, realmente a nível de percipitação essa área de Espanha não dá hipóteses ao pé dessas planices as nossas regiões mais secas parecem jardins á beira-mar plantadas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A questão do litoral parece ser uma questão que toda a gente anda sempre a bater no ceguinho..
A avaliação de " Vento demais", a partir da qual as pessoas julgam se há ou não nortada, é subjectiva...para uns 15km.h pode ser demais, para outros 35km.h ainda nem é o suficiente..

Do ponto de vista meteorologico a nortada é um fenomeno de vento que na maioria dos casos deriva da circulação conjunta do Anticiclone dos Açores e da depressão termica da PI, sendo mais intensa em dias de maior gradiente termico entre a massa de ar maritima e aquela presente em terra.

Mas na maioria dos eventos de nortada forte, a esta dinamica juntam-se muitas vezes outros factores..por exemplo, perturbações que avançam no jet subtropical durante o verão, rasam a Peninsula, e teem 2 efeitos, um é que geralmente facilitam a chegada de ar mais frio desde o Atlantico norte até á costa Portuguesa, e outro é que activam convecção no interior norte da PI.

Estes dois factores em conjunto intensificam a circulação de NW no ocidente da peninsula.

Durante o Inverno, as circulações fortes de N devidas á passagem de sistemas frontais ou depressonários não é nortada!
Muitas pessoas classificam á mesma estes episodios como sendo uma nortada, mas a nortada é um fenómeno que só ocorre nas circunstancias acima referidas quando estamos na estação quente ( Maio a Setembro),sendo mais prevalecente em Junho e Julho.

Por outro lado tem havido muito debate sobre a questão da temperatura...pois sim, é obvio para toda a gente que os Verões no litoral oeste são em geral bastante frescos.
Segundo a OMM um "dia de verão" deverá chegar pelo menos a 25ºC de maxima, e o que é certo é que muitos locais do litoral, a distancias inferiores a 10km do mar, teem médias maximas mensais nos 3 meses mais quentes que ou rasam ou são inferiores aos tais 25ºC..

Por exemplo, Sines:
kUheXq5.png


Alem das maximas serem frescas, as minimas são tambem baixas...registando-se poucas noites por ano com minimas acima de 20ºC.

É um Verão fresco, com temperaturas ao nivel daquelas que ocorrem no verão da Europa Central.
A unica diferença é que o periodo "agradavel" do ano é muito mais extenso, com uns 6 meses em que a média das maximas é superior a 18-20ºC e a das minimas superior a 10ºC.

Há no entanto que referir que isto se passa numa margem de uns 10-15km em linha recta da costa...porque a distancias de +20 km as temperaturas sobem 5-10ºC no Verão, e podem ser igualmente muito mais baixas ( esp. as minimas) no inverno.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
A questão do litoral parece ser uma questão que toda a gente anda sempre a bater no ceguinho..
A avaliação de " Vento demais", a partir da qual as pessoas julgam se há ou não nortada, é subjectiva...para uns 15km.h pode ser demais, para outros 35km.h ainda nem é o suficiente..

Do ponto de vista meteorologico a nortada é um fenomeno de vento que na maioria dos casos deriva da circulação conjunta do Anticiclone dos Açores e da depressão termica da PI, sendo mais intensa em dias de maior gradiente termico entre a massa de ar maritima e aquela presente em terra.

Mas na maioria dos eventos de nortada forte, a esta dinamica juntam-se muitas vezes outros factores..por exemplo, perturbações que avançam no jet subtropical durante o verão, rasam a Peninsula, e teem 2 efeitos, um é que geralmente facilitam a chegada de ar mais frio desde o Atlantico norte até á costa Portuguesa, e outro é que activam convecção no interior norte da PI.

Estes dois factores em conjunto intensificam a circulação de NW no ocidente da peninsula.

Durante o Inverno, as circulações fortes de N devidas á passagem de sistemas frontais ou depressonários não é nortada!
Muitas pessoas classificam á mesma estes episodios como sendo uma nortada, mas a nortada é um fenómeno que só ocorre nas circunstancias acima referidas quando estamos na estação quente ( Maio a Setembro),sendo mais prevalecente em Junho e Julho.

Por outro lado tem havido muito debate sobre a questão da temperatura...pois sim, é obvio para toda a gente que os Verões no litoral oeste são em geral bastante frescos.
Segundo a OMM um "dia de verão" deverá chegar pelo menos a 25ºC de maxima, e o que é certo é que muitos locais do litoral, a distancias inferiores a 10km do mar, teem médias maximas mensais nos 3 meses mais quentes que ou rasam ou são inferiores aos tais 25ºC..

Por exemplo, Sines:
kUheXq5.png


Alem das maximas serem frescas, as minimas são tambem baixas...registando-se poucas noites por ano com minimas acima de 20ºC.

