Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Embora ainda não esteja modelada pode ocorrer a cut-off ficar a oeste da PI e causar novamente a subida da dorsal !
mas neste momento o mais provável é a cut-off invadir-nos ....

PS: Hoje esteve mais calor do que o modelado com 37º C em diversos sitios e outra que superou as restantes atingido os quase os 40ºC !
Até Domingo será assim .... e atenção ao Algarve no Domingo está previsto 36º C para Faro !
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para amanhã espera-se alguma actividade convectiva pontualmente severa para pontos do norte e centro.

Analise/Sinóptica.

Em altura uma dorsal continua a extender-se entre o Atlantico nordeste e o UK, establecendo-se sobre PT continental um fluxo de N, e ar um pouco menos quente nos niveis altos, na margem E da dita dorsal.

Á superficie um anticiclone no G. Biscaia gera um fluxo de NE, com transporte de ar quente e humido de origem no proprio Golfo de Biscaia ( SST >20ºC em alguns pontos) e tambem de origem continental desde o S de França/N de Espanha, onde o calor forte tem propiciado evapotranspiração intensa.

Esta massa de ar quente e humida será inestabilizada pelo aquecimento diurno, gerando-se uns 500-1000J/Kg de MLCAPE, com modelos mesoescalares a sugerirem pontos onde se poderiam mesmo chegar a 1500-1800J/Kg....

Por outro lado, uma bolsa de ar mais fria e estavel deverá afectar o oceano a NW da Galiza...esta massa de ar proveniente de N, deverá reforçar a subsidencia anticiclonica levando a um aumento da pressão a NW da PI...

O aumento do gradiente barometrico deverá por um lado aumentar o fluxo nos niveis baixos e médios, e por outro aumentar a convergencia á superficie...estes poderão, em conjunto com as frentes de brisa e a ororgrafia, incentivar a iniciação convectiva numa maior escala.

A regiões do litoral norte/centro e partes do Vale do Tejo parece especialmente beneficiada dada a presença de ar muito instavel durante o pico do aquecimento diurno, e uma combinação favoravel entre a orografia e a convergencia associada á brisa + gradiente barometrico..

Assim espera-se a genese de varios focos, ou clusters, de caracter pulsante dado o fraco shear, mas com capacidade de gerar precipitação excessiva....a presença de ar mais seco nos niveis altos favorece tambem a possibilidade de um ou outro downburst com granizo marginalmente severo..

Por estes motivos lanço um nivel amarelo para a região.

OghULoj.png



Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precip. pontualmente excessiva
- Granizo
- Rajadas ( risco marginal e pontual )
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e CptRena

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

O São João é daqui a 10 dias, como alguém pode saber o tempo que vai estar por essa altura ...
Além disso a descida de temperatura que se previa poder acontecer já para segunda ou terça irá descer é certo mas já não será tanto ...

E quanto a mim ainda nada me garante que a cut-off não fique a oeste fazendo subir a dorsal para cima de nós e consequentemente tempo quente ....

Neste momento nem carne nem peixe nem chuva nem tempo quente segundo as previsões !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para a tarde deste Domingo espera-se alguma actividade convectiva na região sudeste.

Analise/Sinóptica.


Uma dorsal mantem-se a afectar o Atlantico NE e Portugal continental.
No lado E da dorsal, uma perturbação desce desde França até Espanha, reforçando uma circulação de NE sobre PT continental, com entrada de ar seco proveniente do Interior Peninsular.

Durante o dia a dry line deverá rapidamente varrer todo o território, excepto o extremo SE, onde a dry line deverá tornar-se estacionária ao interagir com a circulação de SE presente no G. Cadiz e com as brisas maritimas de S que irão ocorrer no Algarve.

Durante a tarde haverá aquecimento diurno e alguma desestabilização da massa de ar quente e humida ainda presente na região, e a convergencia ao longo da dry line/frentes de brisa/orografia parece favoravel á genese de alguma convecção.

No entanto há factores limitantes, como a presença de ar quente em altura e alguma subsidencia dinamica associada á região de saida de um mid/upper jet que rodeia a perturbação que passa em Espanha...

Apesar de tudo parece-me que há condições para alguns focos dispersos...

2ihrtn9.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
536
Local
Évora
Boa tarde!
A seguir a este evento de verão, o que aí vem? Alguém pode adiantar? Não sei analisar modelos, mas nas cartas de previsão do gfs e ecmwf apontam para precipitação a partir do início do verão!!!!!! Será de levar em conta ou ainda é cedo demais?
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boa tarde!
A seguir a este evento de verão, o que aí vem? Alguém pode adiantar? Não sei analisar modelos, mas nas cartas de previsão do gfs e ecmwf apontam para precipitação a partir do início do verão!!!!!! Será de levar em conta ou ainda é cedo demais?

