Lince-Ibérico (Lynx pardinus)

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
E pronto, já está tudo contra o anuncio da libertação de 8 linces nos próximos meses. Nada de novo, até achei estranho não haver reacções.

Facil actualmente não há condições para serem libertados, porque ouve um surto da doença dos coelhos e houve uma grande mortalidade seria arriscado libertar. Todos os linces são preciosos e libertar sem condições é o mesmo que condena-los pois a presa principal esta em dificuldades
 
  • Gosto
Reactions: Skizzo


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Facil actualmente não há condições para serem libertados, porque ouve um surto da doença dos coelhos e houve uma grande mortalidade seria arriscado libertar. Todos os linces são preciosos e libertar sem condições é o mesmo que condena-los pois a presa principal esta em dificuldades

Eu penso que quem está à frente do programa está atento a isso .

Contudo , surtos de doenças nos coelhos bravos ocorrem cíclicamente , como por exemplo na década de 40 do século passado , onde se verificou uma verdadeira razia .

Aliás , esta mortandade nos coelhos nesta década associada à campanha do trigo e pinheiro bravo do " Estado Novo " ( que arrasou boa parte dos habitats do lince ) foram os principais responsáveis pelo quase desaparecimento do lince em Portugal . Esse progressivo desaparecimento não aconteceu nos últimos anos , já vem de trás , nos anos 50 , o lince já era raro -

Por isso , o lince em estado selvagem tem que conviver com o perigo de surtos patológicos na sua principal presa .
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Eu penso que quem está à frente do programa está atento a isso .

Contudo , surtos de doenças nos coelhos bravos ocorrem cíclicamente , como por exemplo na década de 40 do século passado , onde se verificou uma verdadeira razia .

Aliás , esta mortandade nos coelhos nesta década associada à campanha do trigo e pinheiro bravo do " Estado Novo " ( que arrasou boa parte dos habitats do lince ) foram os principais responsáveis pelo quase desaparecimento do lince em Portugal . Esse progressivo desaparecimento não aconteceu nos últimos anos , já vem de trás , nos anos 50 , o lince já era raro -

Por isso , o lince em estado selvagem tem que conviver com o perigo de surtos patológicos na sua principal presa .

Mas secalhar quando há meia duzia de animais de uma especie tão ameaçada vão esperar até passar a crise, imagina os coelhos são famosos por fazer filhos a torto e a direito e estão a morrer, o lince que nascem dois e metem-se a porrada pouco de pois éra morte certa
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Não condições, não coelhos, não se faz nada e o lince que apareceu em Vila Nova há um ano atrás ainda por lá continua.

file.php


Se falassem menos e fizessem mais... Libertem é uma fêmea por aqueles lados para ver se o desgraçado tem companhia.
 
  • Gosto
Reactions: belem

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
a doença não esta a atacar o pais todo por igual e a introdução só esta planeada para os locais previstos, na verdade já muita gente avisou o governo que seria melhor libertar em locais com melhores condições, o problema que me parece que não estas bem a ver é que há pouquíssimos animais e não querem arriscar ao por todos os ovos no mesmo cesto
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
o problema que me parece que não estas bem a ver é que há pouquíssimos animais

Linces? Sim estou a ver, tenho acompanhado desde o inicio os nascimentos tanto em Silves como nos centro Espanhóis, muita dessa informação até tenho aqui colocado.

Os animais continuam a nascer (e sobreviver) e têm sido todos enviados para Espanha onde estão a ser libertados (pelos vistos os coelhos Espanhóis estão imunes), e por aqui cá continuamos com discussões infinitas sobre a reintrodução.

Ainda agora em Castilha-la Mancha foram reintroduzidos 8 (não, não é nenhum reforço de população existente, é um novo núcleo que foi fundado). E lá está, mais uma província Espanhola a ter de volta a espécie. Aqui não, é melhor discutirmos mais um bocadinho.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Epá que estranho, mais uma reintrodução num sitio novo. Desta vez o Lince volta à Extremadura Espanhola. Mais uma região a ter de volta a espécie, um novo núcleo e não reforço de populações.

É impressionante, Portugal deve ser o único sitio da Península sem condições para receber a espécie (o de Mil Fontes não concorda mas tudo bem)

Ou então há aqui um grave problema no programa conjunto com os nuestros hermanos. Se calhar os animais que têm nascidos nos centros só são preciosos pela parte dos Portugueses e os Espanhois não se importam de os arriscar novas áreas de reintrodução.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Já agora, só este ano em Silves já nasceram (e sobreviveram) mais 24 crias. Hummm, onde será que vão ser libertadas???