É um Verão fresco, com temperaturas ao nivel daquelas que ocorrem no verão da Europa Central.
A unica diferença é que o periodo "agradavel" do ano é muito mais extenso, com uns 6 meses em que a média das maximas é superior a 18-20ºC e a das minimas superior a 10ºC.

Há no entanto que referir que isto se passa numa margem de uns 10-15km em linha recta da costa...porque a distancias de +20 km as temperaturas sobem 5-10ºC.

Pois stormy realisticamente falando e conhecendo os verões do himisferio norte é preciso ter muita força de vontade para considerar o Verão do NW ou do W de Portugal, género Braga ou Caldas da Rainha Verões quentes, o pessoal dos EUA ou na europa do mediterrâneo ou interior da PI ficaria um pouco para o incrédulos. Verões de 20º de média nunca serão verões quentes. Olha dizer a um americano do Midwest que braga com 20-21º de media em Julho e Agosto é quente :lmao: é preciso relativizarmos e pormos as coisas em perspectiva, isso não significa que não faça calor em qualquer uma das estações do do litoral.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois não é só a parte sul de Navarra mas uma área que equivale para ai a metade de Portugal, realmente a nível de percipitação essa área de Espanha não dá hipóteses ao pé dessas planices as nossas regiões mais secas parecem jardins á beira-mar plantadas.

É irrelevante o que me diz e ainda que questionável, não nos diz nada sobre o assunto em questão.
Também podiamos falar das temperaturas médias dos meses de inverno, do potencial calorífico de alguns vales e encostas, do fohen, dos solos calcáreos (tipo terra rossa ou não), ou da área marítima de Portugal em comparação com a da Espanha, etc...

Esse tipo de comparações(tendo em conta o tema abordado), num diálogo que se quer minimamente científico, é o mesmo que querer meter um elefante dentro de um garrafão de 5 litros.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
É irrelevante o que me diz e ainda que questionável, não nos diz nada sobre o assunto em questão.
Também podiamos falar das temperaturas médias dos meses de inverno, do potencial calorífico de alguns vales e encostas, do fohen, dos solos calcáreos (tipo terra rossa ou não), ou da área marítima de Portugal em comparação com a da Espanha, etc...

Esse tipo de comparações(tendo em conta o tema abordado), num diálogo que se quer minimamente científico, é o mesmo que querer meter um elefante dentro de um garrafão de 5 litros.

Estou a utilizar argumentos científicos e objectivos, estou a dizer que numa área muito extensa do Nordeste e centro-este de Espanha área superior talvez a metade da extenção de Portugal os valores de percipitação variam entre os 200-500 mm e no Douro esses valores de percipitação são muito localizados e limitados como o altas ibérico cientifico o demonstra.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O que é fabuloso em Portugal é que temos de tudo...No verão temos temperaturas que vão desde os valores agradaveis e temperados, quase primaveris do litoral Oeste, a valores mais tipicos daquilo que se espera do Mediterraneo, Por exemplo na região do Algarve e Lisboa, até valores quase desérticos com medias das maximas acima de 35ºC em pontos do Guadiana, Tejo e Douro.

No inverno tambem temos temperaturas que vão desde valores quase primaveris no litoral sul e sudoeste, até valores particularmente frios nas terras altas do NE..

É uma variedade maravilhosa:)
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Estou a utilizar argumentos científicos e objectivos, estou a dizer que numa área muito extensa do Nordeste e centro-este de Espanha área superior talvez a metade da extenção de Portugal os valores de percipitação variam entre os 200-500 mm e no Douro esses valores de percipitação são muito localizados e limitados como o altas ibérico cientifico o demonstra.

Não acho impressionante o que me diz (por exemplo, o Death Valley, fica numa zona restrita e podem haver estados americanos com zonas quentes e secas mais extensas, mas isso não os faz mais quentes e secos ou mais amigos da vegetação, ainda que seja apenas um exemplo, não pense que é assim em todo o lado), sobretudo porque não tem nada a haver com o assunto em discussão.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O que é fabuloso em Portugal é que temos de tudo...No verão temos temperaturas que vão desde os valores agradaveis e temperados, quase primaveris do litoral Oeste, a valores mais tipicos daquilo que se espera do Mediterraneo, Por exemplo na região do Algarve e Lisboa, até valores quase desérticos com medias das maximas acima de 35ºC em pontos do Guadiana, Tejo e Douro.

No inverno tambem temos temperaturas que vão desde valores quase primaveris no litoral sul e sudoeste, até valores particularmente frios nas terras altas do NE..

