Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O Ecmwf acabou de aplicar um corte extremamente grande nas temperaturas e na duração, está tudo estragado o que vale é que o verão ainda agora começou :D

Boa tarde,

se calhar olhou para a saida deterministica. A média dos cenários não demonstra uma quebra assim tão grande.
Vamos acompanhar as próximas saídas.

até Domingo parece que temos calor. Depois é muiiiito tempo.

abc
 


PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Boa tarde,

se calhar olhou para a saida deterministica. A média dos cenários não demonstra uma quebra assim tão grande.
Vamos acompanhar as próximas saídas.

até Domingo parece que temos calor. Depois é muiiiito tempo.

abc

Já nao é assim tanto tempo assim os modelos convergem o calor nao ira se perpetuar, , relativo ao calor vai passar ao lado fica no oceano onde ja ouvi isto.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Aqui até domingo o calor é certo, com possibilidade de chegar aos 40ºC.
Ainda hoje se previa 24ºC e cheguei aos 29,3ºC, portanto calor aqui não vai faltar nos próximos dias.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A questão é que o motor do atlântico vai parar por vários dias, não haverá humidade nem brisas daquele lado. Pelo contrário, o levante e o leste vão fazer-se sentir.

A península aquece, o vento traz o calor até aqui.
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para amanhã poderão surgir alguns aguaceiros dispersos, e talvez uma ou outra trovoada..

Analise/Sinóptica

Em altura uma dorsal avança desde o Atlantico, enquanto que sobre Espanha se mantem uma pequena bolsa de vorticidade em altura, com presença de ar mais frio e menores geopotenciais.

Entre as duas, uma corrente fraca de norte afecta PT continental...o fluxo é mais intenso nos niveis altos podendo proporcionar algum anvil layer shear, potenciando algo as células que consigam atingir topos por cima dos 8-10km.

Á superficie, um Anticiclone establece-se na Biscaia, com um fluxo de NE a transportar ar humido desde o Sul da Europa, resultante de varios dias de tempo quente + elevada evapotranspiração.

Durante a tarde espera-se que haja forte insolação e estabilidade á superficie devido á presença de uma camada de ar quente nos niveis médios....no entanto por altura do pico térmico as temperaturas deverão superar os 35ºC em boa parte do Interior, o que em conjunto com os valores de humidade absoluta algo elevados, deverá gerar algum CAPE...o WRF coloca uns 500-1000J/Kg em alguns pontos...o GFS aposta em valores em torno aos 400-800J/Kg...


Sem forçamento dinamico modelado, o mais provavel é que surja um ou outro foco convectivo associado á orografia/frente de brisa, em especial no interior norte e centro.

Não se pode excluir que uma célula mais forte beneficie do shear em altura, podendo gerar algum granizo.

PUyJ1TL.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
 

panzer4

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada
Boas...como vou para as minhas merecidas ferias alguem me pode dar uma previsao entre os dias 19/6 e 23/6 para a zona do geres,mais propriamente no concelho de terras de bouro.
ja vi no site do IPMA,mas é muito incerto ja que mudaram algumas vezes a previsao e ate agora nao vi nenhuma assertividade.
Agradecia que me ajudassem.
Cumprimentos
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã preve-se um cenário parecido ao de hoje..

Analise/Sinóptica

As observações de superficie este inicio de tarde apontam para uma massa de ar mais quente e com maior conteudo em agua do que o modelado ontem...

Para amanhã continua a chegar ar humido desde a Europa Central, na circulação de um Anticiclone colocado na Biscaia.

Nos niveis altos, uma dorsal coloca-se proxima a PT continental, com ar quente em todos os niveis, em especial no sul...a norte esperam-se alguns graus a menos na T500..

Durante a tarde teremos de novo condições para um forte aquecimento diurno, com maximas em torno aos 35-38ºC no interior e mixing ratios de 8-10g/Kg..o sobreaquecimento da massa de ar deverá gerar valores de SBCAPE entre 500 e 1000J/kg.

Na falta de forçamento dinamico e shear, as células que surgirem nascerão junto aos relevos, e em especial no Nordeste....o fluxo troposferico quase estagnado e favorece células pulsantes que poderão colocar um risco muito pontual de precipitação excessiva e granizo, mas o risco é muito baixo para se avançar com um nivel amarelo.

5arYng5.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
 

andremak7

Cirrus
Registo
5 Abr 2014
Mensagens
35
Local
Leça do Balio
Queria colocar uma questão...
Eu comprei uma wh1080 e o software que vem é o easyweather qualquer coisa... e eu tenho aqui ni meu pc o cumulos. Gostaria de saber se o cumulos é compatível com este modelo wh1080, obrigado ;)
 

panzer4

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada
Boas...como vou para as minhas merecidas ferias alguém me pode dar uma previsão entre os dias 19/6 e 23/6 para a zona do geres,mais propriamente no concelho de terras de bouro.
ja vi no site do IPMA,mas é muito incerto ja que mudaram algumas vezes a previsao e ate agora nao vi nenhuma assertividade.
Agradecia que me ajudassem.
Cumprimentos
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Acho que as mínimas da próxima noite vão ficar abaixo do previsto, pelo menos nesta região, uma vez que estes aguaceiros fizeram a temperatura baixar e em relação a ontem está menos calor a esta hora :angry:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas...como vou para as minhas merecidas ferias alguém me pode dar uma previsão entre os dias 19/6 e 23/6 para a zona do geres,mais propriamente no concelho de terras de bouro.
ja vi no site do IPMA,mas é muito incerto ja que mudaram algumas vezes a previsao e ate agora nao vi nenhuma assertividade.
Agradecia que me ajudassem.
Cumprimentos




Boas ,

O ECMWF , de saida em saida vem reforcando a possibiidade de , a partir de 20 de junho , a temperatura descer consideravelmente e ocorrer alguma precipitacao nessa zona .

E , conhecendo essa zona como eu conheco , se se confirmar , e capaz de arrefecer bem , principalmente as noites .