Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vai ser um S.João para esquecer, que porcaria de tempo.

Sim, de facto o tempo previsto poderá prejudicar as festas aqui do Invicta...um S.João com chuva é um S João estragado... mas pode ser que, pelo menos, na noite de S.João não chova:unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Skizzo

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Amanhã manteem-se as chances de algum aguaceiro convectivo no extremo S/SE.

Analise/Sinóptica

Em altura uma dorsal avança desde o Atlantico e afecta PT continental..

Durante a tarde, no entanto, volta a haver forte aquecimento diurno ( até um pouco mais do que hoje), e as brisas maritimas de SE/SW injectam humidade, gerando instabilidade, com SBCAPE a atingir 500-1000J/Kg.

Faltam mecanismos de forçamento, pelo que o que surgir será em principio restrito á serra algarvia, onde o efeito orografico e a convergencia da brisa serão potenciados.

As células que surgirem voltarão a beneficiar de algum shear rotacional ( fluxo de S á sfc e NW aos 500hpa), pelo que não se pode excluir uma estrutura pontualmente mais forte capaz de gerar granizo e precip forte.
4D0L6WG.png



Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Vai ser um S.João para esquecer, que porcaria de tempo.

É verdade. Tanto o ECM como o GFS a mostrarem uma bela de uma cut-off a vir ter connosco e com belos valores de CAPE.

A concordância entre os dois modelos é o único aspecto que reforça esta hipótese, é que ainda falta bastante tempo, caso fosse só um deles a modelar não passaria de uma miragem, como acontece com frequência.

Mas é quase garantido que teremos a cut-off a oeste do continente por vários dias, agora ainda é muito cedo para saber se vai mesmo avançar para este e afectar-nos com mais severidade como mostra o modelo americano a 150h. Aí sim teríamos um S. João estragado, aliás já tenho planos para a festa. :D

Vamos aguardar, óbvio que ainda falta bastante, mas o ideal era não passar de umas meras trovoadas no interior como é costume.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
É verdade. Tanto o ECM como o GFS a mostrarem uma bela de uma cut-off a vir ter connosco e com belos valores de CAPE.

A concordância entre os dois modelos é o único aspecto que reforça esta hipótese, é que ainda falta bastante tempo, caso fosse só um deles a modelar não passaria de uma miragem, como acontece com frequência.

Mas é quase garantido que teremos a cut-off a oeste do continente por vários dias, agora ainda é muito cedo para saber se vai mesmo avançar para este e afectar-nos com mais severidade como mostra o modelo americano a 150h. Aí sim teríamos um S. João estragado, aliás já tenho planos para a festa. :D

Vamos aguardar, óbvio que ainda falta bastante, mas o ideal era não passar de umas meras trovoadas no interior como é costume.

Não quero ser desmancha prazeres, mas aquela cut-off só poderá dirigir-se para Este, a questão é saber se fica mais tempo estacionária no oceano ou não, mas que se irá dirigir para cá disso não tenho a menor duvida, ao longo das runs os modelos têm carregado mais na instabilidade o que não me admira pois nestas situações com 2 altas pressões uma no atlantico e outra no mediterrâneo a cut-off só poderá dirigir-se para cá, é uma cut-off típica de Maio, finais de Primavera, não tivemos por essa altura iremos tê-la agora está é a minha leitura que o cenário ainda poderá agravar.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
PTW tens razão vem ai tempo de maio e está cut off vai nos afetar em particamente todo o território continental.

Quanto à noite de são joão parece que a chuva também quer vir à festa a única esperança pode ser que venha mais tarde

5oXGntk.png

Para quem gosta de chuva não vai ter razão de queixa :rain:
NWwUXHN.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para amanhã teremos actividade convectiva pontualmente forte em partes do interior centro...

Analise/Sinóptica

Em altura uma cut-off aproxima-se lentamente de Oeste, com um lobo de forçamento dinamico associado....

Em resposta, inicia-se um processo de advecção diferencial, com ar mais estavel a aproximar-se de W e consequente subida da pressão junto ao litoral, enquanto que no interior o aumento do suporte dinamico reforça a baixa térmica e o fluxo roda a S intensificando-se.

Durante a tarde, no pico do aquecimento diurno, a entrada de ar humido vindo desde o Golfo de Cadiz avança já por todo o sul, partes do centro e litoral centro, onde o constante aquecimento e a aproximação de ar mais frio em altura geram instabilidade com uns 500-1000J/Kg de SBCAPE e uns 400-800J/Kg de MLCAPE ( pontualmente até 1200J/Kg segundo o WRF).

Espera-se que se organize uma linha de convergencia entre o ar estavel vindo do atlantico e este ar energético no interior, com iniciação convectiva ao longo de linhas ou segmentos paralelos á linha de convergencia.

A aceleração do fluxo troposférico deverá aumentar o shear, que ainda assim será marginal ( 0-6km 10-20m/s 1-8km 25-40kts)...no entanto os perfis são rotacionais gerando uns 150-220 m2/s2 de SRH, o que favorece estruturas mesociclonicas/supercelulares breves e um ou outro segmento em arco, ambos capazes de gerar rajadas pontualmente fortes ou marginalmente severas.

A presença de ar seco em torno aos 700hpa,vindo de Espanha, favorece a ocorrencia de granizo....e os valores de agua precipitavel elevados tendo em conta a presença de bastante humidade nos primeiros 2km favorece precipitação pontualmente excessiva ou um wet microburst.

Apesar das condições serem em geral marginais, há alguma confiança para colocar um nivel amarelo, em especial em partes do Alto Alentejo-Vale do Tejo, onde parece haver o melhor overlay entre a condições dinamicas e termodinamicas.


bXyUR9Z.png



Cinzento
-Possibilidade de aguaceiros ou trovoada

Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
- Granizo
- Precipitação pontualmente excessiva
- Rajadas
 

andremak7

Cirrus
Registo
5 Abr 2014
Mensagens
35
Local
Leça do Balio
Entao acham que no S.João podemos ter uma festa elétrica também? :D
Era mesmo espetacular... Pelo accuweather e modelos que vejo prevêm instabilidade a partir desses dias, mas como ainda falta uma semana e eles normalmente são muito radicais nas previsões e depois atenuam estas quando falam 2 dias...
Vamos lá ver como vai a evolução desta previsão... Espero que dê umas trovoadas como já não vem há algum tempo :p
 
  • Gosto
Reactions: james

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
A minha previsão para o dia de amanhã é sol e alguma chuvita como afirma o ipma.
Nada de possibilidade de trovoada, granizo, precipitação pontualmente excessiva, agora rajadas estou de acordo contigo stormy, vais ao topo de qualquer Serra ou a aqueles lugares menos abrigados e é só rajadas.

Gosto imenso da tua previsão stormy, deves continuar sempre que possas fazê-la. Mas desta vez, apetece-me competir contigo.:D
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
mas esta M***a não acerta de vez tudo bem que arrefecesse mas que diabo onde estão os dias plácidos de outro anos se o tempo fosse meu empregado já tinha sido despedido

sabes que estás em Junho... e acabaste de ter uma semana de temperaturas elevadas, eu acho isto bastante normal para Junho o que anda a acontecer e o que vai acontecer
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito