Seguimento Europa 2014

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para o dia de amanhã, voltam-se a gerar grandes valores de instabilidade potencial ( MLCAPE>2000J/Kg), mas o suporte dinamico associado á perturbação a oeste afasta-se, resultando em condições menos propicias á actividade convectiva severa e organizada.

Analise
3f06CET----4f00CET

Durante o dia, um nucleo depressionário com frente fria associada avança desde a Holanda, pelo Mar do Norte, em direcção á escandinavia...ar mais frio e estavel avança para o interior de França, Benelux, Holanda, enquanto o sector quente e instavel Cobre a area desde os Alpes/Massif Central até á Dinamarca.

É na extremidade norte deste sector quente onde parece haver o melhor overlay entre a instabilidade ( SBCAPE e MLCAPE entre 2000 e 4000J/Kg) e a dinamica/shear associada á relativa proximidade com a depressão + ondulação em altura..

Alguma actividade deverá já estar a ocorrer no inicio do periodo, nomeadamente sob forma mesoescalar com possiveis bow echoes e extruturas similares já desenvolvidas....durante a tarde espera-se que se voltem a regenerar novas células discretas, que na região entre o S da Dinamarca e o N da Alemanha deverão evoluir para supercelulas com algum risco tornadico dada a dinamica condutiva ( Capeshear em torno a 800-1200m2/s2 + perfis rotacionais nos niveis medios e baixos).

A actividade supercelular deverá no entanto agregar-se rapidamente numa banda ao longo da frente fria/convergencia pré frontal á media que avança pela fronteira DIN-ALM até ao Baltico...esta linha deverá ter capacidade produzir granizo severo ou muito severo, precipitação excessiva e rajadas severas ou (pontualmente) muito severas.



kwVzPSp.png



Amarelo
- Eventos severos pontuais/dispersos

Laranja
- Eventos severos por vezes concentrados
 


hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,121
Local
Genval, Bélgica
Bem não falhei. Eram 3 e tal da manhã e a tempestade instala-se! Relâmpagos por todos os lados e chuva muito muito intensa por vezes misturada de granizo por mais de meia hora.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Outro video que encontrei a propósito das mega tempestades da Alemanha:surprise:

Não sei se o que se vê na imagem é já uma super-célula, se é uma shelf ou wall cloud, deixo isso para os mais entendidos.:hehe:

 
Editado por um moderador:

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Hoje ao fim do dia passou por Glarus na Suíça uma boa trovoada.
Como tenho lá um familiar disse-lhe para me mostrar no pc.
Os relâmpagos eram bastante frequentes.
O vídeo está editado.

Aqui fica o vídeo:



E aqui ficam umas fotos:

l3FXWVT.png

3MtvJb5.png

prl4dtf.png

zqgY9sn.png
 
Editado por um moderador:

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
Editado por um moderador:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)