A temporada de crias do programa de conservação em regime ex-situ de Lince Ibérico terminou com um total de 24 crias, das quais 10 machos e 14 fêmeas, que estão de boa saúde e a cuidado das suas progenitoras, não sendo necessário apoio artificial em nenhum dos centros de cria.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Para quem anda distraído com números, desde o inicio do centro de Silves já nasceram (e sobreviveram) 62 animais (no primeiro ano morreram todos). Todos têm sido enviados para Espanha já que o centro está cheio.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
É vontade de todos nós ver este belo animal de volta ao nosso território. Inconscientemente e de uma forma "simbólica" ele já está de volta. Este lince que veio parar ao nosso burgo pelos vistos continua por cá e se ninguém o "chatear" por cá continuará. Isolado mas está no nosso território. A verdade é que se este Lince escolheu o nosso território para viver, possivelmente outros poderão vir ou quem sabe já podem por cá andar de uma forma discreta.

Todo este processo dá-me a sensação que está envolvido num certo secretismo, que até entendo. Eu vou dar a minha opinião pessoal e amadora que pouco ou nada vale.
Quer queiramos quer não nunca vamos conseguir ter o número de Linces que Espanha tem (por várias e óbvias razões). Verdade é que eles continuam a ser libertados em Espanha e novos núcleos populacionais continuam a ser criados.

A pouco ou grande ritmo continuam a expandir-se no território Espanhol e cada vez mais perto do nosso território.
Eu acho que a razão da não reintrodução em Portugal deve-se precisamente ao facto de esta população correr o risco de ficar isolada o que pode deitar por água abaixo este projeto. É muito importante que os núcleos populacionais tenham contacto e acredito que ainda este ano eles vão libertados.

Deixo aqui algumas noticias que me levam a acreditar que está para breve. :rolleyes:


Técnicos do projecto LIFE+Iberlince, juntamente com agentes do Meio Ambiente do Governo de Extremadura, Espanha, concluíram o estudo para determinar a densidade dos coelhos bravos na zona de reintrodução em Extremadura. A área seleccionada para a reintrodução do lince-Ibérico é o Vale de Matachel na província de Badajoz.
O resultado deste estudo irá indicar qual a melhor altura de reintroduzir o lince-Ibérico, já que o coelho faz 90% da dieta deste felino.



O Lince Ibérico irá voltar à região espanhola da Extremadura em meados de Junho, na área de Hornachos-Valle del Matachel, após mais de 30 anos de ausência nesta comunidade autónoma. Oito a dez exemplares equipados com colares GPS para localização e seguimento irão ser os primeiros linces nesta região.

A reintrodução desta espécie nesta região é fruto das acções realizadas pela Direcção Geral de Meio Ambiente do Governo da Extremadura, com o apoio do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (Magrama) e do Projecto LIFE+Iberlince para a Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal.

A decisão de se reintroduzir o Lince na Extremadura foi tomada após uma reunião do Grupo de Trabalho do Lince Ibérico do Comité Nacional de Flora e Fauna que ocorreu no passado dia 28 de Maio em Sevilla, na qual foram analisadas as acções já realizadas até esta altura, e foram acordadas as primeiras reintroduções de Lince Ibérico a começar em meados de Junho, na área de Hornachos-Valle de Matachel, a Sul de Badajoz.
Nos três anos de trabalho deste projecto foram executadas numerosas acções prévias a este “importante acontecimento”, segundo explica o Governo da Extremadura numa nota de imprensa, incluindo estudos de melhoria de Habitat, reuniões de coordenação, estudos sanitários de carnívoros, acções de minoria de atropelamentos e aumento da conectividade e permeabilização das vias de comunicação, selecção de áreas de reintrodução, trabalhos com coelhos e controlo das ameaças para a espécie.

O Executivo Regional destaca como “especialmente importantes” as acções de divulgação e sensibilização social e informação sobre a reintrodução do Lince Ibérico, fundamentais para a consciencialização da população das zonas de reintrodução na Extremadura e arredores.

Os 19 membros do projeto europeu LIFE+Iberlince encontraram novas áreas para a reintrodução do lince-ibérico, prevista para esta Primavera. Estas são as do Vale do Guadiana (Portugal), Valle de Matachel (Extremadura) e Campo de Calatrava (Castilla -La Mancha), onde informações serão recolhidas sobre a incidência da doença hemorrágica dos coelhos, o apoio social e acordo de intercâmbio com a propriedade privada.