É uma variedade maravilhosa:)

Concordo perfeitamente

Mesmo dentro da Estremadura, no mesmo dia já apanhei valores na ordem dos 30-35ºc na zona de Lisboa e arredores e quando cheguei a Ericeira (sem subir de altitude e apenas a 50-60 kms de distância!) ou a Sintra, apanhei valores na ordem dos 20ºc e com alguns chuviscos derivados do nevoeiro (sobretudo na zona da Pena (Serra de Sintra)).
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Não acho impressionante o que me diz (por exemplo, o Death Valley, fica numa zona restrita e podem haver estados americanos com zonas quentes e secas mais extensas, mas isso não os faz mais quentes e secos ou mais amigos da vegetação, ainda que seja apenas um exemplo, não pense que é assim em todo o lado), sobretudo porque não tem nada haver com assunto em discussão.

ui death vallley e douro:lol: brincadeira, o q acontece no douro e é retratado no atlas iberico sao grandes vales em profundidade q tendem a ser mais secos e quentes mas como ve se nos mapas confinados as areas junto aos vales e rios em extensoes sei la de 10 kms e mesmo assim sao zonas relativamente pluviosas mas quentes no Verão mas nao assim tao quentes como se imagina ultrapassam os 40 graus chegam aos 42 , 43 e a partir dai é mta imaginaçao basta ver q na norma de 1961-80 Pinhao chegou aos 42 e nao mais, , mesmo q haja zonas um pouco mais quentes, os eventos muito quentes nao sao assim tantos, os vales do douro sao um pouco do baixo alentejo no Norte entre terras frias do centro e norte que lhes da condiçoes unicas . O vale do douro é quente mas nao é um fenomeno de calor do entroncamento, em Portugal ha regioes com mais potencial no meu ponto de vista.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
acho que podemos entrar em vários níveis de analise, um nível especulativo e ai poderemos falar de Riodades e de temperaturas registadas em automóveis, ou podemos entrar num campo de analise baseado em dados oficiais.

Entretanto arranjei a normal (71-00) para Salto de Saucelle (117m).

O local exacto da estação é este!

Média das máximas em Julho: 36,5ºC.
Média das máximas em Agosto: 36,1ºC.

Estação da AEMET, IND 2901.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
ui death vallley e douro:lol: brincadeira, o q acontece no douro e é retratado no atlas iberico sao grandes vales em profundidade q tendem a ser mais secos e quentes mas como ve se nos mapas confinados as areas junto aos vales e rios em extensoes sei la de 10 kms e mesmo assim sao zonas relativamente pluviosas mas quentes no Verão mas nao assim tao quentes como se imagina ultrapassam os 40 graus chegam aos 42 , 43 e a partir dai é mta imaginaçao basta ver q na norma de 1961-80 Pinhao chegou aos 42 e nao mais, , mesmo q haja zonas um pouco mais quentes, os eventos muito quentes nao sao assim tantos, os vales do douro sao um pouco do baixo alentejo no Norte entre terras frias do centro e norte que lhes da condiçoes unicas . O vale do douro é quente mas nao é um fenomeno de calor do entroncamento, em Portugal ha regioes com mais potencial no meu ponto de vista.


Zonas relativamente pluviosas? Depende, a precipitação nesta região, muda facilmente e as zonas de que andamos a falar, são claramente secas.

Eu também acho que não há nenhum fenómeno de calor do entroncamento por lá (como Riodades a 600 metros de altitude com 50 graus), mas também acho que há pessoas que minimizam a realidade climática da região e que desvalorizam o seu potencial térmico. Na minha opinião a realidade deve andar ali a meio termo, mas duvido que seja uma desilusão, muito pelo contrário.

Mas também não acho que seja a zona com as maiores médias das máximas de Portugal continental, pelo menos, em termos anuais ou até nos 9 meses mais quentes do ano.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Zonas relativamente pluviosas? Depende, a precipitação nesta região, muda facilmente e as zonas de que andamos a falar, são claramente secas.

Eu também acho que não há nenhum fenómeno de calor do entroncamento por lá (como Riodades a 600 metros de altitude com 50 graus), mas também acho que há pessoas que minimizam a realidade climática da região e que sobrevalorizam o seu potencial térmico. Na minha opinião a realidade deve andar ali a meio termo, mas duvido que seja uma desilusão, muito pelo contrário.

Mas também não digo, que seja a zona com as maiores médias das máximas de Portugal continental, pelo menos, em termos anuais ou até nos 9 meses mais quentes do ano.

Uma desilusão depende, mas concordo deve andar pelo meio termo a questao é q as estaçoes nas zonas q se consideram mais quentes nao sao habitadas e sao mt localizadas q nao representam de todo a propria regiao tinham de ser areas escolhidas a dedo para um determinado objectivo.
Andre amanha pesquiso melhor sobre essa estaçao se bem q no atlas iberico a extensao das temperaturas maximas medias acima dos 35 para essa regiao n seja muito extensa muito longe do interior centro e sul da PI hoje confesso q ja nao tenho cabeça para faze lo, mas foi aqui um bom momento de debate com a velha guarda do forum stormy, andre e belem.:)