É de esperar tempo bem mais ameno/fresco principalmente a partir de Quarta...Para o fim de semana falta muito tempo mas a tendência é grande para termos alguma chuva em particular no Norte e Centro...um fim de semana bem diferente deste por tanto...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Creio que agora vamos ter uns dias mais fresquinhos, mas depois espero que seja ligado o caldeirão para um Verão que estou á espera que seja bem quente !
Veremos se estou certo ou errado ... mas neste momento a maior parte dos modelos antecipa um Verão quente (mais quente que o normal)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã as chances de actividade convectiva aumentam no Algarve e interior SE..

Analise/Sinóptica

Uma perturbação em altura desce desde França até ao Interior da PI, na margem desta perturbação um lobo de forçamento dinamico e uma região de fluxo mais intenso ocorrem nos niveis médios e altos.

Á superficie, ar seco migra para S, com uma dry line estacionária á latitude 38ºN...em resposta ao aquecimento diurno e ao aumento do suporte dinamico, uma bolsa depressinária gera-se entre o SW da Peninsula e o Golfo de Cadiz.

A genese depressionária deverá fortalecer o fluxo de S/SE no sul de PT continental, com forte retorno de humidade...

A massa de ar humida e energética sofrerá rápido aquecimento á medida que avança pelo Algarve/Baixo alentejo, tornando-se instavel....o GFS avança com valores de SBCAPE em torno aos 400-800J/Kg, enquanto o WRF atinge 1000-1300J/Kg.

Durante a tarde, a instabilidade em conjunto com a convergencia ao longo da dry line e o efeito orografico da serra Algarvia deverão garantir que surjam pelo menos alguns focos convectivos dispersos..

O suporte dinamico e shear causados pela perturbação em altura poderão ser favoraveis a que alguma célula se consiga organizar, o que se ocorrer, dado o forte caracter rotacional do shear ( fluxo de SE á sfc e N aos 500hpa) poderá originar alguma estrutura supercelular, com risco de granizo severo, precipitação excessiva e rajadas...o risco tornádico é baixo dado o fraco LLCAPE/LLShear.

No entanto, o suporte por parte dos modelos é limitado, pelo que não há confiança para lançar um nivel amarelo..

A situação deverá ser seguida com atenção...é possivel que se faça um update nas proximas horas..

LkzYYcO.png


Cinzento
- Posisbilidade de agauceiros ou trovoada
 
  • Gosto
Reactions: blade

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Bom dia,

Após 3-5 dias de intenso calor, eis que a partir desta terça-feira iremos ter uma mudança de padrão numa primeira fase com a descida generalizada das temperaturas com o enfraquecimento afastamento do AA do nosso território, depois com a aproximação de uma cut-off que nos irá estar em contra ciclo com praticamente com toda a Europa, fazendo com que tenhamos o regresso da instabilidade e de temperaturas abaixo da média em grande parte do território durante um período relativamente estável, o que será bom, para que haja um equilíbrio na media mensal deste mês apos estes dias muito quentes, neste sentido o mês irá muito provavelmente acabar dentro da média sem uma anomalia positiva das temperaturas, alias algo que tem acontecido este ano, fazendo com que nem tenhamos tido um Inverno quente, nem uma primavera quente:

Eis o que poderemos esperar a nível de percipitação nos próximos dias:



Relativo a longo prazo, as previsões sazonais são uma autêntica lotaria, em Novembro falavam num Inverno seco, e o que tivemos? um Inverno extremamente chuvoso, portanto temos de dar a importância relativa a essas mesmas previsões, o que é interessante é verificarmos que á uns anos para cá temos tido primaveras não tão quentes como na 1ª década de 2000, e nos últimos 4 anos tivemos, 2 verões muito frescos, portanto é esperar todos os cenários para este Verão, certo,certo é que a frescura e a chuva irão estar de regresso a grande parte do nosso território.
 
  • Gosto
Reactions: james

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

a cut-off prevista pelos modelos irá trazer tempo mais fresco, eventualmente com alguma instabilidade, tempo de aguaceiros e trovoadas um pouco por todo o País, mas com a a habitual "lotaria" nestas situações...vamos ver como evolui, mas será certamente uma pausa bem vinda neste tempo quente e seco:calor:

O nosso Verão não é só calor, há também a variabilidade de condições, nomeadamente periodos de instabilidade ( aguaceiros e trovoadas ) a alternar com periodos mais frescos ( circulações mais atlânticas ) ou mais quentes ( circulação continental com vagas de calor por vezes).
 
  • Gosto
Reactions: james