Esta decisão foi tomada numa reunião realizada na Cazalla de la Sierra (Sevilha) durante os dias 17 e 18 de Março, na qual se avaliaram as variáveis ​​de origem biológica e social para identificar as áreas onde se poderão começar as libertações em 2014 e que áreas necessitam de uma preparação prévia, indicado pela Junta de Andaluzia em comunicado.

Para decidir quais as áreas que poderão levar a cabo as reintroduções, os sócios do projeto Iberlince, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e do Ordenamento do Território, passaram mais de um ano analisando as variáveis ​​biológicas – como as densidades de coelho, qualidade do habitat ou a ausência de ameaças – e sociais – apoio da sociedade em geral e as pessoas de áreas selecionadas em particular. – Em conferência foram analisados os resultados do trabalho desenvolvido em Portugal e nas comunidades autónomas da Extremadura, Castilla -La Mancha, Múrcia e Andaluzia, áreas predefinidas em uma reunião em outubro de 2013 em Beja (Portugal).

Na reunião também se discutiu a nova estirpe do vírus que causa a doença hemorrágica do coelho e o seu potencial impacto sobre as populações atuais em ambos os territórios de presença lince como em áreas de caça, confirmando, assim, a necessidade de manter um controle detalhado da evolução das populações de coelho.

Um dos principais objetivos do projeto LIFE+Iberlince para recuperar a distribuição histórica do lince-ibérico em Espanha e Portugal é a de criar novas populações da espécie por meio da seleção de áreas bem preservadas em Portugal e nas comunidades autónomas de Extremadura, Castilla -La Mancha, Múrcia e Andaluzia para a reintrodução, voltando estas áreas conseguir acomodar populações autossustentáveis ​​da espécie de felinos mais ameaçada do planeta.


A primavera passou e nada.....mas estou convicto que este ano poderemos ter luz!!!! A ver vamos amigos.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Mas a questão é mesmo essa, surgiram esses 3 locais numa decisão em Março e novidade das novidades, os dois locais em Espanha avançaram com as reintroduções e em Portugal nada se fez, alias, atirou-se tudo contra o secretário de estado quando ele anunciou que a reintrodução em Portugal ia avançar.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
^^

Mas a questão é mesmo essa, surgiram esses 3 locais numa decisão em Março e novidade das novidades, os dois locais em Espanha avançaram com as reintroduções e em Portugal nada se fez, alias, atirou-se tudo contra o secretário de estado quando ele anunciou que a reintrodução em Portugal ia avançar.

Sim tens razão....a razão poderá ser a inércia do nosso Governo ou então prudência face a este problema do surto hemorrágico.
Pelo que tenho lido, este ano a crescimento da população de Lince no meio natural não aumentou como se previa e em alguns locais diminuiu mesmo. Isto pelo que entendi devesse precisamente à falta de coelhos e também ao elevado número de atropelamentos. Ninguém estava á espera que a população estagna-se desta forma no meio natural e isso poderá ter levado ao adiamento da libertação dos animais em Portugal...digo eu. Eles optaram por avançar nesses dois locais. Mas poderá ser até benéfico para nós pois são dois locais piloto já perto do nosso território que poderão dar algumas indicações positivas ou negativas, mas volto a frisar que na minha opinião este ano vai ser o ano do regresso do Lince.

Mas é como te digo...estas questões não são tão lineares como gostaríamos e há sempre contratempos que fogem ás autoridades e aliados ao facto de já sabermos como funcionam as nossos instituições.....;)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em portugal , o maior problema para a reintroducao do lince penso que sempre foi a escassez de alimento e nao a existencia de alguns bons ecossistemas ( que existem ) .

Mas os espanhois tem muitos anos de avanco nisto sobre nos .
Em Portugal nunca se planeia nada , e tipo os fogos , fala -se muito em prevencao , mas pouco se faz . quando ha incendios chama -s os bombeiros e eles que resolvam . Com os linces e a mesma coisa , so quando eles estavam a beira da extincao e que se comecou a fazer algo .
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
e há outro problema que acho que ninguém falou, os caçadores, a norte continuam a aparecer lobos mortos porque mesmo que tenham sido cães quem paga é o lobo, e por cá estou mesmo a ver linces a aparecerem mortos em armadilhas ou a tiro pois caçam coelhos que são muito caçados